A produção do conhecimento, via extensão, se faz na troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, tendo como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade. Na tentativa de atender a essas diretrizes de extensão o Instituto de FÃsica da UFRJ tem realizado cursos para professores do ensino médio e fundamental, disponibilizado material didático e de divulgação cientÃfica na forma de material impresso, aplicativos e vÃdeos e participado de eventos de divulgação cientÃfica tais como o Conhecendo a UFRJ e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, recebe a visita de escolas do ensino fundamental e médio e do público geral no Museu Interativo da FÃsica (LADIF).
Contato:Â ladif@if.ufrj.br
Projetos de Extensão
Museu Interativo da FÃsica – LADIF
Museu à disposição de alunos e professores e do público geral que desejarem conhecer o acervo de experiências e vÃdeos. Ele recebe visitas agendadas de escolas da rede escolar de ensino médio e fundamental e está aberto se segunda à sexta-feira, das 8h à s 19h.
Coordenação: Miriam  Gandelman
Página do projeto: http://ladif.if.ufrj.br/
Divulgação e Novas Tecnologias: a FÃsica e os Equipamentos dos Dias de Hoje
Coordenação: Miriam  Gandelman
Página do projeto: http://ladif.if.ufrj.br/
Tem Criança no Circuito
Coordenação: Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker
Página do projeto: https://temcriancanocircuito.wordpress.com
Tem Menina no Circuito
Coordenação: Thereza Cristina de Lacerda Paiva
Página do projeto: https://temmeninanocircuito.wordpress.com/
Descobrindo as PartÃculas Elementares
Coordenação: Irina Nasteva
Página do projeto: https://www.facebook.com/lapeufrj/
Expandindo o Universo da escola: relatividade e cosmologia no ensino básico
Propomos um projeto dirigido para professores de ciências e de matemática do ensino básico, composto por 11 encontros oferecidos anualmente de aproximadamente 3 horas cada consistindo de palestras ministradas por um docente, seguidas por atividades conduzidas pelos alunos de graduação, que atuarão como proponentes, idealizadores e monitores das dinâmicas oferecidas. Os temas das palestras abordarão as dimensões, a composição e a evolução do Universo, relatividade, buracos negros, ondas gravitacionais e astrobiologia. As atividades desenvolvidas em cada encontro serão relacionadas ao tema da palestra, e visam melhorar a apreensão do conhecimento exposto e oferecer meios para que o mesmo seja transmitido para os alunos do ensino básico.
Coordenação: Ribamar Rondon Rezende dos Reis
Página do projeto:
A mágica da ciência
O projeto visa a realização de vÃdeos divulgativos que apresentem de forma lúdica e fantástica conceitos e fenômenos cientÃficos. Os vÃdeos serão direcionados principalmente para alunos do ensino fundamental e médio, mas também poderão ser aproveitados pelo publico geral.
Coordenação: Alexis Ricardo Hernandez Nunez
Página do projeto:
Programa de letramento cientÃfico: o céu é o limite!
O programa engloba 7 projetos das áreas de fÃsica e astronomia com o objetivo de melhorar o letramento cientÃfico da população. Em conjunto, os diferentes projetos abordam temas cientÃficos e tecnológicos em múltiplas atividades, cobrindo ampla faixa etária, e podem acomodar estudantes de diversas áreas. Como exemplo das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, segundo suas habilidades temos: -Mediação em oficinas de temática cientÃfica e tecnológica -Mediação em exposições de fÃsica e astronomia -Projeto e construção de material através de impressão 3D -Desenvolver projetos de eletrônica com arduÃno -Filmagem e edição de vÃdeos -Design e editoração de material -Administração de redes sociais
Coordenação: Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker
Página do projeto:
Elaboração de Material de Preparação para a OlimpÃada Brasileira de FÃsica (OBF)
Nesta ação de extensão, elaboramos material didático destinado à preparação de estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio para a OlimpÃada Brasileira de FÃsica (OBF). Esse material consistirá principalmente em resoluções de questões de provas anteriores. O objetivo principal da ação é fortalecer e direcionar a preparação dos alunos interessados em participar da OlimpÃada, além de auxiliar professores dos ensinos fundamental e médio na preparação desses alunos. Esperamos também estimular uma maior participação de estudantes na OBF, um maior interesse em FÃsica e, mais fundamentalmente, em ciência e na carreira cientÃfica.
Coordenação: Marcos Gonçalves de Menezes
Página do projeto: https://www.if.ufrj.br/~marcosgm/extensao.html
Arquimedes – FÃsica
O projeto Arquimedes realiza oficinas de fÃsica mão-na-massa com alunos do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro, matriculados em escolas do Complexo da Maré e da Ilha do Governador. As oficinas ocorrem presencialmente nas terças e quartas de 15h à s 17h. Além desses horários, monitores são bem-vindos para trabalhar em outros horários na a confeccção e no teste das oficinas e também são imersos nas tecnologias de fabricação rápida (impressão 3D, corte a laser, etc)
Coordenação: Rodrigo Lage Sacramento e FabrÃcio Frizera Borghi
Página do projeto:
FrÃsica
Coordenação: Gabriela Lemos
Página do projeto:
Informação para o público e profissionais de saúde que utilizam a radiação ionizante sobre os riscos e benefÃcios da mesmaÂ
Coordenação: Josilene Cerqueira
Página do projeto:
Curso de Introdução à FÃsica Médica
Coordenação: Josilene Cerqueira
Página do projeto:
UFRJ no Portal da FÃsica
Coordenação: Camilla Codeço
Página do projeto: