Extensão

A produção do conhecimento, via extensão, se faz na troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, tendo como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade. Na tentativa de atender a essas diretrizes de extensão o Instituto de Física da UFRJ tem realizado cursos para professores do ensino médio e fundamental, disponibilizado material didático e de divulgação científica na forma de material impresso, aplicativos e vídeos e participado de eventos de divulgação científica tais como o Conhecendo a UFRJ e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, recebe a visita de escolas do ensino fundamental e médio e do público geral no LADIF.

Contato: ladif@if.ufrj.br

Projetos de Extensão
Laboratório Didático do Instituto de Física – LADIF

Laboratório à disposição de alunos e professores e do público geral que desejarem conhecer o acervo de experiências e vídeos. Ele recebe visitas agendadas de escolas da rede escolar de ensino médio e fundamental e está aberto se segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

Coordenação: Miriam  Gandelman

Página do projeto: http://ladif.if.ufrj.br/

Divulgação e Novas Tecnologias: a Física e os Equipamentos dos Dias de Hoje

Coordenação: Miriam  Gandelman

Página do projeto: http://ladif.if.ufrj.br/

Tem Criança no Circuito

Coordenação: Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker

Página do projeto: https://temcriancanocircuito.wordpress.com

Tem Menina no Circuito

Coordenação: Thereza Cristina de Lacerda Paiva

Página do projeto: https://temmeninanocircuito.wordpress.com/

Descobrindo as Partículas Elementares

Coordenação: Murilo Santana Rangel

Página do projeto: https://www.facebook.com/lapeufrj/

Informação para o Público e Profissionais de Saúde que Utilizam a Radiação Ionizante Sobre os Riscos e Benefícios da Mesma

Coordenação: Odair Dias Gonçalves

Página do projeto:

Expandindo o Universo da escola: relatividade e cosmologia no ensino básico

Propomos um projeto dirigido para professores de ciências e de matemática do ensino básico, composto por 11 encontros oferecidos anualmente de aproximadamente 3 horas cada consistindo de palestras ministradas por um docente, seguidas por atividades conduzidas pelos alunos de graduação, que atuarão como proponentes, idealizadores e monitores das dinâmicas oferecidas. Os temas das palestras abordarão as dimensões, a composição e a evolução do Universo, relatividade, buracos negros, ondas gravitacionais e astrobiologia. As atividades desenvolvidas em cada encontro serão relacionadas ao tema da palestra, e visam melhorar a apreensão do conhecimento exposto e oferecer meios para que o mesmo seja transmitido para os alunos do ensino básico.

Coordenação: Ribamar Rondon Rezende dos Reis

Página do projeto:

A mágica da ciência

O projeto visa a realização de vídeos divulgativos que apresentem de forma lúdica e fantástica conceitos e fenômenos científicos. Os vídeos serão direcionados principalmente para alunos do ensino fundamental e médio, mas também poderão ser aproveitados pelo publico geral.

Coordenação: Alexis Ricardo Hernandez Nunez

Página do projeto:

Programa de letramento científico: o céu é o limite!

O programa engloba 7 projetos das áreas de física e astronomia com o objetivo de melhorar o letramento científico da população. Em conjunto, os diferentes projetos abordam temas científicos e tecnológicos em múltiplas atividades, cobrindo ampla faixa etária, e podem acomodar estudantes de diversas áreas. Como exemplo das atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes, segundo suas habilidades temos: -Mediação em oficinas de temática científica e tecnológica -Mediação em exposições de física e astronomia -Projeto e construção de material através de impressão 3D -Desenvolver projetos de eletrônica com arduíno -Filmagem e edição de vídeos -Design e editoração de material -Administração de redes sociais

Coordenação: Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker

Página do projeto:

Elaboração de Material de Preparação para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Nesta ação de extensão, elaboramos material didático destinado à preparação de estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Esse material consistirá principalmente em resoluções de questões de provas anteriores. O objetivo principal da ação é fortalecer e direcionar a preparação dos alunos interessados em participar da Olimpíada, além de auxiliar professores dos ensinos fundamental e médio na preparação desses alunos. Esperamos também estimular uma maior participação de estudantes na OBF, um maior interesse em Física e, mais fundamentalmente, em ciência e na carreira científica.

Coordenação: Marcos Gonçalves de Menezes

Página do projeto: http://darnassus.if.ufrj.br/~marcosgm/extensao.html

Próximos eventos agendados

There are no upcoming events at this time.