Eletrônica e Processamento de Sinais

O processamento de sinais é a técnica de análise, modificação e extração de informações de sinais conforme a aplicação desejada. Pode ser realizado nas formas analógica ou digital. (a) Teoremas de Norton e Thévenin; (b) Diodos, transistores, amplificadores operacionais; (c) Estados lógicos, portas lógicas, famílias lógicas, lógica combinacional, lógica sequencial; (d) Aplicações: transdutores, fontes de tensão, amplificadores de sinais, sensores, etc.

Este curso terá como objetivo apresentar aos estudantes os conceitos fundamentais de eletrônica incluindo seus dispositivos básicos (resistores, capacitores, transistores, ...), circuitos integrados, eletrônica analógica e digital, e ferramentas de análise de circuitos. No decorrer do curso, pretende-se avaliar a possibilidade do aprendizado no interfaceamento entre equipamentos e computadores utilizando Python e interface gráfica.

Os alunos desenvolverão projetos a serem utilizados nos laboratórios de seus grupos de pesquisa. Ao final do semestre os projetos serão avaliados em apresentações orais a serem apresentados para toda a turma. Testes e provas servirão para acompanhar o aprendizado dos alunos.

O aluno deverá assistir a, no mínimo, 75% das aulas para ser aprovado.

Avaliações:

  • Testes no inicio da aula ao longo do semestre (T)
  • Projeto (P)
Mf = (T + P)/2
    • Se Mf maior ou igual a 6, o aluno será aprovado. (Mf >= 6,  APROVADO).
    • Se Mf menor do que 6, o aluno será reprovado. (Mf < 6, Reprovado)