O Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada do Instituto de Física é uma proposta pioneira, primeira do gênero sob os cuidados do CA-Física/Astronomia da Capes, voltado para um público interessado em aplicações de Física a diversas outras áreas do conhecimento.
O Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada conta com a participação de 30 professores em seu corpo docente, atuando em três áreas de concentração: física médica e biológica, ciência dos materiais e instrumentação, modelagem computacional e de sistemas complexos; 30 projetos de pesquisa e laboratórios associados no Instituto de Física, no Instituto de Química-UFRJ, no Instituto de Ciências Biomédicas-UFRJ, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE-UFRJ, no Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio-UFRJ) e no Instituto de Economia-UFRJ.
A estrutura do curso foi pensada com poucas disciplinas obrigatórias e uma diversidade de disciplinas optativas e tópicos avançados em sub-áreas específicas das três grandes áreas de concentração propostas para o programa, para possibilitar que postulantes de áreas diversas além da física, como economia, biologia, química e engenharia possam realizar seus projetos de forma interdisciplinar.
Informações sobre o Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada
Produção Acadêmica do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Física Aplicada
2018
Resolução CPG-PPGI-FisAplic #3/2018: Regulamenta a coorientação no PPGI-FisAplic;
Resolução CPG-PPGI-FisAplic #2/2018: Cria a categoria de Professor Participante no PPGI-FisAplic;
Resolução CPG-PPGI-FisAplic #1/2018: Estabelece diretrizes para a alteração do número de docentes no PPGI-FisAplic;
22/11/2018 – CCDs como detectores de partículas, Profa. Carla Bonifazi. “Link” da apresentação no YouTube:
11/10/2018 – Nanopartículas Magnéticas e Aplicações, Prof. Miguel Novak. Acesse aqui o “link” para assistir a apresentação no Youtube, (ao vivo) a partir das 14:45 horas.