ORIENTAÇÕES PARA PEDIDOS À COAA – 2024/2
ACESSE AQUI AS ORIENTAÇÕES PARA PEDIDOS À COAA ATENÇÃO: PEDIDOS RELATIVOS A DISCIPLINAS QUE ESTÃO IRREGULARES EM 2024-2: O ALUNO DEVE OBSERVAR O PRAZO PARA ENVIAR SEU REQUERIMENTO, ELE ESTÁ INFORMADO JUNTO DO FORMULÁRIO. OS PEDIDOS DE REGULARIZAÇÃO DEVEM SER FEITOS SOMENTE APÓS A DISCIPLINA CONSTAR NA CRID DO PERÍODO DE 2024-2. CRID É DIFERENTE DE CRPID!! A CRPID QUE É SÓ O COMPROVANTE DE PEDIDO, NÃO É A CRID.
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024 (CEG)
Calendário Acadêmico 2024 (CEG) Publicado em 13 de setembro de 2024 – Alteração do Calendário das Atividades Acadêmicas de Ensino – Ano Letivo de 2024.
GRADUAÇÃO: Resultado da seleção de bolsas para monitores do Instituto de Física 2024
ACESSE AQUI O RESULTADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MONITORIA EM FÍSICA 2024 OBSERVAÇÃO: Existe a possibilidade de algumas disciplinas aceitarem monitores voluntários.
Está aberto o Processo Seletivo Multidisciplinar em Física Aplicada
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2024-1 do PPG MFA!!! Para se inscrever acesse o link: https://www.if.ufrj.br/mestrado-academico-em-fisica-aplicada/
Antimatéria cai sob ação da gravidade terrestre!
Encerrando décadas de especulações: antimatéria cai sob ação da gravidade terrestre A ausência de antimatéria primordial no Universo é um dos maiores mistérios da Física atual, por décadas os cientistas especulam se a antimatéria iria interagir com a matéria gravitacionalmente da mesma maneira que a matéria. Essa equivalência gravitacional é prevista pela teoria de Albert Einstein, e essa teoria tem se mostrado bastante precisa. Havia especulação até de uma possível “antigravidade”, uma repulsão gravitacional que levaria os anti-átomos a “caírem para cima”. Contudo, isto não seria esperado tendo em vista que mesmo a luz (pura energia, sem massa) cai sob efeito da curvatura do espaço-tempo induzida pela gravidade segundo a Relatividade Geral. No entanto, a dificuldade em se construir uma boa teoria gravitacional quântica deixa dúvidas quanto a validade absoluta da Relatividade Geral. Uma medida direta de queda gravitacional precisaria esperar o desenvolvimento de técnicas de aprisionamento de grande quantidade de antihidrogênio frio (baixa energia cinética), com carga elétrica nula. Além disso, seria necessário um alto controle sobre campos magnéticos. Encerrando décadas de especulações, a colaboração ALPHA acaba de publicar um artigo na revista Nature em https://www.nature.com/articles/s41586-023-06527-1 demonstrando que a aceleração da gravidade sobre antimatéria é compatível com a da matéria e excluindo a possibilidade de antigravidade. A concepção original do experimento, descrita por um membro brasileiro da colaboração em 1997 (referência 19 no artigo: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1012673921413), é bastante simples. Os anti-átomos são aprisionados em uma armadilha vertical e as barreiras magnéticas posicionadas acima e abaixo da amostra teriam que ser […]
Colação de grau do IF
No dia 19 de setembro o Instituto de Física da UFRJ celebrou a colação de grau de 26 alunos dos seus discentes, contemplando os quatro cursos de graduação. A cerimônia festiva contou com 10 alunos e diversos professores convidados. Veja algumas fotos do evento:
Docente do IF-UFRJ, Yara Coutinho, citada no ranking de melhores cientistas do mundo
O portal acadêmico Research.com classificou 50 professores da UFRJ entre os melhores cientistas do mundo. Gostaríamos de parabenizar a professora do Instituto de Física Yara Coutinho, que apareceu no ranking entre os cientistas que mais contribuíram na área de física no Brasil. Veja a notícia no Conexão UFRJ. Confira o Boletim 16 de 2023.
GRADUAÇÃO: CALENDÁRIO ACADÊMICO 2023 – Atualizado
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2023 (CEG) – nova calendário aprovado em 01/03/2023 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2023 (COSUNI)
Aluno de doutorado ganha prêmio em evento internacional
O aluno de doutorado do PPG-Física, Rodrigo Alves Fontenele, orientado pelos Profs. Raimundo Rocha dos Santos e Natanael Costa, ganhou o prêmio de melhor poster apresentado no evento “Workshop on Quantum Monte Carlo Methods at Work for Describing Novel States of Matter”, ocorrido no ICTP-Triste (Itália) em julho de 2023. O evento contou também com o seminário do Prof. Natanael Costa como palestrante convidado.
Menções Honrosas na 12ª SIAc
Metodologia de Calibração para os Sensores Skipper-Ccds do Experimento Connie Ana Carolina Oliveira de Sá Orientação: Irina Nasteva & Carla Brenda Bonifazi Avaliação das Doses Empregadas em Tratamentos de Tumores Primários e Metastáticos de Olho com Radioterapia André Luiz Fidelis & Maria Luiza Miranda Orientação: Simone Coutinho Cardoso Robótica e Divulgação Científica Caio Tavares Sant’Anna Uchoa & Felipe Batista de Moraes Orientação: Elis Helena de C.P. Sinnecker, Miriam Gandelman & Thereza Paiva Otimização da Seleção em Tempo Real de Pares de Fótons Produzidos no Decaimento de Partículas Tipo Axion no Experimento Lhcb Felipe Klimroth Gordo Orientação: Murilo Santana Rangel Um Estudo dos Mésons Bu Através de Seus Decaimentos Francisco Nery Abrantes Orientação: Miriam Gandelman Observáveis Clássicos Via Amplitudes de Espalhamento Gabriel Zarpelon Orientação: Thales Agrícola Azevedo Determinação da Resolução da Massa Invariante de Pares de Fótons Produzidos no Decaimento de Partículas Tipo Axion no Experimento Lhcb Isabella Grazioli Alponte & Mirela Beatriz Rebelo Pereira Orientação: Erica Polycarpo Otimização dos Parâmetros de Operação do Detector de Pixel Timepix3 Jennifer dos Santos Januário Pereira Orientação: Irina Nasteva Tem Menina no Circuito: Multiplicando a Cie?ncia entre Meninas do Ensino Médio de Colégios Públicos Jossana Almeida de Oliveira, Jessica de Melo Jataranagua Ferreira & Beatriz dos Prazeres Lopes Orientação: Elis Helena de C.P. Sinnecker, Maria Fernanda Elbert, Miriam Gandelman, Nedir do Espírito Santo, Thereza Paiva Terceirão do Tem Menina no Circuito Nathália Junqueira Lobato Orientação: Thereza Paiva, Elis Helena de C.P. Sinnecker & Miriam Gandelman Girificação Cortical Durante o Desenvolvimento Humano e a Transição […]
Primeira armadilha de íons do Brasil
Ânions frios de hidrogênio, H– (hidrogênio com um elétron extra), são de grande interesse para pesquisa com antihidrogênio (anti-H) desenvolvida na colaboração internacional ALPHA, no CERN, da qual o grupo LASER é fundador. A colaboração ALPHA realizou a medida mais precisa sobre antimatéria, com 12 algarismos significativos, por espectroscopia a laser na transição 1S-2S do anti-H[1,2]. Carregar H na mesma armadilha magnética de anti-H[3], uma das motivações desse trabalho, permitirá à colaboração comparações entre matéria e antimatéria com maior precisão. A medida testa a simetria fundamental da Física chamada CPT (conjugação de carga, paridade e reversão temporal), na busca de descobrir mecanismos que expliquem a ausência de antimatéria primordial no Universo, por exemplo. Uma amostra de H– pode ser produzida e aprisionada, num equipamento similar ao da UFRJ reproduzido no CERN, e depois guiada para dentro da armadilha de anti-H do ALPHA. Em seguida, os H– podem ser tornados neutros pela extração do elétron extra por meio de pulsos de laser, num processo que resulta em baixa energia de recuo ao átomo neutro, gerando uma amostra neutra fria e permitindo assim seu aprisionamento magnético na armadilha do ALPHA. Outra possível aplicação em física fundamental é a produção de T– (trício, um isótopo de H com um próton e 2 neutrons em seu núcleo). O T decai radioativamente emitindo um ?– (elétron) e um antineutrino. Numa proposta de um grupo internacional, Project-8, eles medem a energia individual de cada ?– emitido dentro de um campo magnético por emissão de radiação cyclotron […]
Docentes do IF na ABC
O Professor Rodrigo Barbosa Capaz recebeu, na última quarta-feira (10/05/2023), o diploma de membro titular da Academia Brasileira de Ciências em seção solene com a presença das Ministras da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Informação. No texto de apresentação, a academia reconhece a importância do trabalho de Capaz em física da matéria condensada: Doutor em física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com pós-doutorado na Universidade da California, nos Estados Unidos e na Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ). É professor titular da UFRJ. É uma das mais importantes lideranças na física da matéria condensada do Brasil. Desenvolve pesquisas em propriedades eletrônicas, estruturais e magnéticas de materiais, com contribuições importantes no entendimento de estruturas de nanotubos de carbono e grafeno. Na mesma seção, também foi diplomada a ex-reitora da UFRJ, Professora Denise Pires de Carvalho. O Professor Luiz Davidovich recebeu a medalha Henrique Morize, “que tem o propósito de homenagear indivíduos ou instituições que realizem ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências, bem como para o desenvolvimento da ciência brasileira. Os agraciados são selecionados pela Diretoria da ABC.”
Docente do IF lança o livro “Ondas Eletromagnéticas: Conceitos básicos”
O prof. Titular do IF Eduardo Chaves Montenegro lançou seu livro de 224 páginas que apresenta conceitos básicos relacionados às Ondas Eletromagnéticas em nível intermediário. O livro se destina aos leitores tenham cursado as disciplinas básicas de Eletromagnetismo, normalmente oferecidas para estudantes de Física e Engenharia nos dois primeiros anos após o ingresso na maioria das universidades brasileiras. O livro pode ser adquirido no site da editora Blucher: https://www.blucher.com.br/ondas-eletromagneticas.
Physical Review Materials publica sobre o mistério dos Férmions de Weyl no Telúrio
O que há em comum entre um porco espinho, uma molécula de DNA e um transformador de alta tensão? Fermions de Weyl ! Em seu trabalho de mestrado no IF da UFRJ, a aluna Gabriele Peçanha Maruggi, sob orientação do Prof. Marcello Barbosa da Silva Neto, desvendou o mistério dos Férmions de Weyl no Telúrio (Te) – elemento químico calcogênio com número atômico Z=52. No Te, o porco espinho surge da configuração radial do spin, saindo da origem, o DNA surge da estrutura helicoidal dos átomos de Te (quiralidade) e os transformadores de tensão surgem como aplicações destes indutores naturais, solenoides, que caracterizam a estrutura do material. O trabalho de mestrado da Gabriele Peçanha Maruggi foi publicado na revista Physical Review Materials, na seção de Topological materials e recebeu uma recomendação especial dos editores – Editor’s suggestion. Neste artigo, Gabriele revela completamente o mistério dos Fermions de Weyl no Te usando ferramentas teóricas modernas da topologia e teoria de campos para prever propriedades de transporte neste sistema quiral e não homogêneo. Gabriele então compara seus resultados aos dados experimentais, produzidos em colaboração com outros pesquisadores brasileiros, desvendando o mistério dos Fermions de Weyl – como um material com simetria de reversão temporal pode apresentar um efeito Hall anômalo? Resposta: no Te as cargas são porcos espinhos que percorrem trajetórias helicoidais e produzem altas tensões Hall como resultado. O link para o artigo é https://journals.aps.org/prmaterials/abstract/10.1103/PhysRevMaterials.7.014204
Selecionados para a bolsa FAPERJ Nota 10
O Conselho Deliberativo do Programa de Pós-graduação em Física comunica que, seguindo parecer da Comissão de Seleção, homologou o resultado do processo seletivo para concessão de Bolsas Nota 10 da FAPERJ, com início de vigência a partir de abril/2023. Os estudantes Bruno Honorato Moreira Scorzelli (mestrado) e Sebastião dos Anjos Sousa Júnior (doutorado) foram selecionados.
Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil contemplou o projeto do IF
Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil contemplou o projeto do bolsista Pedro Henrique Pereira junto ao prof. do IF Maurício Pamplona Pires intitulado “Estado eletrônico ligado no continuum: um novo estado eletrônico e sua aplicação em fotodetectores de infravermelho operando em temperatura ambiente”. O edital concedeu 173 bolsas de pós-doutorado júnior (PDJ) para recém-doutores, sob responsabilidade do CNPq, de um total de 433 solicitações, beneficiando assim 19 instituições fluminenses. Saiba mais sobre o programa na página da agência.
Processo seletivo para professor substituto para o ano de 2023
Pedimos a todos atenção ao processo seletivo de professor substituto vindouro. Inscrições abertas para o concurso até as 17h do dia 20 de dezembro de 2022. As provas, escrita e didática, ocorrerão no início de janeiro de 2023. O Instituto de Física terá 5 vagas nesse processo. O edital e outras informações estão aqui: https://www.if.ufrj.br/concursos-substituto/ Atenciosamente, Coordenação de Comunicação do IF – UFRJ
IF/UFRJ propõe acordo de cooperação com o INMETRO
O Grupo de Trabalho GT [Reforma,IF] instituído pela Congregação do Instituto de Física em 22/06/2021 estabeleceu contato com o Centro de Capacitação [CICMA] da Diretoria de Planejamento [DPLAN] do INMETRO. Esse contato deu origem a discussões entre um grupo de professores do IF e um grupo de cientistas da área de Metrologia Científica do INMETRO, que permitiram identificar diversos pontos de interesse comum entre as duas instituições e levaram à proposta de um acordo formal de colaboração técnica, envolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os objetivos e termos do Acordo foram explicados aos professores do IF no terço final do Colóquio realizado em 04/08/2022, cuja gravação está disponível aqui. Uma versão do texto do acordo, modificada por comentários feitos na Congregação do IF em 06/09/2022, será analisada pela próxima Congregação e seguirá para o Conselho do CCMN. O GT [Reforma,IF] acredita que o envolvimento dos estudantes do IF com as atividades do INMETRO pode ser um importante inibidor dos fortíssimos índices de evasão característicos de nossos cursos, construídos para destinos de caráter puro para ciência e vida acadêmica. A metrologia científica pode representar uma área alternativa de atuação dos nossos egressos, com características mais aplicadas. Esse esforço de criação da nova cultura em interação com o INMETRO já foi iniciado pelo GT, como, por exemplo, com a realização do colóquio realizado por representantes do INMETRO em 28/04/2022, que tem gravação disponível, acessível a professores e estudantes. Houve também a realização de seminários em cursos do IF e, na última […]
Aula inaugural presencial “Brasil pós-Covid 19: Desafios para a ciência e a inovação” do Prof. Emérito Luiz Davidovich.
A direção do Instituto de Física da UFRJ convida para a aula inaugural presencial “Brasil pós-Covid 19: Desafios para a ciência e a inovação” do Prof. Emérito Luiz Davidovich. Local: Auditório Roxinho do CCMN Data: Segunda-feira, 11 de abril, às 14 horas.
Homenagem aos aposentados e boas vindas à nova geração
Programação: 16:00 (1) Lembrando AGOSTINHO E NEREIDE – Prof. Máximo Silveira (2) Aposentados a partir de 2018 – Lembranças do IF. (3) Contratados a partir de 2019 – Apresentação, expectativas no IF (4) “O IF DO FUTURO “- Prof. Nelson Braga 17:00 – Palavra aberta Link Zoom: https://if-ufrj-br.zoom.us/j/89011632505
Ensino de Física em Tempos de Pandemia: Instrução Remota e Desempenho Acadêmico
O ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 é tema do artigo Ensino de Física em Tempos de Pandemia: Instrução Remota e Desempenho Acadêmico, publicado por C. E. Aguiar, M. Moura e M. F. Barroso na Revista Brasileira de Ensino de Física (https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0329). O trabalho analisa se a aprendizagem de estudantes do IF-UFRJ em um tópico específico, a Termodinâmica, foi alterada pela adoção do ensino remoto emergencial em 2020. O principal instrumento do estudo foi um teste conceitual, relativo à aprendizagem das primeira e segunda leis da Termodinâmica, que vinha sendo aplicado sistematicamente em duas disciplinas do IF antes da pandemia e continuou a ser utilizado nas mesmas disciplinas após a mudança para o modo remoto. Isso permitiu comparar os resultados do teste em turmas similares e investigar se a mudança no regime de ensino afetou o desempenho acadêmico dos estudantes. As disciplinas investigadas foram “Mecânica do Sistema e Física Térmica”, da Licenciatura em Física, e “Termodinâmica”, do Mestrado em Ensino de Física. Os resultados do teste mostraram que, apesar da enorme disrupção imposta pela pandemia, nas duas disciplinas a transição para o ensino remoto não gerou mudanças estatisticamente significativas no rendimento acadêmico dos alunos. Um aspecto tratado no artigo é a incidência de “cola”, pois é concebível que o compartilhamento de respostas entre os estudantes seja uma prática mais comum em avaliações remotas que em presenciais, invalidando a utilização de um teste como forma de comparação entre os dois modos de instrução. O artigo descreve métodos pelos quais […]
Princípio de Mach no microcosmo é revisitado em artigo publicado na PRL
Um análogo do princípio de Mach na escala atômica O princípio de Mach enuncia que a “inercialidade” de um referencial está estreitamente relacionada com o movimento da matéria no espaço. Isto pode ser resumido da seguinte forma: o que aconteceria se as estrelas estivessem subitamente girando ao nosso redor? Esse movimento tornaria referenciais inerciais em referencias não-inerciais? Um efeito ótico mostrado pelo físico francês Georges Sagnac, há cerca de um século, ocorre quando a propagação de luz num referencial girante (com respeito a um referencial inercial) adquire uma fase especificamente induzida pela rotação – chamada de fase Sagnac. Esse efeito é utilizado nos dias atuais para estimar as rotações instantâneas de aeronaves. O efeito Sagnac ocorre tanto com ondas de luz quanto com ondas atômicas e constitui uma assinatura da rotação do referencial. Pesquisadores dos Institutos de Física da UFRJ e da UFF usaram o efeito Sagnac para propor um análogo da conjectura de Mach em escala atômica e no contexto da eletrodinâmica quântica. De fato, uma pergunta fundamental que Mach poderia fazer hoje em dia é a seguinte: será que o efeito Sagnac persiste quando o referencial permanece em repouso, porém com alguma matéria em rotação dentro dele? A resposta é positiva, conforme demonstrado no artigo “Quantum Vacuum Sagnac Effect” publicado na revista Physical Review Letters em 29 de Dezembro e disponível no arXiv no link (https://arxiv.org/abs/2112.01957). Neste trabalho, mostra-se que uma nanopartícula girando muito rapidamente deixa um rastro na forma de uma fase geométrica finita, mediada pelo campo eletromagnético quântico. Quando a nanopartícula é composta de um material altamente dispersivo, obtém-se uma fase […]
Novo paradigma para a descrição de turbulência é apresentado na PNAS
Sistemas Turbulentos como Gases de Vórtices Circulação é um observável particularmente importante na modelagem de diversos fenômenos da dinâmica de fluidos. Esta quantidade, definida como a integral do campo de velocidades em um contorno fechado, nos ajuda a entender como os furacões se formam e se deslocam, a estrutura quantizada de vórtices superfluidos, as volutas de vapor que emanam de uma xícara de chá, a força que sustenta um avião em voo e uma infinidade de outros exemplos igualmente impressionantes, que podem ser encontrados até mesmo em escala cosmológica. Não resisto a mencionar, no contexto do esporte, o mítico golpe de folha-seca de Didi, lindamente discutido em um trabalho de IC supervisionado pelo prof. Carlos Aguiar do IF-UFRJ [1]. Não esperaríamos, naturalmente, que o observável circulação tivesse papel menor no estudo das características estatísticas da turbulência. De fato, visualizações de escoamentos turbulentos obtidas a partir de simulações numéricas nas décadas de 1990 e 2000, apontaram de forma muito clara que a maior parte da energia cinética turbulenta está associada a estruturas vorticosas alongadas, entrelaçadas na forma de uma miríade de pequenos “tornados”. Um escoamento turbulento pode ser afigurado, portanto, como um “gás de vórtices”, fato posteriormente corroborado em laboratório, com o auxílio de instrumentação óptica relativamente recente. Parafraseando Feynman, não basta termos à mão equações dinâmicas de evolução; é importante ver o que elas produzem para avançar no conhecimento. E as equações de Navier-Stokes produzem regimes turbulentos povoados de vórtices. No cenário teórico, ainda pela década de 1990, Migdal [2] […]
GRADUAÇÃO: Informações 2021-2 – INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS
ACESSE AQUI INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS EM 2021-2
GRADUAÇÃO: CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021 e Resolução CEG No. 10/2021 Altera as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2021.
Vagas para monitoria no projeto Apoio Pedagógico Física – inscrições é até dia 10/11/2021
Estudantes que tenham sido aprovados em Física 1, ou em Mecânica da Partícula e Mecânica do Sistema e Física Térmica, e desejarem participar como monitores no projeto Apoio Pedagógico Física devem inscrever-se no linkhttps://forms.gle/Pe6nJsY8busEqreb6Há algumas bolsas, e fazemos uma lista de espera para substituição de monitores que eventualmente recebem bolsas de Iniciação Científica, Iniciação à Docência, ou estágios.As instruções detalhadas estão no formulário. A divulgação dos resultados se dará até o dia 16/11/2021, por email aos candidatos.O prazo para inscrições é até dia 10/11/2021.
Vinculo primário entre radiação cósmica de fundo e velocidade solar
A radiação cósmica de fundo em micro-ondas (CMB, do inglês) foi emitida quando o universo ainda era um bebê de 380 mil anos. Ela representa a luz mais antiga observável no universo, e marca a época em que a temperatura do universo baixou ao ponto de tornar estáveis os átomos de hidrogênio. A CMB é a janela mais importante para o universo primordial: representa uma importante confirmação não só de que o universo era muito homogêneo no seu início, mas também nos informa quais componentes estavam presentes nesta época e as propriedades das sementes de toda a estrutura do universo atual. Sua característica mais evidente é o dipolo, que representa uma onda de temperatura que perfaz todo o comprimento do universo primordial com uma amplitude em relação à média de 1 parte em 800. Em contrapartida, os demais comprimentos de ondas (ou multipolos) possuem amplitude ~100 vezes menores. No entanto, o simples movimento do nosso Sol através do universo produz exatamente esse mesmo padrão dipolar devido ao efeito Doppler. Por décadas os astrônomos se perguntaram se este dipolo poderia ser em parte também devido a uma flutuação no universo primordial. Curiosamente, o movimento do Sol produz um efeito separado: a aberração da luz. A aberração distorce a imagem geral do fundo cósmico em micro-ondas. No artigo [1] medimos esta aberração nos dados do satélite Planck com uma nova metodologia (descrita em detalhes no artigo [2]) que permitiu isolar as contribuições primordial e oriunda da nossa velocidade. Embora a aberração da […]
Medição da Força de Casimir na Presença de Eletrólitos Utilizando uma Pinça Óptica
A interação de van der Waals entre superfícies materiais resulta de flutuações quânticas de carga e corrente e está presente em diversos fenômenos físicos e químicos. Quando efeitos de retardamento eletrodinâmico passam a ser relevantes, torna-se necessário utilizar a teoria da eletrodinâmica quântica para descrever esta interação, que passa a ser chamada de interação de Casimir. Nos últimos 20 anos, uma série de experimentos de medidas de precisão da força de Casimir motivou o desenvolvimento de novos modelos teóricos mais realistas. Graças à nova abordagem de espalhamento para o efeito Casimir, desenvolvida pelo grupo de Pinças Óticas da UFRJ em colaboração com os grupos de pesquisa do Laboratório Kastler-Brossel da École Normale Supérieure (França) e do Instituto de Física da Universidade de Augsburg (Alemanha), atualmente é possível investigar como a blindagem devido à presença de eletrólitos em solução modifica a interação de Casimir. As previsões desta teoria mostram que a interação de Casimir na presença de eletrólitos decai mais lentamente com a distância do que previsto pela teoria baseada em flutuações eletrostáticas proposta na década de 70. Recentemente, pesquisadores do Laboratório de Pinças Ópticas da UFRJ (LPO) utilizaram uma pinça óptica capaz de medir forças na escala do femtonewton (fN) para medir a força de Casimir entre duas microesferas dielétricas imersas em meio eletrolítico, para distâncias na faixa entre 200 e 400 nanômetros. Os resultados experimentais obtidos confirmam as previsões da teoria de blindagem da força de Casimir baseada na abordagem de espalhamento, podendo ter impacto na área de colóides, […]
Em operação: experimento CONNIE tem nova tecnologia de sensores para a detecção de neutrinos
Foi dada a largada para uma nova geração de experimentos de física de neutrinos, com tecnologia pioneira e grande protagonismo brasileiro e do IF-UFRJ. O reator da usina nuclear de Angra 2 hospeda ao seu lado um experimento de física desenhado para testar aspectos das teorias mais fundamentais da natureza. O experimento CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment) utiliza uma nova tecnologia para a detecção de neutrinos produzidos no reator e é, atualmente, o único deste tipo em operação no mundo. Seu detector é baseado em CCDs (charge coupled devices, ou dispositivos de carga acoplada), dispositivos capazes de detectar partículas de muito baixa energia. Essa habilidade abre uma nova janela para a pesquisa em física fundamental e aplicada, particularmente para os estudos da interação dos neutrinos. Com sua operação nos últimos cinco anos, o experimento CONNIE já foi capaz de atingir o recorde mundial em sensibilidade para um experimento de neutrinos. Graças a isso, foi possível estabelecer limites em teorias conhecidas como “além do modelo padrão” da física de partículas. Esses limites são os mais restritivos já obtidos a partir de um experimento de neutrinos de reator em baixas energias. O próximo passo é aumentar ainda mais a sensibilidade do detector, o que permitirá ampliar a exploração da física da interação de neutrinos e medir, pela primeira vez, o espalhamento coerente dos neutrinos do reator. Esse aumento da sensibilidade será proporcionado pelo emprego de uma nova tecnologia, denominada skipper-CCD e desenvolvida nos laboratórios LBL e Fermilab (EUA), em que é possível […]
Evento comemorativo dos 70 anos do professor Raimundo Rocha dos Santos
O professor Raimundo Rocha dos Santos completou 70 anos e um evento comemorativo remoto ocorreu no dia 14/06. A página do evento, com espaço para comentários e depoimentos, pode ser encontrada em: https://raimundo70anos.wordpress.com/
Artigo da colaboração ALPHA é capa da Nature
Resfriando a antimatéria: artigo da colaboração ALPHA (Antihydrogen Laser Physics Apparatus), “Laser cooling of antihydrogen atoms”, é capa da renomada revista Nature em abril. Os professores Cláudio Lenz Cesar, Daniel de Miranda Silveira e Rodrigo Sacramento assinam o artigo. Além dos três professores, Álvaro Nunes de Oliveira, pesquisador do INMETRO e ex-estudante de doutorado do IF–UFRJ, compõe o time de brasileiros no ALPHA. Confira o texto de C. L. Cesar explicando o assunto. “Enquanto a teoria da eletrodinâmica quântica calcula acertadamente os níveis de energia no (anti)átomo de hidrogênio com 12 algarismos significativos, a Física desconhece ‘detalhes’ como 95% da composição do Universo, as tais matéria e energia escuras, e o porquê da ausência de antimatéria primordial no Universo.” Veja o artigo “C. Baker, et al., Laser cooling of antihydrogen atoms. Nature 592, 35 (2021)” com acesso livre aqui.
Entrevista com Ildeu de Castro Moreira
Antes mesmo de começarmos as perguntas, ele agradeceu… (Ildeu) Agradeço a vocês pela gentileza da entrevista e os parabenizo pela iniciativa de estimular a comunicação do IF (Instituto de Física – UFRJ). Um desafio adicional, que vocês me proporcionaram, foi o de tentar responder a série de perguntas complexas e difíceis que vocês me fizeram aqui! Como só posso responder com muitas limitações próprias, já me desculpo a priori por elas. (CCom) Qual o principal desafio de um defensor da ciência no Brasil? (Ildeu) Fiquei contente pela premiação recebida, que resulta da atuação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Mas duas reflexões me vieram à mente, uma vez que essa titulação individual não me parece muito apropriada. A primeira é que o mérito dela deve ser compartilhado com muita gente da SBPC e de outras sociedades científicas, e com um grande número de pesquisadores, professores e estudantes, que lutam cotidianamente para defender e praticar a ciência. E praticá-la bem é uma forma essencial de defendê-la. A segunda é torcer para que a premiação possa ser desnecessária um dia, porque a ciência estará valorizada e desenvolvida o suficiente em nosso país para não precisar mais de defensores. Talvez o principal desafio, não meu, mas de todos nós, seja fazer com que a ciência se estabeleça de fato no Brasil. Desafio grande, a exigir muita gente e tempo, para as próximas décadas vindouras. Mas importante é prosseguir nesta senda. Precisamos empolgar os jovens nesta direção e conquistarmos para […]
GRADUAÇÃO: O início das aulas de Física Experimental 1 será no dia 29/03/2021.
O início das aulas de Física Experimental 1 será no dia 29/03/2021.
GRADUAÇÃO: Apoio Pedagógico Física – 2020/2 – Inscrições para alunos matriculados na disciplina de Física 1
Apoio Pedagógico Física – 2020/2 As atividades do apoio pedagógico física para os alunos que estão cursando Física 1 em 2020/2 serão realizadas em caráter remoto, a partir do dia 22/03. Os alunos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível em http://bit.ly/apoiofisica-202 As atividades terão início em um momento síncrono, às 10 horas do dia 22/03 (o link está ao final do formulário). Os monitores e professores estarão presentes.
GRADUAÇÃO: PEDIDOS DE REGULARIZAÇÃO DE DISCIPLINAS DE 2020-2: O aluno deve aguardar a disciplina aparecer na CRID para entrar com o pedido de regularização da disciplina.
PEDIDOS RELATIVOS A DISCIPLINAS QUE ESTÃO IRREGULARES EM 2020-2: O aluno deve aguardar a disciplina aparecer na CRID para entrar com o pedido de regularização da disciplina.
Auxílio Inclusão Digital – inscrições até 12/03/21
O Auxílio Inclusão Digital tem por objetivo democratizar e ampliar as condições de permanência na UFRJ, proporcionando aos estudantes de graduação presencial ou pós graduação stricto-sensu, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as condições técnicas necessárias para o acesso à internet. Edital de Seleção n° 102/2021 PROGRAMA DE AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL
GRADUAÇÃO: CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020 – após o Período Letivo Excepcional (PLE).
RESOLUÇÃO CEG No. 10/2020 Fixa as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2020: CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020 – após o Período Letivo Excepcional (PLE).
Processo seletivo – Mestrado Profissional em Ensino de Física – turma 2021
Encontram-se abertas (até dia 05/01/2021) as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ. Na página do programa (www.if.ufrj.br/pef) podem ser encontradas informações sobre as disciplinas, as dissertações já apresentadas, os professores e outras. Também neste site está o edital do processo seletivo, que também pode ser acessado neste link. São 14 vagas: 10 de ampla concorrência, 2 reservadas para candidatas de sexo feminino e 2 reservadas para candidatos que se autodeclarem pretos ou pardos.
Aluna do Bacharelado em Física é selecionada para o programa de duplo diploma com o grupo ParisTech
Parabéns à aluna Julia Rocha Costa do bacharelado em Física, que conseguiu ser uma dos 24 estudantes brasileiros selecionados para o programa de duplo diploma com o grupo ParisTech. O IF deseja sucesso à Julia na École Supérieure de Physique et de Chimie Industrielles em Paris.
Orientação para pedidos de abertura de vagas em disciplinas da Graduação
Pedidos de abertura de novas vagas em disciplinas devem ser feitos apenas através do Coordenador do Curso de origem do aluno, que os analisará e, se for o caso, fará um pedido ao IF. A Direção Adjunta de Graduação, a Secretaria de Ensino do IF, o Coordenador do Básico nem os Coordenadores das Disciplinas de serviço podem atender aos pedidos individuais dos alunos.
Processo seletivo para Professor Substituto no IF – INSCRIÇÕES ABERTAS – de 16 a 19/11/2020
O edital contempla 4 vagas de Professor Substituto no IF. EDITAL NORMAS COMPLEMENTARES CANDIDATOS HOMOLOGADOS CANDIDATOS NÃO HOMOLOGADOS COMISSÃO JULGADORA – Professora Camila Ferreira de Sá Codeço (Presidente), Professor Hugo Milward Riani de Luna e Professor Luca Roberto Augusto Moriconi. CRONOGRAMA RESULTADO DA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS CRONOGRAMA – PROVA ORAL Caso algum candidato aprovado ainda não tenha recebido (via email) o link para o sorteio de pontos e para a prova oral, por gentileza, entrar em contato imediatamente a partir dos endereços de email: diretoria@if.ufrj.br e camilla@if.ufrj.br. CANDIDATOS APROVADOS NA PROVA ORAL CRONOGRAMA – PROVA DIDÁTICA Caso algum candidato aprovado na prova oral ainda não tenha recebido (via email) o link para a prova didática, por gentileza, entrar em contato imediatamente a partir dos endereços de email: diretoria@if.ufrj.br e camilla@if.ufrj.br. RESULTADO FINAL DOU Importante: Conforme item 3.5.1. do Edital 448/2020, no caso de indeferimento do pedido de inscrição, o candidato poderá recorrer, com efeito suspensivo, ao Diretor da Unidade (diretoria@if.ufrj.br) ou ao responsável pela Instância equivalente ao qual está subordinado o respectivo Departamento ou Instância responsável pela área/setor, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação dos resultados no endereço eletrônico utilizado para inscrição. as etapas avaliativas do processo seletivo simplificado poderão ser realizadas de modo remoto (Informações em breve) Inscrições: 16 a 19 de Novembro As inscrições devem ser feitas enviando mensagem e documentação para diretoria@if.ufrj.br . Dúvidas devem ser enviadas para o mesmo endereço. Resolução CEG 11/2020 – Dispõe sobre o processo de seleção em ambiente remoto e contratação de professor substituto durante o período da pandemia […]
Datas dos próximos períodos acadêmicos (2020/1, 2020/2 e 2021/1)
2020/1: de 30/Novembro/20 a 06/Março/2021 (12 semanas) 2020/2: de 22/Março/2021 a 12/Junho/2021 (12 semanas) 2021/1: início em 28/Junho/201 (final ainda não marcado)
Experimento CONNIE recebe destaque na revista Symmetry
Experimento CONNIE recebe destaque na revista Symmetry O experimento CONNIE, que conta com grande participação brasileira e de pesquisadoras e alunos do Laboratório de Física de Partículas Elementares (LAPE) do Instituto de Física da UFRJ, foi destaque em matéria da revista Symmetry [1]. Uma colaboração das Américas, o experimento tem como objetivo observar as primeiras detecções de espalhamento coerente de neutrinos de baixa energia em núcleos de silício e buscar por física além do modelo padrão. A colaboração internacional conta com cerca de trinta físicos e engenheiros, incluindo as professoras do IF-UFRJ Carla Bonifazi e Irina Nasteva. O projeto foi idealizado pelo físico Juan Estrada, do Fermilab, em 2010 e instalado no laboratório adjacente ao reator Angra 2 em dezembro de 2014 [2], aproveitando o reator como fonte abundante de neutrinos. Após cinco anos de desenvolvimento no local, CONNIE agora atingiu o estágio em que pode ser operado continuamente e totalmente remotamente. O detector de CONNIE contém 14 CCDs (sigla em ingês para dispositivos de carga acoplada), sensores de silício muito utilizados na astronomia que recentemente tiveram aplicação também na busca pela detecção de matéria escura e, agora, neutrinos. A detecção ocorreria por meio de um processo elusivo chamado espalhamento elástico coerente do neutrino no núcleo, no qual neutrinos de baixa energia podem rebater diretamente nos núcleos dos átomos da matéria, gerando um pequeno recuo dos núcleos. Para observar esse processo delicado, é necessário atingir níveis de ruído muito baixos nos detectores e ter excelente conhecimento da contaminação de fundo […]
ALUNOS DO IF: Participem da PESQUISA da Comissão Especial para Acompanhamento das Atividades Não Presenciais (CEANP)
O presente formulário foi elaborado pela Comissão Especial para Acompanhamento das Atividades Não Presenciais (CEANP) e tem o intuito de abrir escuta ao corpo discente durante o processo do Período Letivo Excepcional em curso, de modo a contribuir para a construção de possibilidades para eventuais novos semestres letivos não presenciais, em função da continuidade da pandemia de COVID-19.O e-mail solicitado abaixo não tem fins de identificação, mas é um mecanismo para limitar que cada discente responda à pesquisa apenas uma vez. Você não será identificado/a de qualquer outra forma e os dados coletados serão tratados coletivamente, não havendo disponibilização das respostas individuais a nenhuma outra instância da UFRJ ou externa a ela. Discentes: https://forms.gle/nPVR1PjLufBD4B8H6
UFRJ abre sindicância interna para apurar possíveis fraudes em provas
UFRJ abre sindicância interna para apurar possíveis fraudes em provas A decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), ciente de possíveis irregularidades durante a aplicação e a realização de provas de Física e Cálculo no Período Letivo Excepcional (PLE), resolveu instaurar uma comissão de sindicância interna para apurar, com rigor, os acontecimentos relatados e devidamente documentados, e que podem ferir a dignidade de nossa Universidade. Caso confirmadas as irregularidades, as sanções, anteriormente previstas e regulamentadas pelos colegiados superiores da UFRJ, deverão ser aplicadas, após o direito à ampla defesa e ao contraditório. No caso de envolvimento de pessoas externas, serão tomadas as providências cabíveis, de acordo com a legislação vigente. 28/9/2020 Reitoria da UFRJ e decania do CCMN
Seleção de monitor para FISÍCA 1 – até 4ª-feira, 16/09/20
Aberta a seleção de monitor para FISÍCA 1 – até 4ª-feira, 16/09/20 Interessados devem entrar em contato com fisica1@if.ufrj.br até 4a-feira, 16/09, enviando: Nome completo DRE Curso boletim se houver, experiência anterior em monitoria (indicando professor responsável).
AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL – retirada dos chips – nova chance amanhã, 20/8, no período de 11:30 às 12:30 h, no Hall da Biblioteca do CCMN
Prezados alunos dos cursos de Física Bacharelado, Licenciatura e Física Médica, e Nanotecnologia, quem não compareceu hoje para pegar os chips terá uma nova chance amanhã, 20/8, no período de 11:30 às 12:30 h, no Hall da Biblioteca do CCMN. As recomendações são as mesmas de hoje: levar documento com foto, usar máscara e manter distanciamento caso precise aguardar para pegar o chip. Os chips que não forem entregues nesse horário serão devolvidos à PR7.
AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL – ENTREGA DIA 19/08/20 – de 10:00h às 13:15h – Hall da Biblioteca do CCMN
Informamos que a entrega dos chips aos alunos contemplados com esse auxílio de inclusão digital será realizada no dia 19/08/2020, próxima quarta-feira, no Hall da Biblioteca do CCMN (próximo ao trailer vermelhinho), seguindo a seguinte indicação de horários: ALUNOS CONTEMPLADOS E HORÁRIOS PARA RETIRADA DOS CHIPS A equipe de distribuição ficará no local de 10:00h às 13:15h, mas solicitamos que o aluno se apresente ao local no horário indicado, sem acompanhantes, para evitar aglomerações. O estudante deve apresentar documento com foto e, se possível, uma caneta para assinar o recebimento. O local fica ao ar livre e será mantido distanciamento, mas mesmo assim chamamos atenção de todos quanto à necessidade do uso de máscara, para que todos permaneçam em segurança. A UFRJ com essa iniciativa tem por objetivo permitir aos alunos o acesso ao ensino remoto, tendo em vista a pandemia do COVID-19.
Evento discute a detecção de partículas misteriosas: Neutrinos e Matéria escura
A matéria escura e os neutrinos estão entre as partículas mais enigmáticas da natureza. Os neutrinos foram descobertos há décadas, mas algumas de suas propriedades não se encaixam muito bem na teoria padrão da física de partículas. Elas são as partículas conhecidas com massa mais abundante no cosmo e poderiam até elucidar por que o universo não tem a mesma quantidade de matéria do que de anti-matéria. Já a matéria escura foi teorizada também há décadas, mas nunca foi detectada. Sem a sua presença, as teorias mais aceitas para descrever o universo caem por terra. Essas duas partículas compartilham o fato de serem difíceis de detectar, dada sua baixa interação com a matéria ordinária. Existe hoje um grande esforço teórico e experimental nessas duas áreas, que provavelmente levará à elaboração de novas teorias físicas. E um dos caminhos mais promissores para isso é a realização de grandes experimentos para detectar e medir essas partículas. Os neutrinos e a matéria escura têm muitas conexões, tanto em relação às suas possíveis propriedades físicas quanto aos seus métodos de detecção. Elas são o foco de alguns dos ramos de maior interesse na pesquisa em física da atualidade. No entanto, esses temas são ainda pouco estudados no Brasil ? mesmo nos cursos de pós-graduação em física, especialmente no que se refere aos seus métodos de detecção. Embora exista participação brasileira em experimentos de neutrinos ? inclusive há dois em solo brasileiro ? e de matéria escura, essa participação ainda é tímida em nível mundial. […]
(Português) Colaboração Pierre Auger ganha o prêmio Physics World Top Ten Breakthroughs of 2017
(Português) Estudante do Mestrado Profissional em Ensino é premiado no III Prêmio de Educação Científica
(Português) Espalhamento, quebra e fusão de 9Be + 208Pb a baixas energias em um modelo de 4-corpos
(Português) Múons em chuveiros no Observatório Pierre Auger: número médio em eventos de alta inclinação
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(Português) Observação de correlações antiferromagnéticas no modelo de Hubbard com átomos ultra frios
(Português) Redistribuição de Emaranhamento na presença de descoerência
Quantum entanglement is a quantum phenomenon that is responsible for novel tasks such as teleportation. When an initially entangled pair of quantum systems interacts with an environment, there are a number of ways in which the original entanglement can spread throughout the entire multipartite system. IF/UFRJ researchers report theoretical and experimental results regarding the dynamics of the distribution of entanglement in this system. The experiment employs an all optical setup in which the quantum bits are encoded in the polarization degrees of freedom of two photons, and each local interaction is implemented with an interferometer that couples the polarization to the path of each photon, which acts as an environment. They monitor the dynamics and distribution of entanglement and observe the transition from bipartite to multipartite entanglement and back, and show how these transitions are intimately related to the sudden death and sudden birth of entanglement. The multipartite entanglement is further analyzed in terms of three- and four-partite entanglement contributions, and genuine four-qubit entanglement is observed at some points of the evolution. This work sheds light on the intricate relations between different types of multipartite entanglement, a necessary resource for quantum information networks. http://journals.aps.org/prl/abstract/10.1103/PhysRevLett.113.240501
(Português) Simulação quântica experimental de um processo de resfriamento usando fótons emaranhados
(Português) Materiais Antiferromagnéticos para a Spintrônica
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(Português) Evidência experimental da fragmentação da molécula de H_2 em dois átomos de hidrogênio no estado metaestável 2^{2}S
(Português) Nova dinâmica na produção da assimetria matéria-anti-matéria em decaimentos dos mésons B
(Português) Testemunhas de emaranhamento confiáveis
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