Lab. Fis. Moderna

Eletrônica

Circuitos Elétricos; Teorema de Thevenin; Filtros; Diodos e transistores; Fontes de tensão; amplificadores operacionais e realimentação; osciladores e temporizadores; Sistemas binários; lógica Booleana; conversores AD/DA; computadores - princípios gerais. Codificação da informação; transdutores de entrada e saída; ruído.

A disciplina Lab. Física Moderna - Eletrônica tem o objetivo de fornecer aos estudantes a base conceitual e os conhecimentos experimentais necessárias para compreender e analisar circuitos eletrônicos. Os alunos irão aprender a utlizar equipamentos de laboratório como multímetro, osciloscópio, protoboard, ferro de solda, etc. Irão aprender a programar o Arduino e conectá-lo aos circuitos externos conectando sensores e atuadores. Ao fim do semestre, os alunos irão apresentar um projeto de experimento que possa ser replicado para ser utilizado aulas de Física utilizando o Arduino e os aprendizados ao longo do semestre.

Datas importantes:
  • Miniprojeto: 16/05/2023
  • Definição do projeto de fim de semestre: 23/05/2023
  • Miniprojeto sorteado para fazer em aula: 13/06/2023
  • Apresentações de trabalhos: 04/07/2023 e 11/07/2023

A disciplina será integralmente presencial e se baseia na construção de projetos que envolvem eletrônica, computação e Arduino. A turma será dividida em grupos (duplas ou trios) na primeira aula e esses grupos irão se manter até o fim do semestre. O grupo irá definir um projeto de um experimento de física para apresentarem ao fim do período. Este projeto deve incluir os dispositivos, sensores e atuadores utilizados em sala de aula.

Os grupos serão avaliados em três momentos durante o decorrer do período. Dois miniprojetos a serem feitos durante a aula (cada miniprojeto vale 20% da nota final) e uma apresentação (valendo 20% da nota final) do projeto de fim de semestre. O funcionamento do projeto vale 30% da nota final. Cada aluno deverá manter uma caderno de anotações que será analisado no fim do semestre valendo 10% da nota final.

Para ser aprovado, o aluno tem que estar com presença superior a 75%.

Peso das avaliações:

  • Dois miniprojetos (20% cada);
  • Funcionamento do projeto final(30%);
  • Apresentação (20%);
  • Caderno de laboratório (10%).

Aprovação:

  • Média final maior ou igual a 5.