Extensión

A produção do conhecimento, via extensão, se faz na troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, tendo como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade.Na tentativa de atender a essas diretrizes de extensão o Instituto de Física da UFRJ tem realizado cursos para professores do ensino médio e fundamental, disponibilizado material didático e de divulgação científica na forma de material impresso, aplicativos e vídeos e participado de eventos de divulgação científica tais como o Conhecendo a UFRJ e a Semana Nacional de Tecnologia.

Contato: extensao@if.ufrj.br.

Projetos de Extensão

Laboratório Didático do Instituto de Física - LADIF

Aplicativos Didáticos

Nome do projeto de extensão (Exemplo)

Listagem dos profissionais envolvidos (Coordenação e equipe)

Formulário de Pré agendamento

O Laboratório Didático do Instituto de Física foi criado em 1988, com o intuito de criar um acervo de vídeos e experimentos para auxiliar o ensino de física .

O laboratório está à disposição de alunos e professores que desejarem conhecer o acervo de experiências e vídeos. Ele recebe visitas de escolas da rede escolar de ensino médio e fundamental. As visitas devem ser agendadas pelo telefone ou por e-mail.

O atendimento dos usuários é realizado por monitores especialmente treinados a ajudar na observação e entendimento dos experimentos e vídeos do acervo do LADIF.

O LADIF produz vídeos didáticos que são disponibilizados para os professores e alunos.

O LADIF oferece cursos de extensão e participa de eventos de divulgação científicas tais como a Semana Nacional de Tecnologia.