Bacharelado em Física – Informações

Objetivos do curso

O Curso de Física prepara o aluno para o trabalho em pesquisa e forma um profissional apto no desempenho de tarefas em áreas em que é requerida uma sólida formação em Física. A pós-graduação é vista como uma sequência natural e essencial para o futuro pesquisador.

Perfil esperado do graduando

O curso de Física da UFRJ é voltado atualmente para formar o Físico-Pesquisador. O Físico-Pesquisador trabalha essencialmente na pesquisa científica em universidades e centros de pesquisa, no ensino universitário a nível de graduação e pós-graduação, e em atividades de extensão e apoio à comunidade. Necessita, para tanto, de formação consistente e postura crítica. Essas qualidades são aprimoradas ao longo dos quatro anos de duração do curso, que é oferecido em regime de tempo integral.

Conhecimentos e conteúdos mínimos

O Físico deve ter, ao final da graduação, conhecimentos básicos em Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Mecânica Quântica, adquirido tanto em disciplinas teóricas como práticas. Além disso, é necessário um conhecimento mínimo em áreas mais específicas como Física da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Óptica, Física Nuclear e Física de Partículas Elementares. O trabalho sob a forma de iniciação científica nas diversas áreas de pesquisa do Instituto de Física é incentivado.

Inovações do currículo

O currículo do Curso de Física da UFRJ foi reformado em 1996, de modo que está atualizado e em sintonia com os últimos desenvolvimentos em ensino e pesquisa. Em particular, a reforma de 1996 deu grande ênfase às aulas práticas.

Metodologia do curso

As disciplinas do curso são divididas em teóricas, teórico-práticas e práticas. A formação básica é enfatizada, assim como as aulas práticas em laboratórios e salas de computação.

Sistema de avaliação

Para ser aprovado em cada disciplina do curso é necessário ter grau igual ou maior que cinco (5,0). As avaliações são compostas por provas, testes, listas de exercícios, trabalhos e seminários, dependendo da disciplina em questão.

Plano de estágio

O estágio em pesquisa é feito sob a forma de Iniciação Científica nos grupos de pesquisa do Instituto.

Bacharelado em Física

Objetivos do curso

O Curso de Física prepara o aluno para o trabalho em pesquisa e forma um profissional apto no desempenho de tarefas em áreas em que é requerida uma sólida formação em Física. A Pós-graduação é vista como uma sequência natural e essencial para o futuro pesquisador.



Próximos eventos agendados da Graduação

  • Nenhum evento marcado no momento
AEC v1.0.4

Agenda

AEC v1.0.4