Da contagem de proteínas no leite ao funcionamento de células solares

No Brasil existe uma demanda crescente pelo desenvolvimento de alternativas para qualificar o leite de forma rápida, portátil e precisa. Neste trabalho dos professores Germano Penello e Maurício Pamplona é apresentado um sistema de medida, elaborado a partir de fotodetectores de infravermelho contendo pontos quânticos, capaz de detectar a concentração da proteína no leite cru. O artigo apresenta a construção de um equipamento que permite atestar a qualidade do leite in-loco, podendo ser usados nas fazendas no momento da coleta do leite em locais remotos, dificultando adulterações deste produto.

Confira o artigo “Quantifying milk proteins using infrared photodetection for portable equipment” aqui (link para assinantes).

 


 

Também usando pontos quânticos, Pamplona contribuiu para o desenvolvimento de células solares mais eficientes com a introdução de nanoestruturas na camada ativa destes dispositivos. Esta tentativa, porém, pode introduzir defeitos estruturais criando armadilhas eletrônicas que interferem na performance esperada. Neste trabalho estudamos o papel destes defeitos na eficiência destas células solares nanoestruturadas.

Confira o artigo “The Role of Defects on the Performance of Quantum Dot Intermediate Band Solar Cells” aqui (link para assinantes).