Em resposta à pandemia COVID-19, uma colaboração de instituições internacionais e a UFRJ está desenvolvendo o projeto Ventilador de Alto Desempenho e Baixo Custo (HPLV), que tem como objetivo avançar no desenvolvimento e testes do protótipo de ventilador pulmonar.
O projeto busca um desenvolvedor de software, que testará os protótipos no laboratório LAPE com a equipe do HPLV da UFRJ. Também implementará adaptações do software existente e trabalhará em consolidar a funcionalidade existente ou implementar algumas novas funcionalidades relacionadas aos modos de ventilação ou procedimentos de calibração. Para isso, feedback clínico e orientação de especialistas estarão disponíveis.
As tecnologias de software do HEV/HPLV giram em torno de um microcontrolador integrado que faz interface com um Raspberry Pi, executando uma interface gráfica de usuário nativa (desenvolvida com Qt). Os candidatos devem ser proficientes nas linguagens de programação C ++, Python e o sistema operacional Linux.
Experiência com programação embarcada em dispositivos microcontroladores (semelhantes a Arduino) e uma compreensão de sua interação com sensores e controles analógicos e digitais conectados são preferíveis.
A vaga é adequada para estudantes de pós-graduação ou pós-docs e oferece bolsa de pesquisa. A duração do projeto é 5 meses com início em novembro.
Os interessados devem contactar a profa. Irina Nasteva (irina@if.ufrj.br).