A revista Journal of Physics G recentemente fez uma seleção dos melhores artigos publicados em 2014. Dentre eles, estão 3 artigos do Instituto de Física.
Um deles na seção de Revisões Tópicas, tem o prof. Eduardo Fraga como um dos co-autores e é resultado de um “Task Force Meeting” do Extreme Matter Institute (EMMI), Helmholtz Association, realizado em outubro de 2013 no Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt. Trata-se de uma revisão sobre o estado da arte e os principais desafios na compreensão da matéria a altíssimas densidades encontrada no interior de estrelas compactas. Em particular, discute-se o possível impacto da presença de matéria de quarks em observações astrofísicas..
Outro, na seção de Nuclear e Astropartículas é de autoria de 3 membros do IF: o doutorando Anderson Kendi Kohara e os profs. eméritos Erasmo Ferreira e Takeshi Kodama. Trata de interações hadrônicas de raios cósmicos. A interação próton-próton a altas energias é um processo fundamental na Cromodinâmica Quântica, sendo estudada experimental e teoricamente há 50 anos. A complexidade não-linear do processo exige estudos por modelos não-perturbativos. O artigo faz uma descrição completa das amplitudes que governam esses processos em termos de campos e partículas fundamentais, cobrindo até as energias ultra-altas dos experimentos com raios cósmicos.
O prof. Takeshi Kodama teve outro artigo seu selecionado na seção de Tópicos em Foco. O texto foi montado e editado para relatar as várias facetas da trajetória de desenvolvimento da pesquisa sobre os aspectos marcantes da dinâmica coletiva da matéria criada (Plasma de Quarks e Glúons-QGP) nas colisões de ions pesados ultra-relativísticos no CERN e BNL nos últimos 40 anos. É interessante notar que esse estudo da propriedade de matéria e sua origem tem abordagem bastante similar àquela utlizada na cosmologia observacional moderna.