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Seminário de Ensino de Física: Pedro Terra
terça-feira, 18 de março-4:00 PM - 6:00 PM
BNCC e documentos curriculares estaduais: uma análise
do ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio
do ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio
Pedro de Paula Terra (Col. Pedro II / UFRJ-PEMAT)
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento norteador dos currículos brasileiros, foi produzida no mesmo movimento da criação do Novo Ensino Médio, de 2017. Desde então, vimos, de um lado, iniciativas de implementação de currículos fundamentados na BNCC e, de outro, resistência às reformas. Em 2025, há efeitos em ambos os sentidos: as unidades federativas produziram seus documentos curriculares para implementação das reformas, enquanto o atual governo propôs alterações ao Novo Ensino Médio, que foram aprovadas pelo congresso nacional em 2024. Neste seminário, apresentaremos uma análise feita por nós de todos os documentos curriculares atualmente em vigor nos diferentes estados e no Distrito Federal, buscando compreender a condição das Ciências da Natureza no Ensino Médio brasileiro. Apresentaremos, de início, um breve histórico da adoção da BNCC e uma análise de sua estrutura. Em seguida, descreveremos sumariamente os documentos estaduais, classificando-os a partir de suas principais características. Destacaremos as diferenças entre eles e enfatizaremos alguns casos que apresentam contrastes significativos. A partir desses dados, discutiremos de que forma os documentos curriculares se alinham aos objetivos declarados das reformas.
Dia, hora e local: terça feira, 18/03/2025, 16 horas, sala A-343