FMDS

Física de Materiais e Dispositivos Semicondutores

Estrutura cristalina. Elementos de Mecânica Quântica. Teoria de Bandas. Metais, isolantes e semicondutores. Ligas e "engenharia de gap". Dopagem. Dispositivos eletrônicos: junção p-n. Diodos de junção de barreira Schottky, Zener. Transistor bipolar. FET. MOS-FET. Dispositivos Optoeletrônicos: semicondutores de gap direto e indireto. Fotodetectores. LED. Células solares. Lasers semicondutores.

A disciplina de Física de Materiais e Dispositivos Semicondutores (FMDS) tem o objetivo de fornecer aos estudantes a base conceitual e as ferramentas matemáticas necessárias para compreender e analisar os fenômenos físicos que ocorrem durante o funcionamento de dispositivos semicondutores. Diversos dispostivos serão apresentados ao longo do curso: diodos (retificador, zener, Schottky), transistores (bipolar e MOSFET), LED, diodo laser, fotodetectores e células solares.

Datas importantes:
  • Minitestes: 12/04, 28/04 e 12/05
  • Prova: 31/05
  • Apresentações de trabalhos: 02/06, 07/06 e 09/06
  • Entrega de lista: 19/04 (caps. 1, 2 e 3) e 26/05 (caps. 4, 5 e 6)

A disciplina será dividida em atividades síncronas e assíncronas. Nas atividades assíncronas, os alunos irão ler o material bibliográfico, utilizar aplicativos computacionais e assitir apresentações e vídeos. Exercícios sugeridos serão disponibilizados no formato de lista de exercícios para que o aluno reforce os estudos. As aulas síncronas, realizadas nos horários estipulados no início do semestre, serão utilizadas para tirar dúvidas e fazer apresentações do material de estudo, porém evitando reproduzir uma apresentação normalmente feita em uma aula presencial. Recomenda-se fortemente que o aluno se mantenha em dia com os estudos, seguindo o cronograma semanal de forma autônoma e independente.

Os alunos serão avaliados em três minitestes (já com datas agendadas) em algumas aulas síncronas, uma prova e uma apresentação em grupo (idealmente duplas - a depender do número de alunos inscritos). A apresentação poderá ser síncrona ou ser gravada para ser reproduzida na data e horário corretos. Listas de exercícios serão utilizadas como ponto extra. Elas deverão ser entregues ao longo do semestre e só serão corrigidas caso o aluno esteja em uma situação limite de aprovação e caso haja solicitação do aluno.

A presença será cobrada. Caso o aluno não esteja presente na aula síncrona, ele deve enviar um pequeno resumo detalhando os tópicos que foram apresentados no dia em que faltou. Esse resumo deve ser de no máximo uma página e ser enviado em até dois dias corridos após o dia da aula.

Peso das avaliações:

  • Minitestes (20%);
  • Prova (40%);
  • Apresentação (40%);
  • Listas de exercícios (ponto extra de 10%) ;

Aprovação:

  • Média final maior ou igual a 6.