Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada

Clique aqui para assistir ao vídeo de divulgação do processo seletivo de 2022/1

O Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada do Instituto de Física  é uma proposta pioneira, primeira do gênero sob os cuidados do CA-Física/Astronomia da Capes, voltado para um público interessado em aplicações de Física  a diversas outras áreas do conhecimento.

O Mestrado  Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada conta com a participação de 30 professores em seu corpo docente, atuando em três áreas de concentração:  física médica e biológica,  ciência dos materiais e instrumentação,  modelagem computacional e de sistemas complexos; 30 projetos de pesquisa e laboratórios associados no Instituto de Física,  no Instituto de Química-UFRJ, no Instituto de Ciências Biomédicas-UFRJ, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia  COPPE-UFRJ, no Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio-UFRJ) e no Instituto de Economia-UFRJ.

A estrutura do curso foi pensada com poucas disciplinas obrigatórias e uma diversidade de disciplinas optativas e tópicos avançados em sub-áreas específicas das três grandes áreas de concentração propostas para o programa, para possibilitar que postulantes de áreas diversas além da física,  como economia, biologia, química e engenharia possam realizar seus projetos de forma interdisciplinar.

Produção Acadêmica do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Física Aplicada

N. Autor(a) Título Data Defesa Orientadores
1 Marcos Guilherme Vieira Junior Aspectos Numéricos e Experimentais da Determinação do Espectros de Energia de Fótons Usando um Detector de Pixels de Silício 24/08/2020 Erica Ribeiro Polycarpo Macedo (orientadora), Franciole da Cunha Marinho (coorientador)
2 Lucas Rego Ramos Reconhecimento de padrão emocional em
usuários experientes de Ayahuasca: um estudo
por ressonância magnética funcional.
01/12/2020 Bruno Coelho César Mota (orietnador), Tiago Arruda
Sanchez (coorientador)
3 Ana Beatriz de Almeida Rocha dos Santos Manganês como elemento promotor de progressão tumoral 10/12/2020 Simone Coutinho Cardoso (orientadora), Mariana Paranhos Stelling (coorientadora)
4 Evanilde Fernandes da Rocha Medidas decoeficiente de atenuação e densidade em estruturas obtidas com impressão 3D, poliácido lático (PLA) como matéria prima e raios x com energia entre 15 e 35 keV 20/10/2021 Odair Dias Gonçalves
5 Ísis Paes D’ Assumpção Perez O efeito da exposição de campos magnéticos estáticos sobre fibroblastos em cultura 10/02/2022 Bruno de Almeida C. C. Pontes (orientador), Nathan Bessa
Viana (coorientador)
6

2021

2019

  • Resolução 3/2019 – Revogada pela Resolução 2/2021
  • Resolução CPG-PPGI-FisAplic #2/2019: regulamenta as avaliações dos planos de trabalho dos estudantes.
  • Resolução CPG-PPGI-FisAplic #1/2019: revogada em 11/11/2019.

2018

    • 22/11/2018 – CCDs como detectores de partículas, Profa. Carla Bonifazi. “Link” da apresentação no YouTube:
    • 11/10/2018 – Nanopartículas Magnéticas e Aplicações, Prof. Miguel Novak. Acesse aqui o “link” para assistir a apresentação no Youtube, (ao vivo) a partir das 14:45 horas.

Próximos eventos agendados

There are no upcoming events at this time.

Destaques

Está disponível o edital do processo de seleção 2022-2 do PPG-MFA

 


Notícias do curso

    Arquivo de notícias, clique aqui!