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Inscrições processo seletivo – Mestrado Profissional em Ensino de Física – turma 2024
Encontram-se abertas, no período de 09/08/2023 a 25/09/2023 as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ. O edital e demais informações sobre o processo seletivo encontram-se na página: http://pef.if.ufrj.br/selecao/inscricoes.html Na página do programa (www.if.ufrj.br/pef) podem ser encontradas informações sobre as disciplinas, as dissertações já apresentadas, os professores e outras. São 15 (quinze) vagas distribuídas em 9 (nove) vagas de ampla concorrência, 3 (três) vagas para candidatos pretos, pardos ou indígenas, 2 (duas) vagas para candidatas do sexo feminino e 1 (uma) vaga para candidatos com deficiência.
Find out more »PERÍODO LETIVO 2023/2 – de 10/08/2023 até 23/12/2023
2023/2: de 10 de agosto de 2023 a 23 de dezembro de 2023
Find out more »Trancamento de pedidos de inscrição em disciplinas (desistência de inscrição) (aluno online) 2023/2: de 28/08/2023 a 12/09/2023
Trancamento de pedidos de inscrição em disciplinas (desistência de inscrição)(aluno online) 2023/2: de 28/08/2023 a 12/09/2023
Find out more »4:00 PM
Seminário de Ensino de Física: Rodrigo Torquato da Silva Jr
Seminário de Ensino de Física Ensino de acústica com o enfoque CTS: atividades investigativas sobre a poluição sonora na escola Rodrigo Torquato da Silva Júnior (IF-UFRJ) Resumo: A poluição sonora é um problema de saúde pública que afeta boa parte da população mundial. O uso de fones de ouvidos e os ambientes ruidosos das grandes cidades deixam diuturnamente a população exposta a níveis de pressão sonora considerados inadequados. Nosso trabalho tem como objetivo levar a questão da poluição sonora para a sala de aula e estudar as características do som com o uso de recursos tecnológicos de fácil acesso e pouco utilizados. Através de uma DAW (acrônimo do inglês Digital Audio Workstation), um software de gravação, faremos uma investigação sobre as frequências que compõem diferentes sons para compreender como o timbre tem relação com o formato da onda resultante da composição de diferentes harmônicos. Além disso, os alunos, por meio de um aplicativo de celular que mede o nível de pressão sonora, irão elaborar mapas sonoros dos ambientes externos à escola, com o intuito de classificar os diferentes ambientes e discutir a qualidade sonora desses locais em que se encontram durante parte do seu dia. Com essa atividade, esperamos despertar a atenção dos alunos para o problema, usualmente negligenciado, da poluição sonora em nosso cotidiano. Dia, hora e local: terça-feira, 5 de setembro, 16h, sala 343
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