1. PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PROFESSOR ADJUNTO A

    ATENÇÃO

    Prezados, em face da instável conjuntura política que se encontra o país e dos indicativos dos planos econômicos que podem limitar/impedir concursos futuros em prol da nossa instituição, fez-se necessária a retificação do Edital nº 215/2016 para inclusão de algumas vagas que já figuravam com a autorização do Reitor, contudo, não haviam sido publicadas no edital supracitado.

    Em face do exposto, incluídas novas vagas, o cronograma inicialmente previsto para o Concurso sofreu algumas alterações.

    A mais significativa delas é a abertura de um novo período de inscrição que irá do dia 23/09/2016 até o dia 21/10/2016, que valerá para todas as vagas oferecidas pelo certame.

    Para provimento de 02 de Professor Adjunto A – Setor Física Geral Experimental.

    VAGA MS-039

    A documentação que deverá ser entregue no Instituto de Física é a seguinte:
    - 7 vias do Curriculum Vitae
    - 7 vias do Memorial
    - 7 vias do Projeto de Pesquisa / Plano de Trabalho a ser executado nos Laboratórios do IF. A documentação comprobatória deverá ser entregue em CD/DVD
    - Cópia da Identidade
    - Cópia do CPF
    - Cópia dos diplomas de Graduação, Mestrado e Doutorado

    Veja o  cronograma completo no link.

    O email para informações sobre a vaga é concurso@if.ufrj.br

    Veja em http://www.if.ufrj.br/concursos/

  2. Speckle de Onda de Matéria em um Fluido Quântico

    Nas últimas décadas, progressos significativos têm sido alcançados na criação e na manipulação de ondas de matéria: observação da difração de Fresnel, realização de lasers de átomos, e investigação da ótica atômica não-linear são alguns exemplos nesta linha. Embora a propagação de ondas de matéria em potenciais desordenados tenha sido bastante investigada, poucos trabalhos estudaram a presença de desordem dentro das ondas de matéria.

    Neste estudo experimental, foi analisada a desordem impressa num condensado de Bose-Einstein (BEC). Foram reportados os resultados da comparação direta entre um condensado turbulento em expansão livre e a propagação de um padrão de speckle ótico. Obtiveram-se propriedades estatísticas notavelmente similares para ambos fenômenos. A função de correlação de segunda ordem e o comprimento de correlação típico de cada sistema foram usados para fundamentar as observações. Acredita-se que a analogia entre um gás quântico turbulento em expansão e a difração de um speckle ótico poderá contribuir a abrir um novo campo de pesquisa: a investigação do desordem nos estados quânticos da matéria.

    Este trabalho foi publicado na revista PNAS com o titulo “Matter wave speckle observed in an out-of-equilibrium quantum fluid” em Novembro 2017. Ele resultou de uma colaboração entre o grupo experimental do Prof. Vanderlei Bagnato (USP-São Carlos) e os Prof. François Impens (Instituto de Física da UFRJ) e Prof. Robin Kaiser (INLN de Nice, França) para a parte teórica.

    http://www.pnas.org/content/early/2017/11/09/1713693114.abstract

    A Figura mostra o perfil da função de correlação normalisada C^(2)(r)=g^(2)(r)-1 para um condensado de Bose-Einstein com o sem turbulência, para um feixe ótico coerente e para um speckle ótico.

  3. ATENÇÃO: ENADE 2017 – BACHARELADO Lista dos alunos inscritos no ENADE – 2017

    Os alunos da lista abaixo IRÃO FAZER A PROVA DO ENADE E

    devem preencher o formulário

    do estudante:

    http://portal.inep.gov.br/web/guest/questionario-do-estudante

    até o dia 26/novembro,

    para que não sejam considerados irregulares.

    • ARTHUR LUNA DA FONSECA
    • BRENO SENNA BOTTINO
    • DANILO DA SILVA COSTA
    • DAVI ARAUJO DALBUQUERQUE CHAVES
    • ISABELA SANTIAGO DE MATOS
    • JOAO CAVEDAGNE LOBATO
    • LUCAS DE MELO CARRALAS GRELO
    • LUCAS HUTTER DE SOUZA LEITE
    • RODRIGO DA MATA MELO DA SILVA
    • TIAGO FRANCISCO FAGUNDES DOS SANTOS
  4. É com imenso pesar que a Direção do IF recebeu a notícia do falecimento do professor Emérito Fernando de Souza Barros. Seu velório será na sexta-feira, 10 de novembro, no Memorial do Carmo, Capela, Sala 4, das 6:00-11:00, quando o seu corpo será levado para ser cremado. Endereço: Rua Monsenhor Manuel Gomes 287, Caju.

    É com imenso pesar que a Direção do IF recebeu a notícia do falecimento do professor Emérito Fernando de Souza Barros.
    Seu velório será na sexta-feira, 10 de novembro, no Memorial do Carmo, Capela, Sala 4, das 6:00-11:00, quando o seu corpo será levado para ser cremado.
    Endereço: Rua Monsenhor Manuel Gomes 287, Caju.

  5. CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017-2 – GRADUAÇÃO

    ACESSE AQUI O CALENDÁRIO ACADÊMICO COMPLETO DE 2017 DA GRADUAÇÃO


    CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017-2- INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA OS ALUNOS

    Período Atividade
    De 31 de julho de 2017 a 09 de dezembro de 2017 Período Letivo
    Até 26 de junho de  2017 Destrancamento de Matrícula
    De 10 a 22 de julho de 2017 Inscrição em Disciplinas (on line)
    31 de julho de 2017 Início das aulas
    de 31 de julho a 10 de agosto de 2017 Alteração de pedidos de inscrição (on line)
     De 16 a 29 de agosto de 2017 Trancamento de disciplinas
    Até 30 de setembro de 2017 Trancamento de matrícula

  6. Resultado da Final da JIC

    A equipe selecionada pela banca como vencedora da sessão final da JIC foi

    O CONCEITO DE SISTEMA DE REFERÊNCIA EM RELATIVIDADE

    ISABELA SANTIAGO DE MATOS

    ORIENTADOR: MAURICIO CALVÃO

  7. Desbalanço de spin em átomos frios fermiônicos em redes óticas

    Aplicar campos magnéticos intensos à matéria pode dar origem a novos e inesperados fenômenos. Isto é particularmente verdade a temperaturas muito baixas, onde a natureza quântica das partículas em um material se torna importante e na presença de fortes interações entre as partículas. Em um artigo recente publicado na revista Science, o grupo experimental do Prof. Waseem Bakr de Princeton  com o suporte teórico de pesquisadores de Princeton, San Jose State University, Ohio State University, e da UFRJ estudou o comportamento de átomos em um cristal sintético nessas condições extremas: campos intensos, baixas temperaturas e fortes interações e encontrou um interessante comportamento magnético no sistema conhecido como  canted antiferromagnetism  (antiferromagnetismo inclinado). O trabalho teórico realizado na UFRJ foi feito pela Profa. Thereza Paiva.

    Os experimentos começam com o resfriamento de um gás de átomos de  Lítio a temperaturas de poucos nano Kelvins para chegar em um gás de Fermi degenerado. Os átomos estão em dois estados hiperfinos diferentes (chamados de spin para cima e spin para baixo) e são colocados em uma rede ótica e  com um desbalanço entre as populações.  Usando um microscópio de gás quântico de alta resolução foi possível imagear individualmente os átomos e estudar as mudanças nas correlações magnéticas com o desbanco de populações, equivalente a um campo magnético efetivo aplicado. Observou-se que, quando há um átomo por sítio da rede, as correlações magnéticas são maiores ao longo da direção perpendicular ao campo efetivo aplicado, formando o chamado canted antiferromagnet.

    A resposta magnética quando o sistema tem menos de um átomo por sítio também foi estudada. A polarização local varia de forma não monotônica com a dopagem e tem comportamento semelhante a da susceptibilidade magnética nos curatos no estado normal.  Isso sugere que o modelo sintético criado neste experimento (o modelo de Hubbard fermiônico) é de fato relevante para a compreensão da Supercondutividade de Alta Temperatura.

  8. II Jornada de Física Médica da UFRJ.

    O período de inscrição para a II Jornada de Física Médica da UFRJ é de 14/09 a 06/10. Não perca a oportunidade de participar deste evento que contará com visitas às instituições parceiras (INCA, IRD, IEN, HUCFF), palestras sobre as mais importantes áreas da Física Médica além de mesas redondas sobre pesquisa, mercado de trabalho e residência em Física Médica.

    Maiores informações em https://www.facebook.com/jornada.fisicamedica.ufrj