FMDS

Física de Materiais e Dispositivos Semicondutores

As aulas síncronas serão realizadas pelo Google Meet às segundas e quartas entre 10h e 12h.

Estrutura cristalina. Elementos de Mecânica Quântica. Teoria de Bandas. Metais, isolantes e semicondutores. Ligas e "engenharia de gap". Dopagem. Dispositivos eletrônicos: junção p-n. Diodos de junção de barreira Schottky, Zener. Transistor bipolar. FET. MOS-FET. Dispositivos Optoeletrônicos: semicondutores de gap direto e indireto. Fotodetectores. LED. Células solares. Lasers semicondutores.

A disciplina de Física de Materiais e Dispositivos Semicondutores (FMDS) tem o objetivo de fornecer aos estudantes a base conceitual e as ferramentas matemáticas necessárias para compreender e analisar os fenômenos físicos que ocorrem durante o funcionamento de dispositivos semicondutores. Diversos dispostivos serão apresentados ao longo do curso: diodos (retificador, zener, Schottky), transistores (bipolar e MOSFET), LED, diodo laser, fotodetectores e células solares.

Datas importantes:
  • Minitestes: 08/12/2021 - 20/12/2021 - 26/01/2022
  • Prova: entrega no dia 21/02/2022
  • Apresentações de trabalhos: 23/02/2022 e 07/03/2022
  • Entrega de lista: 20/12/2021 (lista 1) e 02/02/2022 (lista 2)

A disciplina será dividida em atividades síncronas e assíncronas. Nas atividades assíncronas, os alunos irão ler o material bibliográfico, utilizar aplicativos computacionais e assitir apresentações e vídeos. Exercícios sugeridos serão disponibilizados no formato de lista de exercícios para que o aluno reforce os estudos. As aulas síncronas, realizadas nos horários estipulados no início do semestre, serão utilizadas para tirar dúvidas e fazer apresentações do material de estudo, porém evitando reproduzir uma apresentação normalmente feita em uma aula presencial. Recomenda-se fortemente que o aluno se mantenha em dia com os estudos, seguindo o cronograma semanal de forma autônoma e independente.

Os alunos serão avaliados em três minitestes durante algumas aulas síncronas, uma prova e uma apresentação em grupo (idealmente duplas - a depender do número de alunos inscritos). A apresentação poderá ser síncrona ou ser gravada para ser reproduzida na data e horário determinados. Listas de exercícios compõem 10% da nota a serem entregues nas datas determinadas.

O horário da monitoria será às quartas-feiras às 15h com o monitor David Rodrigues Vásquez (Mestrando em Física Aplicada). O David criou um grupo de WhatsApp para a disciplina. Conversem com ele para definição de plataforma de encontro síncrono. Quem ainda não tiver acesso ao grupo de WhatsApp, me avise por e-mail ou nos peça o link de acesso durante a aula.

A presença será cobrada. Caso o aluno não esteja presente na aula síncrona, ele deve enviar um pequeno resumo detalhando os tópicos que foram apresentados no dia em que faltou. Esse resumo deve ser de no máximo uma página e ser enviado em até dois dias corridos após o dia da aula.

Peso das avaliações:

  • Minitestes (20%);
  • Prova (30%);
  • Apresentação (40%);
  • Listas de exercícios (10%) ;

Aprovação:

  • Média final maior ou igual a 5.