IF/UFRJ propõe acordo de cooperação com o INMETRO

O Grupo de Trabalho GT [Reforma,IF] instituído pela Congregação do Instituto de Física em 22/06/2021 estabeleceu contato com o Centro de Capacitação [CICMA] da Diretoria de Planejamento [DPLAN] do INMETRO.

Esse contato deu origem a discussões entre um grupo de professores do IF e um grupo de cientistas da área de Metrologia Científica do INMETRO, que permitiram identificar diversos pontos de interesse comum entre as duas instituições e levaram à proposta de um acordo formal de colaboração técnica, envolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Os objetivos e termos do Acordo foram explicados aos professores do IF no
terço final do Colóquio realizado em 04/08/2022, cuja gravação está disponível aqui.

Uma versão do texto do acordo, modificada por comentários feitos na Congregação do IF em 06/09/2022, será analisada pela próxima Congregação e seguirá para o Conselho do CCMN.

O GT [Reforma,IF] acredita que o envolvimento dos estudantes do IF com as atividades do INMETRO pode ser um importante inibidor dos fortíssimos índices de evasão característicos de nossos cursos, construídos para destinos de caráter puro para ciência e vida acadêmica. A metrologia científica pode representar uma área alternativa de atuação dos nossos egressos, com características mais aplicadas.

Esse esforço de criação da nova cultura em interação com o INMETRO já foi iniciado pelo GT, como, por exemplo, com a realização do colóquio realizado por representantes do INMETRO em 28/04/2022, que tem gravação disponível, acessível a professores e estudantes.

Houve também a realização de seminários em cursos do IF e, na última semana de Setembro, a Prof. Erica Polycarpo participou do comitê externo de avaliação na III Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do Inmetro, no campus Duque de Caxias. Ações como a formulação de proposta de disciplina eletiva, de palestras, organização de visitas e planejamento para concessão de bolsas estão em processo de implementação.

Pela parte do IF, o acordo terá um coordenador, na pessoa do diretor do Instituto, e um gerente de atividades, este sendo o organizador e executor de tarefas como exemplificadas acima, as quais estão sendo assumidas por Erica Polycarpo. Além disso, o GT reitera que o envolvimento dos estudantes é fundamental para que esse projeto produza os benefícios esperados.

 

Texto de Erasmo Ferreira e Érica Polycarpo