Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Física Aplicada

O Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Física Aplicada do Instituto de Física  é uma proposta pioneira, primeira do gênero sob os cuidados do CA-Física/Astronomia da Capes, voltado para um público interessado em aplicações de Física  a diversas outras áreas do conhecimento.

O Mestrado  Acadêmico Interdisciplinar em Física Aplicada conta com a participação de 30 professores em seu corpo docente, atuando em três áreas de concentração:  física médica e biológica,  ciência dos materiais e instrumentação,  modelagem computacional e de sistemas complexos; 30 projetos de pesquisa e laboratórios associados no Instituto de Física,  no Instituto de Química-UFRJ, no Instituto de Ciências Biomédicas-UFRJ, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia  COPPE-UFRJ, no Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio-UFRJ) e no Instituto de Economia-UFRJ.

A estrutura do curso foi pensada com poucas disciplinas obrigatórias e uma diversidade de disciplinas optativas e tópicos avançados em sub-áreas específicas das três grandes áreas de concentração propostas para o programa, para possibilitar que postulantes de áreas diversas além da física,  como economia, biologia, química e engenharia possam realizar seus projetos de forma interdisciplinar.

Produção Acadêmica do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Física Aplicada

2018

• 22/11/2018 – CCDs como detectores de partículas, Profa. Carla Bonifazi. “Link” da apresentação no YouTube:
    • 11/10/2018 – Nanopartículas Magnéticas e Aplicações, Prof. Miguel Novak. Acesse aqui o “link” para assistir a apresentação no Youtube, (ao vivo) a partir das 14:45 horas.

Próximos eventos agendados

Destaques

Estão abertas inscrições para o processo seletivo da turma de 2019/2 do Mestrado Interdisciplinar em Física Aplicada. O edital do processo seletivo pode ser obtido através do “link” abaixo:

Edital_PPGI_FisAplic_2019_2_vF