INFORMAÇÕES INICIAIS



  1. O calendário completo, aprovado em 22 de Julho, com todos os atos acadêmicos, está em aqui. Notem que certamente haverá mudanças, que serão postadas aqui:

    1. o PLE começará dia 24/08, como decidido em reunião do CEG em 05/08/2020. O final do PLE também foi adiado em 2 semanas (será 16/11/2020).

    2. Algumas das mudanças no calendário aprovadas no CEG de 12/08/2020:

      1. Alteração de pedidos de inscrição em disciplinas: 13/08/2020 a 04/09/2020

      2. Concordância das alterações de pedidos de inscrição em disciplinas: 05/09/2020 a 08/09/2020

      3. Efetivação das alterações: 09/09/2020

      4. Trancamento de inscrição em disciplinas: 10/09/2020 a 16/11/2020

      5. Concordância do trancamento: 17/11/2020

      6. Pautas de notas - Lançamento de Graus e Frequência: 24/11/2020 a 27/11/2020

  2. Cuidado para não confundir MATRÍCULA (que é feita na UFRJ) com INSCRIÇÃO (que é feita em cada disciplina).

  3. O CRPID é o Comprovante de Recebimento do Pedido de Inscrição em Disciplinas, o que não garante a inscrição. Veja mais detalhes aqui.

  4. O trancamento de inscrição poderá ser feito a qualquer instante, até o encerramento do PLE. Ingressantes em 2020.1 e alunos sob regime de orientação acadêmica especial na COAA devem fazer o pedido de trancamento conforme instruções aqui.)

  5. Alunos com situação de matrícula "Trancamento Solicitado" poderão fazer a inscrição. No final do PLE, se o aluno não tiver desistido de todas as inscrições, sua matrícula será destrancada e as disciplinas cursadas serão creditadas.

  6. Devido à curta duração do PLE, algumas ofertas aparecerão com situação "Pendente". Isso acontece pois a carga horária ofertada será menor do que a carga horária da disciplina. Essa situação será acertada manualmente pelo Siga. Vale ressaltar que mesmo com essa situação os alunos conseguirão se inscrever normalmente.

  7. Como nos períodos normais, em geral, não será permitida quebra de pré-requisito. Os pedidos para cursar disciplina do PLE em concomitância com seu pré-requisito devem ser submetido à COAA conforme instruções aqui.)

  8. O número de vagas ofertadas poderá ser menor que a demanda. Além das prioridades usuais no SIGA, será dada prioridade de inscrição aos alunos que estiverem em fase com o fluxograma (disponível na página do IF).

  9. A metodologia adotada (provas, atividades) dependerá de cada professor. Em geral, a carga horária total será a mesma dos semestres normais, não necessariamente toda ela “on line” ou síncrona.





ALGUMAS RECOMENDAÇÕES



  1. Por sabermos que a rotina de ensino remoto é muito diferente de uma rotina de estudos tradicional, sugerimos o aluno faça um número menor de disciplinas que em períodos normais.

  2. Sugerimos que o aluno se atenha ao fluxograma, dando prioridade às Físicas Básicas, uma vez que estas impedem a progressão na grade devido aos pré-requisitos.

  3. Recomendamos que entrem em contato com seus orientadores acadêmicos (para localizar o seu, consulte o Portal do Aluno ─ aba “Documentos”) e, se necessário, com os professores das disciplinas que cursarem.

  4. Verifiquem sempre os sites oficiais das disciplinas (listagem disponível no site do IF: www.if.ufrj.br/graduacao). Não confiem em mensagens recebidas por redes sociais. Se receber uma notícia falsa, avise ao remetente.

  5. O número de alunos inscritos em algumas disciplinas está mais alto do que em 2020/1. Procurem não se inscrever em disciplinas “só para ver como vai ser, porque depois pode trancar”. Os alunos que realmente querem fazer a disciplina podem ficar sem vaga e depois do trancamento, as vagas ficarão ociosas.

  6. Ao se inscrever em uma turma, verifique se está se inscrevendo nas vagas do seu curso, pois só assim terá prioridade.




FAQ


  1. Inscrições em Disciplinas



  1. Aulas



  1. Avaliações

  1. COAA



  1. Introdução à Pesquisa