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Seminário de Ensino de FÃsica: Wagner Pereira
16 de maio de 2023-4:00 PM - 6:00 PM
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para aprimorar ambientes virtuais de aprendizagem
Wagner Moreira Pereira (IF-UFRJ)
Resumo: Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) fazem parte do cotidiano dos professores e alunos de todo o Brasil desde o ensino básico até o ensino superior. Pensando na necessidade de incorporar novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, este trabalho testa a integração do software GeoGebra com o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE com a intenção de aprimorar o processo de avaliação dos alunos do Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Após observação empÃrica dos alunos da disciplina de Introdução à s Ciências FÃsicas 1 (ICF1) e consulta à literatura, ficou evidente que os alunos ingressantes no ensino superior possuem alguma lacuna no seu conhecimento sobre os conceitos de vetores. Pensando em avaliar o conhecimento dos alunos sobre esse assunto, foram elaboradas 12 questões abordando os conceitos de soma, subtração e decomposição de vetores, multiplicação por um escalar, representação de um vetor em termos dos unitários ?? e ??, dentre outras. A vantagem do uso do GeoGebra é que os alunos agora podem manipular os objetos na tela do celular, tablet ou do computador livremente para realizar tarefas que também avaliam os desenhos dos alunos. Adicionalmente, o aluno passa a ter um feedback imediato ao terminar a tarefa, eliminando o tempo entre a finalização e a correção da atividade. Para os professores, outra vantagem também está em poder randomizar os valores das variáveis e das posições dos objetos e ainda ter o registro do histórico de atividade dos alunos. As questões foram elaboradas pensando em reduzir a carga cognitiva exigida dos alunos na sua realização, de modo que pudéssemos identificar quais são as dificuldades mais básicas dos alunos. Para concluir, um breve roteiro para elaboração deste tipo de atividade será apresentado, contendo um pequeno guia para integração do GeoGebra com o MOODLE, e serão discutidas algumas limitações encontradas durante o processo de criação das questões.Â
Dia, hora e local: 16/maio, 16h, sala 343