FIN 112: Física para Ciências Biológicas

Ementa do curso
Bibliografia
Informações gerais
Cronograma
Listas de exercício
Introdução ao curso
Links diversos

Ementa do Curso

Noções de cinemática e dinâmica. Medidas de grandezas físicas. Energia: conservação e fontes. Radiações: efeitos biológicos, raio-x. Fenomenos ondulatórios: som e ultra-som, ótica, instrumentos óticos, o olho humano. Fluidos. Fenomenos elétricos e magnéticos: potencial e campo, fenomenos elétricos em células nervosas.


Bibliografia:

1- Biofísica, J.E.R. Durán, Pearson, 2003.

Este livro será o texto do curso, ficando uma cópia dele na Xerox do Zoo-Bot. O original deste livro está na biblioteca do Instituto Física, Bloco A, terceiro andar. Tem 300 páginas. Este livro contém a maior parte do curso, com boa qualidade do texto, embora com ênfase em biofísica. A ordenação de tópicos é razoável, mas tem excesso de mecânica e faltam alguns pontos importantes, que necessitarão do uso dos outros textos.

2-Physics for applied biologists, N.C. Hyliard e H.C. Biggin, Edward Arnold, 1977.

O original também está na Biblioteca do Instituto de Física e também há uma cópia dele na Xerox do Zoo-Bot. Tem 223 páginas, o que corresponde a 112 cópias. É bastante conciso mas tem numerosos exemplos de interesse biológico. É em inglês, o que para muitos o tornará de leitura difícil mas não impossível.

3-Physics of the Life Sciences, Jay Newman, Springer, 2008.

Este livro é muito atual, com bastantes exemplos e será um dos textos do curso. Tem 713 páginas em 26 capítulos, mas alguns destes serão pulados.
O acesso ao mesmo foi comprado pela UFRJ para uso a partir de computadores na UFRJ. Abaixo está o índice do mesmo, com os links para cada capítulo. Para maior facilidade recomendo fortemente a cópia dos arquivos pdf de cada capítulo pois, caso contrário, cterá que ser feito um download lento a partir da página da editora.


Índice do livro-texto 3, com links no início de cada parte

Initial parts
Contents
Preface
Acknowledgments
List of Tables

1 Introduction
1.1. Science, Physics, and Biology
1.2. Plan of This Book
1.3. Two Examples of Biophysical Systems: The Single Cell E. coli Bacteria and the Human Heart
1.4. The Atomic Nature of Matter
1.5. Mass, Density, and the Size of Atoms: Exercises in Estimation and Units
Chapter Summary
Questions/Problems

2 Newton Laws of Motion for a Particle Moving in One Dimension
2.1. Position, Velocity, and Acceleration in One Dimension
2.2. Newton First Law of Motion
2.3. Force in One Dimension
2.4. Mass and Newton Law of Gravity
2.5. Newton Second Law of Motion in One Dimension
2.6. Newton Third Law
2.7. Diffusion
Chapter Summary
Questions/Problems

3 Applications of Newton Laws of Motion in One Dimension
3.1. The Constant Force
3.2. Motion in a Viscous Fluid
3.3. Hooke Law and Oscillations
3.4. Forces on Solids and Their Elastic Response; Biomaterials and Viscoelasticity
3.5. Structure and Molecular Dynamics of Proteins
Chapter Summary
Questions/Problems

4 Work and Energy in One Dimension
4.1. Work
4.2. Kinetic Energy and the Work-Energy Theorem
4.3. Potential Energy and the Conservation of Energy
4.4. Forces from Energy
4.5. Power
Chapter Summary
Questions/Problems

5 Motion, Forces, and Energy in More than One Dimension
5.1. Vector Algebra
5.2. Kinematics
5.3. Dynamics
5.4. Work and Energy
5.5. Contact Frictional Forces
5.6. Circular Motion Dynamics
5.7. Centrifugation
Chapter Summary
Questions/Problems

6 Momentum
6.1. Momentum
6.2. Center of Mass
6.3. Center of Mass Motion: Newton Second Law and Conservation of Momentum
Chapter Summary
Questions/Problems

7 Rotational Motion
7.1. Rotational Kinematics
7.2. Rotational Energy
7.3. Torque and Rotational Dynamics of a Rigid Body
7.4. Angular Momentum
7.5. Atomic Force Microscopy
7.6. Rotational Diffusion; Cell Membrane Dynamics
7.7. Static Equilibrium
Chapter Summary
Questions/Problems

8 Ideal Fluids
8.1. Introduction
8.2. Pressure
8.3. Dynamics of Nonviscous Fluids: Types of Flow
8.4. Conservation Laws of Fluid Dynamics
8.5. Hydrostatics: Effects of Gravity
8.6. The Measurement of Pressure
Chapter Summary
Questions/Problems

9 Viscous Fluids
9.1. Viscosity of Simple Fluids
9.2. Blood and Other Complex Fluids
9.3. The Human Circulatory System
9.4. Surface Tension and Capillarity
Chapter Summary
Questions/Problems

10 Waves and Resonance
10.1. Simple Harmonic Motion Revisited: Damping and Resonance
10.2. Wave Concepts
10.3. Traveling Waves
10.4. Waves at a Boundary: Interference
10.5. Standing Waves and Resonance
Chapter Summary
Questions/Problems

11 Sound
11.1. Basics
11.2. Intensity of Sound
11.3. Superposition of Sound Waves
11.4. Producing Sound
11.5. The Human Ear: Physiology and Function
11.6. The Doppler Effect in Sound
11.7. Ultrasound
Chapter Summary
Questions/Problems

12 Temperature and Heat
12.1. Temperature and Thermal Equilibrium
12.2. Thermal Expansion and Stress
12.3. Internal Energy and the Ideal Gas
12.4. The First Law of Thermodynamics
12.5. Thermal Properties of Matter
12.6. Vapor and Osmotic Pressure; Membrane Transport and the Kidney
12.7. Heat Transfer Mechanisms
Chapter Summary
Questions/Problems

13 Thermodynamics: Beyond the First Law
13.1. Entropy and the Second Law of Thermodynamics
13.2. Gibbs Free Energy
13.3. Biological Applications of Statistical Thermodynamics
Chapter Summary
Questions/Problems

14 Electric Forces and Fields
14.1. Electric Charge and Charge Conservation
14.2. Coulomb Law
14.3. Conductors and Insulators
14.4. Electric Fields
14.5. Principles of Electrophoresis; Macromolecular Charges in Solution
14.6. Modern Electrophoresis Methods
14.7. (Optional) Gauss Law
Chapter Summary
Questions/Problems

15 Electric Energy and Potential
15.1. Electric Potential Energy
15.2. Electric Potential
15.3. Electric Dipoles and Charge Distributions
15.4. Atomic and Molecular Electrical Interactions
15.5. Static Electrical Properties of Bulk Matter
15.6. Capacitors and Membranes
15.7. Membrane Channels: Part I
15.8. Electric Potential Mapping of the Human Body: Heart, Muscle, and Brain
Chapter Summary
Questions/Problems

16 Electric Current and Cell Membranes
1. Electric Current and Resistance
2. Ohm Law and Electrical Measurements
3. Membrane Electrical Currents
4. Overview of Nerve Structure and Function; Measurement Techniques
5. Electrical Properties of Neurons
6. Membrane Channels: Part II
Chapter Summary
Questions/Problems

17 Magnetic Fields
1. Magnetic Fields and Forces
2. Torque and Force on a Magnetic Dipole
3. The Stern-Gerlach Experiment and Electron Spin
4. Producing B fields
5. (Optional) Ampere Law
Chapter Summary
Questions/Problems

18 Electromagnetic Induction and Radiation
1. Electromagnetic Induction and Faraday Law
2. Nuclear Magnetic Resonance (NMR)
3. Magnetic Resonance Imaging
4. Maxwell Equations; Electromagnetic Radiation
Chapter Summary
Questions/Problems

19 Electromagnetic Waves
1. Electromagnetic Waves
2. Laser Tweezers
3. Polarization
4. The Electromagnetic Spectrum
5. The Quantum Theory of Radiation: Concepts
6. The Interaction of Radiation with Matter; A Primer on Spectroscopy
Chapter Summary
Questions/Problems

20 Geometrical Optics
1. Optical Properties of Matter
2. Light at an Interface
3. Spherical Mirrors
4. Optical Fibers and Their Applications in Medicine
Chapter Summary
Questions/Problems

21 Optical Lenses and Devices
1. Optical Lenses
2. The Human Eye
3. Optical Devices: The Magnifying Glass and Optical Microscope
Chapter Summary
Questions/Problems

22 Wave Optics
1. Diffraction and Interference of Light
2. Single-, Double-, and Multiple-Slits and Interferometers
3. Resolution
Chapter Summary
Questions/Problems

23 Imaging Using Wave Optics
1. The New Light Microscopies
2. Optical Activity; Applications of Light Polarization
3. Electron Microscopy
4. X-rays: Diffraction and Computed Tomography (CT)
Chapter Summary
Questions/Problems

24 Special Relativity and Quantum Physics
1. Special Relativity: Mass-Energy and Dynamics
2. Overview of Quantum Theory
3. Wave Functions; the Schroedinger Equation
4. Uncertainty Principle; Scanning Tunneling Microscope
Chapter Summary
Questions/Problems

25 The Structure of Matter
1. The Simple Hydrogen Atom
2. Quantum Numbers and Spin
3. The Pauli Exclusion Principle; The Periodic Table and Chemistry
4. Spectroscopy of Biomolecules Revisited
5. Lasers and Their Applications in Biology and Medicine
Chapter Summary
Questions/Problems

26 Nuclear Physics and Medical Applications
1. Nuclear Size, Structure, and Forces
2. Binding Energy and Nuclear Stability
3. Types of Radiation and Their Measurement
4. Half-Life and Radioactive Dating
5. Dosimetry and Biological Effects of Radiation
6. Radioisotopes and Nuclear Medicine
7. SPECT and PET: Radiation Tomography
8. Fission and Fusion
Chapter Summary
Questions/Problems

Final parts
Appendix I - Review of Mathematics
Appendix II - Table of the Elements
Appendix III - Answers to Odd-Numbered Multiple Choice and Problems
Figure Credits
Index

4- Física para ciências biológicas e biomédicas, E. Okuno, I.L. Caldas e C. Chow, Harper & Row do Brasil, 1982.

Este livro contém quase todo o material do curso, sendo um texto possível. é planejado para um curso de 2 semestres na USP, o qual engloba estudantes de Biologia e de Medicina. O seu tamanho (490 páginas), a sua ordenação de tópicos, o seu abuso eventual de fórmulas e a sua ênfase em exemplos médicos o tornam um pouco difícil. Em especial, contém poucas aplicações de interesse da Biologia.

Informações gerais

Meu nome é Luiz Felipe Coelho. Em caso de dúvidas ou qualquer questão relativa ao curso, estarei na minha sala - 310 no Bloco A do CT - ou nas vizinhanças dela, de 9:00 até as 18:00. Também podem me contatar pelo telefone: o número do Instituto de Física é 2562-7732. A minha "home-page" está em http://www.if.ufrj.br/ ~coelho/coelho.html e o meu "e-mail" é coelho@if.ufrj.br

A aprovação no curso será feita quando a soma M=(P1+P2)/2 for igual ou superior a 6,0 (P1 e P2 são, respectivamente, a nota da primeira prova e a da segunda prova) ou, caso isto não ocorra, quando a soma, dividida por 2, dessa média com a nota da prova final for igual ou superior a 5,0.

Listas de exercício

Primeira lista: Unidades, grandezas, algarismos significativos e revisão de matemática. (Gabarito)
Segunda lista: Leis de Newton para movimentos a uma dimensão.
Terceira lista: Rotação.
Quarta lista: Trabalho, energia, calor.
Quinta lista: Ondas e Acústica.
Sexta lista: Pressão e fluidos.
Sétima lista: Ótica e Física Moderna.
Oitava lista: Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo.
Nona lista: Radiação e Radioproteção.

Introdução

Depois de haver retrocedido duas vezes ante a fúria de violentos temporais de sudoeste, o HMS Beagle, um brigue de dez canhões, sob o comando do capitão Fitz Roy da Marinha de Guerra Real, fez-se ao largo de Devenport no dia 27 de dezenbro de 1831. O objetivo da expedição era uma vistoria completa da Patagônia e da Terra do Fogo,..., explorar a costa do Chile, a do Peru e algumas ilhas do Pacífico e estabelecer uma rede de medições cronométricas ao redor do mundo (palavras iniciais do livro ``Viagem de um naturalista ao redor do mundo", de Charles Darwin)

A questão central deste texto é ``O que um profissional de ciências da saúde - um biólogo, um farmacêutico, um médico - precisa saber de Física?" e êle procura respondê-la dentro dos limites de um curso de 60 horas. Esta questão remete a outras, muito complexas, como ``O que é o trabalho de um biólogo hoje?", ``O que será a Farmácia no futuro próximo?" ou ``O que chamamos Física?". Devido à imensidão e ao dinamismo destas ciências quaisquer respostas a estas perguntas, inclusive as que são dadas neste texto ou nas aulas deste curso, serão sempre provisórias e parciais, nos diversos sentidos da palavra.

A explosão do conhecimento biológico

Para alguns o trabalho do biólogo é a aventurosa coleta de espécimens e seu estudo posterior, como numerosos biólogos fizeram e ainda fazem. Um dos muitos exemplos, mas talvez o mais relevante para a Biologia, é a famosa viagem de Charles Darwin durante a qual visitou o Recôncavo baiano, o Rio de Janeiro, o pampa argentino, a Terra do Fogo, as ilhas Galápagos e a Oceania. No diário de sua viagem, ``Viagem de um naturalista ao redor do mundo", são descritas essas atividades de coleta assim como a barbárie da escravidão no Brasil e o extermínio sistemático dos índios na Argentina, que certamente impressionariam a Darwin mesmo que não tivesse os 23 anos incompletos com que começou a viagem.

Darwin coletou amostras geológicas e biológicas nessa viagem que durou quase três anos e depois, um pouco com os seus conhecimentos de Geologia e Biologia e muito com a sua capacidade observação e análise, lhe foi possível propor a ``Teoria da Evolução" em seu livro ``A origem das espécies".

Certamente ainda é essencial a um cientista hoje em dia ter essas qualidades - coletar dados da forma mais completa possível, selecionar os fatos experimentais relevantes entre muitos outros e com eles propor modelos - mas a situação mudou muito no que se refere ao apoio prestado por outras ciências. Darwin não tinha meios de saber a idade de suas amostras, de saber como se transmitiam as características hereditárias ou de saber se as taxas de mutações eram compatíveis com a diversidade de espécies. As outras ciências da época, inclusive a Física, pouco o podiam ajudar, o que certamente dificultou a proposição da Teoria da Evolução.

Situações assim foram cada vez menos comuns, com a Biologia adquirindo independência dentro da Filosofia Natural (Darwin se intitulava naturalista ) e crescendo fantasticamente. Para isto a Biologia usou os seus próprios métodos e, crescentemente, as técnicas e os conceitos de outras ciências. Exemplos deste crescimento interligado são inúmeros nas genéticas mendeliana e molecular, na ecologia e no trabalho de laboratório em geral. Temos assim a Estatística usada após as leis de Mendel, a descoberta da existência do gene e o seu estudo que envolveu e envolve o uso intenso da Física e da Química, a Ecologia necessitando da Matemática para as equações diferenciais que regem os tamanhos das populações e que descrevem como são afetadas pelas condições externas e, finalmente, o uso intenso de aparelhos e técnicas experimentais originados na Física, na Engenharia e na Química. O crescimento da Biologia se deu principalmente nessas áreas integradoras, a Genética, a Ecologia, a Bioquímica e a Biofísica, mas também ocorreu nas numerosas áreas específicas, como a Botânica, a Zoologia e a Microbiologia. Em suma, para saber a resposta à questão ``O que um biólogo precisa saber de Física?" é preciso lembrar desta diversidade.

Já a história da Farmácia é bem distinta. De uma origem baseada no estudo de poderes curativos de produtos derivados de plantas e de animais, quando era bastante vizinha à Botânica e à Zoologia, ela interage cada vez mais com a Biologia, a Química e a Medicina. A descoberta dos micróbios por Pasteur no século XIX, a compreensão dos mecanismos de transmissão de numerosas doenças, a descoberta da penicilina pelo biólogo Fleming em 1928 e a produção industrial deste antibiótico em 1942 são apenas alguns exemplos, aonde químicos, médicos, biólogos e farmacêuticos trabalhavam em cooperação cada vez mais intensa. Para isto a Física já cumpria um grande papel de suporte, pois grande parte das técnicas químicas e, em especial, da Química analítica se originaram de aplicações da Física: o emprego de substâncias radioativas que permitiu compreender o metabolismo de fármacos e o uso de inúmeras técnicas espectroscópicas que permitem obter a composição química ao nível de ``parte-por-milhão" ( ppm ) ou mesmo ppb .

Hoje estamos no limiar de uma revolução na Farmácia. Enquanto antes a descoberta do gene apenas estabelecia um limite com as doenças geneticamente transmitidas, hoje as técnicas da Genética Molecular permitem que a discussão dos fármacos se processe ao nível molecular: como um farmáco ou um vírus interagem com as moléculas da membrana celular? como interagem com o DNA da célula? O genoma humano está sendo mapeado, no Projeto Genoma Humano, o que permitirá o surgimento de inúmeros novos remédios. A análise do DNA desde o de microorganismos até o do homem, com técnicas como o PCR, somou-se às técnicas de análises clínicas. Hoje a pesquisa em Farmácia é, na sua maior parte, inimaginável sem a Genética Molecular e esta, também em grande parte, se apoia em técnicas químicas e físicas.

A explosão do conhecimento físico

A Física estuda os sistemas mais simples existentes na Natureza, aos quais consegue aplicar modelos qualitativos e quantitativos, introduzindo conceitos como ``partícula", ``onda", ``massa" e carga. No entanto isto nem sempre foi assim, com o filósofo grego Aristóteles escrevendo sobre a Física, a Química e a Medicina (em inglês esta confusão ainda aparece, com o médico sendo chamado physician ). Libertada da necessidade de estudar sistemas complexos como o corpo humano ou as reações químicas, a Física ficou subdividida em partes: ótica, Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, inicialmente estanques. A história da Física é a da unificação crescente dessas áreas, o que lhe permitiu chegar em algumas poucas leis básicas, assim como a da sua aplicação para um número cada vez maior e mais diverso de problemas. Embora muitos destes problemas ainda possam ser considerados ``físicos" (se isto não fosse assim a Física teria se dissolvido entre outras ciências!) outros são encontrados em diversas outras áreas, como a Química, a Geologia, a Biologia, a Meteorologia, a Farmácia, a Medicina, a Astronomia, a Matemática e as Engenharias.

A partir dos sistemas simples a Física tem meios para analisar os mais complexos, o que é feito separando os nos seus componentes e utilizando-se modelos crescentemente mais elaborados. Por exemplo, o movimento de um corpo pequeno deslocando-se sem atrito é fácil de estudar, embora não sendo

fácil de realizar. No entanto os corpos celestes podem ser assim tratados, embora tendo tamanhos às vezes de centenas de quilômetros, e o estudo de movimentos na Terra foi precedido pela compreensão dos movimentos dos planêtas. Em outro exemplo de simplificação, na ótica geométrica estudamos a luz que um objeto emite, própria ou refletida, e como ela produz uma imagem deste objeto num sistema de lentes e espelhos e, para isto, consideramos apenas dois ``raios de luz" ao invés dos infinitos raios emitidos. Num terceiro exemplo um objeto em rotação pode ser dividido em pequenas partes com massa "Delta m" distando r do eixo de rotação, de modo a que a inércia para rotação seja dada pela soma de "Delta m" vezes r2 para cada uma dessas partes (esta é a definição do momento de inércia I).

A Física procura matematizar este processo de análise, o que lhe permite fazer previsões quantitativas. O equilíbrio entre os conceitos e as fórmulas é essencial, e isto pode ser visto em qualquer área da Física. Por exemplo, numerosos fenômenos na Física são ondulatórios, como o som, a luz ou a vibração de uma membrana, o que torna necessário saber o que é uma onda e estudar as características que as definem mas não é tão importante assim saber as fórmulas das velocidades das ondas em cada caso, a não ser que tenhamos um problema específico. O uso da Matemática permeia todo este curso, sendo certamente para muitos uma dificuldade, pois a Física usa mais a linguagem e o raciocínio matemáticos que outras ciências naturais, como a Química e a Biologia. No entanto o uso da Matemática reflete a maior simplicidade dos objetos de estudo da Física e a existência de um pequeno número de leis básicas, que podem ser todas escritas em meia fôlha de papel.

A descrição e a compreensão qualitativas dos fenômenos físicos nunca deveria ser obscurecida por modelos quantitativos, mas isto é infelizmente muito comum no ensino de segundo grau. é este mau uso da Matemática que leva à imagem da Física como um grande conjunto de fórmulas. A Física usa a linguagem matemática mas após estabelecer alguns poucos conceitos e ter modelos qualitativos simples. Se isto não tiver acontecido de nada adiantará resolver muitos problemas de queda livre, de formação de imagens, de calor ou de circuitos elétricos.

Dito isto, o abuso eventual da Matemática não nos deve cegar quanto a sua importância. Na Física ela é essencial mas o seu uso no curso ajuda, além disso, a esclarecer a sua aplicação em problemas biológicos. Os problemas ``físicos" da atenuação da luz após atravessar um objeto, da emissão de radiação por um material radioativo e de carga ou descarga de um capacitor são matematicamente similares aos problemas ``biológicos" do crescimento de uma população ou da inserção de material genético em uma célula, todos envolvendo o conceito de exponencial e o de derivada. A conversão de unidades, o uso de escalas logarítmicas em gráficos e a notação exponencial de números muito grandes ou muito pequenos são outros tantos exemplos destas analogias.

As aplicações da Física em Ciências da Saúde - Biologia, Farmácia, Medicina, etc - vão do uso de uma simples centrífuga ou de moléculas orgânicas marcadas com átomos radioativos, ambos sendo comuns em laboratórios biomédicos, até a aplicações mais especializadas como o uso de satélites para o sensoreamento remoto de ecossistemas terrestres (mas que é essencial para a Ecologia) ou a dinámica molecular que pode simular a interação da molécula de um fármaco com o material genético de uma bactéria. Passa também por diversas terapias que utilizam laser e radiações ionizantes e por quase todas as técnicas de diagnóstico: ultrassom, raios-X, tomografias de Ressonância Magnética Nuclear e de raios-X, eletrocardiograma, medição da pressão sanguinea, etc.

Como essas aplicações abrangem as mais diversas áreas da Física, procuraremos neste curso fornecer uma visão panorâmica, a qual será um pouco como a referida nas frases finais do diário de viagem de Darwin. Será necessário parar um pouco em cada lugar, aproveitando o melhor possível o tempo e tentando evitar o risco da superficialidade...

Em suma parece-me nada haver mais promissor ao jovem naturalista do que uma viagem a países distantes...Por outro lado, devido a demorar-se pouco tempo em cada lugar, o viajante faz descrições que são meros esboços ao invés de observações pormenorizadas...Apreciei porém excessivamente a minha viagem para não deixar de recomendar a nenhum naturalista...partir numa grande viagem. (palavras finais do livro ``Viagem de um naturalista ao redor do mundo", de Charles Darwin)


Links diversos:

Na UFRJ:

Instituto de Biologia: IB (CCS-UFRJ)
Instituto de Biofísica: IBCCF (CCS-UFRJ)
Instituto de Bioquímica Médica: IBqM (CCS-UFRJ)
Instituto de Microbiologia: IMPPG (CCS-UFRJ)
Instituto de Ciências Biomédicas: ICB (CCS-UFRJ)
Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais: NPPN (CCS-UFRJ)(página em construção)
Pós-graduação do Instituto de Química (CCMN-UFRJ)
Engenharia Ambiental: COPPE (CT-UFRJ)
Lista de cursos da UFRJ(Para usar escolha o nível desejado. A página mostra as grades curriculares passadas e a presente, assim como os requisitos e informações gerais de cada curso.)

Fora da UFRJ...
BIO2010: Transforming Undergraduate Education for Future Research Biologists (texto de reforma curricular preparado em 2003 pelo "Committee on Undergraduate Biology Education to Prepare Research Scientists for the 21st Century",National Research Council, EUA)
Research at the Intersection of the Physical and Life Sciences (texto preparado em 2010 pelo Committee on Forefronts of Science at the Interface of Physical and Life Sciences; National Research Council)
Portal Periódicos CAPES
Instituto Oswaldo Cruz
Virtual Library of Biosciences
Livros da National Academies Press (tem 2 mil livros)
Livros do National Center for Biotechnology Information
Molecular Expressions: exploring the World of Optics and Microscopy
Nobel prizes in Medicine (tem links úteis sobre cada descoberta)

Em caso de dúvidas, estou à disposição na minha sala (310, Bloco A, Edifício do CT). Meu e-mail é coelho@if.ufrj.br e meu telefone de trabalho é 2562-7732.