Licenciatura em Física – Informações

O curso atual de Licenciatura em Física organizou-se a partir da Resolução CEG 2/94 do Conselho de Ensino e Graduação, a qual normaliza o funcionamento dos cursos de licenciatura da UFRJ e os estrutura academicamente, tendo como definição que “os cursos de formação de professores são cursos profissionalizantes que devem fornecer requisitos mínimos para o exercício da profissão docente, proporcionando ao futuro professor meios para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que o capacitem a atuar como agente de formação de cidadania”.

O Projeto Pedagógico de Curso busca incorporar os fundamentos e princípios orientadores expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP1, 2002) e considera que: i) a formação do professor deverá garantir a constituição das competências objetivadas na educação básica; ii) o desenvolvimento das competências exige que a formação contemple diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor; iii) a seleção dos conteúdos das áreas de ensino da educação básica deve orientar-se por ir além daquilo que os professores irão ensinar nas diferentes etapas da escolaridade; iv) os conteúdos a serem ensinados na escolaridade básica devem ser tratados de modo articulado com suas didáticas específicas; v) a avaliação deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos formadores, a autonomia dos futuros professores em relação ao seu processo de aprendizagem e a qualificação dos profissionais com condições de iniciar a carreira; vi) a aprendizagem deverá ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta a resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas.

Quanto à organização institucional, o Curso de Licenciatura em Física da UFRJ: i) apresenta estrutura com identidade própria em relação ao Bacharelado; ii) mantêm estreita articulação com Unidades da UFRJ: Institutos de Matemática, de Química, de Biologia, Observatório do Valongo, Faculdade de Letras e Faculdade de Educação, promediada pela Comissão Permanente de Licenciatura (CPL-CEG) e pela Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PR-1/UFRJ); iii) constituiu Comissão de Curso (CCL) e Comissão de Orientação e Acompanhamento de Alunos (COAA) próprios; iv) fomenta a participação em programas institucionais de Iniciação à Docência, Iniciação Científica e Extensão Universitária das Pró Reitorias de Ensino de Graduação e de Extensão Universitária, Faperj, Capes, etc; v) compartilha com a UFRJ recursos pedagógicos como bibliotecas, laboratórios, videoteca, recursos de tecnologias da informação e da comunicação; programação cultural como a do Centro Cultural Horácio Macedo.

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Física forma seus alunos para atuarem como Professores de Física para o Ensino Básico. É um curso profissionalizante e, portanto, visa fornecer requisitos essenciais para o exercício da profissão docente, proporcionando formação consistente em Física, meios para a construção continuada do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que capacitem o Licenciado a atuar como agente formador da cidadania. Ao mesmo tempo, visa a formação nas teorias explicativas dos processos de aprendizagem, de como são desenvolvidas habilidades e competências e dos diferentes processos didático-metodológicos e tecnológicos relativos ao ensino de física na Escola Básica.

Perfil do Egresso

Espera-se formar professores cujo perfil corresponda a um profissional altamente motivado pela carreira de magistério pleno, com as seguintes características:
i) capacidade de crítica e de reflexão;
ii) domínio de conteúdos e de bases teórico-metodológicas que permitam desenvolver uma prática profissional de qualidade e adequada às necessidades do universo de estudantes heterogêneos que deverá atender;
iii) domínio das novas e velhas tecnologias, conhecimento e apropriação de recursos e informações disponíveis na Internet e em outros meios de comunicação;
v) reconhecimento da problemática das questões sociais como desequilíbrio global e que saiba introduzir objetivos de aplicação da ciência ao bem estar da sociedade;
vi) sensibilidade às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos;
vii) motivação na sua atualização profissional.
A inserção profissional do egresso ocorre prioritariamente:
i) na rede pública, estadual, federal e municipal; ii) na rede particular de ensino e iii) no ensino informal: museus e centros de ciências.

Licenciatura em Física

Objetivos do curso

A Licenciatura em Física, tanto no curso presencial quanto no curso à distância, forma seus alunos para atuarem como Professores de Física para o Ensino Básico. É um curso profissionalizante e, portanto, visa fornecer requisitos essenciais para o exercício da profissão docente, proporcionando uma formação consistente em Física e voltada para a Escola Básica.



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