Speckle de Onda de Matéria em um Fluido Quântico

Nas últimas décadas, progressos significativos têm sido alcançados na criação e na manipulação de ondas de matéria: observação da difração de Fresnel, realização de lasers de átomos, e investigação da ótica atômica não-linear são alguns exemplos nesta linha. Embora a propagação de ondas de matéria em potenciais desordenados tenha sido bastante investigada, poucos trabalhos estudaram a presença de desordem dentro das ondas de matéria.

Neste estudo experimental, foi analisada a desordem impressa num condensado de Bose-Einstein (BEC). Foram reportados os resultados da comparação direta entre um condensado turbulento em expansão livre e a propagação de um padrão de speckle ótico. Obtiveram-se propriedades estatísticas notavelmente similares para ambos fenômenos. A função de correlação de segunda ordem e o comprimento de correlação típico de cada sistema foram usados para fundamentar as observações. Acredita-se que a analogia entre um gás quântico turbulento em expansão e a difração de um speckle ótico poderá contribuir a abrir um novo campo de pesquisa: a investigação do desordem nos estados quânticos da matéria.

Este trabalho foi publicado na revista PNAS com o titulo “Matter wave speckle observed in an out-of-equilibrium quantum fluid” em Novembro 2017. Ele resultou de uma colaboração entre o grupo experimental do Prof. Vanderlei Bagnato (USP-São Carlos) e os Prof. François Impens (Instituto de Física da UFRJ) e Prof. Robin Kaiser (INLN de Nice, França) para a parte teórica.

http://www.pnas.org/content/early/2017/11/09/1713693114.abstract

A Figura mostra o perfil da função de correlação normalisada C^(2)(r)=g^(2)(r)-1 para um condensado de Bose-Einstein com o sem turbulência, para um feixe ótico coerente e para um speckle ótico.