Produção de Material para Laboratórios Didáticos

Oficina eletrônica: construção e reparo de circuitos simples. Oficina mecânica: torno, fresa, solda elétrica e acetileno. Oficina de carpintaria. Oficina de vidros: fabricação de pequenos acessórios de ótica, solda em tubos de vidro alcalino.

Esta disciplina terá como objetivo fornecer uma base de conhecimentos necessários para a utilização de ferramentas modernas de fabricação na construção de equipamentos didáticos. As técnicas modernas que serão vistas no curso incluem impressão 3D e máquina de corte a laser. Serão apresentados os elementos fundamentais do funcionamento de cada um dos equipamentos. Programas computacionais para modelagem 3D e desenhos vetorizados serão utilizados na idealização das peças.

Os programas Sketchup, Inkscape e Repetier Host serão detalhados na disciplina, mas o aluno está livre para utilizar o programa que achar mais conveniente. Algumas sugestões de programas de modelagem 3D são Openscad, Blender, Meshmixer, Meshlab, Solidworks, Tinkercad. Outros programas que podem ser utilizados a critério do aluno para o fatiamento das peças são Cura, PrusaSlicer, Slic3r, Netfabb. Alternativas ao Inkscape são Adobe Illustrator, AutoCAD, CorelDRAW, Libreoffice Draw. Ao final da disciplina o aluno será avaliado pela capacidade de projetar uma peça a ser impressa numa impressora 3D, independente do programa computacional, e de realizar desenhos vetorizados para fazer cortes em uma cortadora a laser. As peças devem ser projetadas para servirem de material educacional em laboratórios didáticos.

Datas importantes:
  • Semana 7 (Semana do dia 14/06): Entrega da primeira avaliação
  • Semana 7 (Semana do dia 14/06): Definição do projeto (material didático)
  • Semana 15 (Semana do dia 09/08): Entrega da peça 3D a ser impressa
  • Semana 16 (Semana do dia 16/08): Avaliação síncrona de utilização dos programas
  • Semana 17 (Semana do dia 23/08): Avaliação síncrona de utilização dos programas

A disciplina será dividida entre atividades síncronas e assíncronas. Nas atividades assíncronas, os alunos irão assitir a vídeos explicativos sobre como utilizar os programas de computador para realizar as modelagens 2D ou 3D e os programas que controlam os equipamentos (impressora 3D e cortadora a laser). Além dos vídeos, será exigido que o aluno instale os programas em seu computador e pratique as atividades sugeridas. As aulas síncronas, realizadas nos horários estipulados no início do semestre, serão utilizadas para tirar dúvidas e demonstrar outras funcionalidades dos programas.

Os alunos serão avaliados pela utilização dos programas e pelo projeto individual que será desenvolvido ao longo da disciplina. A avaliação será realizada pela demonstração de utilização dos programas. O aluno irá gravar o programa sendo utilizado em tarefas básicas como primeira avaliação. A segunda avaliação será feita pela elaboração de uma peça final, passando por todas as etapas para garantir que a peça 3D será corretamente interpretada pelo programa de fatiamento e poderá ser impressa. Ao final do semestre uma apresentações oral individual será realizada de forma síncrona com compartilhamento de tela, que serão gravadas, para conferir o domínio de utilização dos programas.

A presença será cobrada. Caso o aluno não esteja presente na aula síncrona, ele deve enviar um pequeno resumo detalhando os vídeos que assistiu e os conceitos abordados nos vídeos.

Peso das avaliações:

  • Gravação contendo utilização do programa de modelagem 3D (30%);
  • Envio da peça final a ser impressa (30%);
  • Apresentação individual síncrona (40%);

Nota final:

  • Conceito A: média final maior ou igual a 9.
  • Conceito B: média final maior ou igual a 7 e menor que 9.
  • Conceito C: média final maior ou igual a 6 e menor que 7.
  • Conceito D: média final menor que 6.