INFORMAÇÕES INICIAIS
O calendário completo, aprovado em 22 de Julho, com todos os atos acadêmicos, está em aqui. Notem que certamente haverá mudanças, que serão postadas aqui:
o PLE começará dia 24/08, como decidido em reunião do CEG em 05/08/2020. O final do PLE também foi adiado em 2 semanas (será 16/11/2020).
Algumas das mudanças no calendário aprovadas no CEG de 12/08/2020:
Alteração de pedidos de inscrição em disciplinas: 13/08/2020 a 04/09/2020
Concordância das alterações de pedidos de inscrição em disciplinas: 05/09/2020 a 08/09/2020
Efetivação das alterações: 09/09/2020
Trancamento de inscrição em disciplinas: 10/09/2020 a 16/11/2020
Concordância do trancamento: 17/11/2020
Pautas de notas - Lançamento de Graus e Frequência: 24/11/2020 a 27/11/2020
Cuidado para não confundir MATRÍCULA (que é feita na UFRJ) com INSCRIÇÃO (que é feita em cada disciplina).
O CRPID é o Comprovante de Recebimento do Pedido de Inscrição em Disciplinas, o que não garante a inscrição. Veja mais detalhes aqui.
O trancamento de inscrição poderá ser feito a qualquer instante, até o encerramento do PLE. Ingressantes em 2020.1 e alunos sob regime de orientação acadêmica especial na COAA devem fazer o pedido de trancamento conforme instruções aqui.)
Alunos com situação de matrícula "Trancamento Solicitado" poderão fazer a inscrição. No final do PLE, se o aluno não tiver desistido de todas as inscrições, sua matrícula será destrancada e as disciplinas cursadas serão creditadas.
Devido à curta duração do PLE, algumas ofertas aparecerão com situação "Pendente". Isso acontece pois a carga horária ofertada será menor do que a carga horária da disciplina. Essa situação será acertada manualmente pelo Siga. Vale ressaltar que mesmo com essa situação os alunos conseguirão se inscrever normalmente.
Como nos períodos normais, em geral, não será permitida quebra de pré-requisito. Os pedidos para cursar disciplina do PLE em concomitância com seu pré-requisito devem ser submetido à COAA conforme instruções aqui.)
O número de vagas ofertadas poderá ser menor que a demanda. Além das prioridades usuais no SIGA, será dada prioridade de inscrição aos alunos que estiverem em fase com o fluxograma (disponível na página do IF).
A metodologia adotada (provas, atividades) dependerá de cada professor. Em geral, a carga horária total será a mesma dos semestres normais, não necessariamente toda ela “on line” ou síncrona.
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
Por sabermos que a rotina de ensino remoto é muito diferente de uma rotina de estudos tradicional, sugerimos o aluno faça um número menor de disciplinas que em períodos normais.
Sugerimos que o aluno se atenha ao fluxograma, dando prioridade às Físicas Básicas, uma vez que estas impedem a progressão na grade devido aos pré-requisitos.
Recomendamos que entrem em contato com seus orientadores acadêmicos (para localizar o seu, consulte o Portal do Aluno ─ aba “Documentos”) e, se necessário, com os professores das disciplinas que cursarem.
Verifiquem sempre os sites oficiais das disciplinas (listagem disponível no site do IF: www.if.ufrj.br/graduacao). Não confiem em mensagens recebidas por redes sociais. Se receber uma notícia falsa, avise ao remetente.
O número de alunos inscritos em algumas disciplinas está mais alto do que em 2020/1. Procurem não se inscrever em disciplinas “só para ver como vai ser, porque depois pode trancar”. Os alunos que realmente querem fazer a disciplina podem ficar sem vaga e depois do trancamento, as vagas ficarão ociosas.
Ao se inscrever em uma turma, verifique se está se inscrevendo nas vagas do seu curso, pois só assim terá prioridade.
FAQ
Inscrições em Disciplinas
Devo me re-inscrever nas disciplinas em que já estava inscrito em 2020/1?
O período 2020.1 está suspenso, logo é necessário se inscrever em todas as matérias que deseja cursar no PLE, mesmo que você já estivesse inscrito nelas em 2020/1. As únicas exceções são para os calouros (ingressantes em 2020/1) e concluintes (com 80% ou mais da carga horária total do curso já cumprida), que já devem ter sido inscritos diretamente pelas Secretarias de Ensino de Graduação de seus respectivos cursos. Se você for aprovado em uma disciplina no PLE, sua inscrição nesta disciplina em 2020/1 não aparecerá no seu histórico, pois o SIGA entenderá que esta disciplina já terá sido cursada quando o período 2020/1 for ativado.
Quem estava inscrito na matéria antes tem preferência para vaga?
Não. É um período novo, com uma inscrição nova.
Se a inscrição dos concluintes é direta, eles poderão trancar?
Sim. A inscrição direta será convertida em pedido normal de inscrição, logo o concluinte poderá trancar a qualquer momento.
Em quantos créditos posso me inscrever no PLE?
Não haverá limite inferior. A inscrição um disciplinas é completamente opcional. O número máximo de créditos é 32, mas não recomendamos que o aluno se aproxime deste limite, uma vez que a carga horária que ele deverá dedicar à cada disciplina em atividades assíncronas será maior do que a usual.
Pode-se cursar disciplinas com horário sobreposto ?
Sim, se for autorizado pela sua COAA. Para isso, você deve entrar com um pedido através deste link. Mesmo não sendo cobrada presença nas atividades síncronas, não recomendamos a superposição.
Como será a priorização das inscrições dos não concluintes?
Seguirá os mesmos critérios adotados nas inscrições nos semestres regulares.
O futuro ingressante do SISU-2 poderá cursar disciplinas no PLE?
O futuro ingressante do SISU-2 ainda não é aluno, é candidato. Logo não poderá se inscrever no PLE.
O estudante que está com matrícula trancada poderá se inscrever no PLE?
Sim. Excepcionalmente, o SIGA terá um mecanismo de destrancamento automático para quem estiver com situação "TRANCAMENTO SOLICITADO", caso o estudante com matrícula trancada se inscreva em disciplinas no PLE.
O que significa a mensagem de “inscrição pendente” que aparece no meu CRPID ou no meu CRID?
Devido à curta duração do PLE, algumas ofertas ficarão com situação "Pendente". Isso acontece pois a carga horária ofertada será menor do que a carga horária da disciplina. Essa situação será acertada manualmente pelo SIGA. Vale ressaltar que mesmo com essa situação os alunos conseguem se inscrever normalmente.
Atividades de AACC podem ser feitas durante o PLE?
Sim, as atividades podem ser realizadas e os formulários preenchidos e guardados junto com os certificados, para serem entregues na secretaria no retorno. Somente os concluintes e alunos que precisarem colar grau no final do PLE devem enviar a documentação por e-mail para a Secretaria (andreasoares@if.ufrj.br).
As disciplinas que só abrem em período ímpar, irão abrir novamente no próximo período letivo (PLE2 ou próximo normal)?
Em princípio não, a menos que algum aluno periodizado que não tenha se inscrito no PLE precise dela, ou algum concluinte. Mas eventualmente pode ser oferecida somente para esses alunos, no formato de estudo dirigido.
Aulas
Como serão os formatos das aulas?
Haverá atividades síncronas e assíncronas em todas as disciplinas. Algumas usarão o sistema de “sala de aula invertida”, já planejado desde o início do ano. Aulas síncronas são aquelas cuja interação entre o docente e os estudantes acontece em tempo real, uma vez que todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual. As ferramentas assíncronas são as desconectadas de tempo e espaço. Estas também têm uma interação online por se tratar de atividade remota, mas a relação entre o docente e os estudantes não acontece em tempo real, se dá de acordo com o tempo de cada um. Em geral são atividades gravadas.
As disciplinas Experimentais terão um “kit”?
Em Física Experimental 1 e 2, os materiais serão caseiros. A lista encontra-se no site de cada disciplina. Em Física Experimental 3, uma fração dos alunos usará um kit Arduino (fornecido pelo IF) em um projeto piloto (as turmas participantes deste projeto estão indicadas no site de fisexp3); os demais usarão simuladores pela internet. Em Física Experimental 4, todos os alunos usarão um kit, fornecido pelo IF. Estamos averiguando algumas possibilidades de entrega dos kits aos alunos; favor verificar os levantamentos nos sites.
Qual o programa a ser usado para a video-conferência entre alunos e professores, nas atividades síncronas?
A PR1 recomenda o uso do ZOOM e do Google Meet, mas cada professor pode usar a ferramenta que julgar mais adequada para seu objetivo didático.
Que plataforma será usada para as atividades assíncronas?
No IF, a maioria das disciplinas adotará a plataforma Moodle, onde já funciona o AVA-UFRJ. Cada professor pode usar a plataforma que julgar mais adequada para seu objetivo didático. Videos podem estar disponíveis no You Tube, por questões de capacidade de armazenamento e facilidade de acesso.
Durante o PLE, todas as disciplinas devem ser estruturadas para cumprir o conteúdo programático (mínimo de 75%), ou de toda a ementa?
O conteúdo deve ser todo ofertado, seja em atividades síncronas ou assíncronas. O docente tem essa flexibilidade. Preferencialmente as atividades devem ser assíncronas, de acordo com a resolução CEG 04/2020.
Como serão cobradas as presenças nas aulas durante o PLE?
As presenças durante todo o PLE não serão cobradas.
Avaliações
Como vão funcionar as provas?
As provas serão remotas. Os detalhes (tempo de acesso, navegação livre ou sequencial, peso na média, etc.) de cada avaliação podem variar entre as disciplinas, pois a forma de avaliar é prerrogativa do docente (uma vez que não há normas específicas no IF). Todos os detalhes estão descritos no site de cada disciplina.
Qual a média para aprovação?
Os detalhes estão descritos no site de cada disciplina.
As médias obtidas no PLE serão contabilizadas no cálculo do Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA)?
Se uma disciplina não for trancada até o final do PLE, o grau lançado nessa disciplina, reprovações e aprovações serão contabilizados como em um período normal, contribuindo para o Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA).
O que acontecerá se a internet cair durante a avaliação?
Tomando o CEDERJ como exemplo, houve muito poucos casos em que o aluno teve problemas com a internet. Pela ocorrência ter sido baixa, eles podem tratar esses casos individualmente. A plataforma Moodle armazena o log de acesso de cada aluno durante todo o semestre, inclusive durante as provas.
COAA
Qual é o papel da COAA no acompanhamento das atividades pedagógicas não presenciais e suas respectivas avaliações (Resolução CEG 03/2020, art. 90)?
A COAA será instância a qual os estudantes recorrerão, se houver algum problema na realização das atividades não presenciais. Caso não seja resolvido no âmbito da COAA, a Comissão Especial para Acompanhamento das Atividades não Presenciais (CEANP) nomeada pela Pró Reitora de Graduação analisará a demanda e encaminhará para deliberação da Câmara de Corpo Discente do CEG, sendo este último instância de recurso.
Como entrar com processo na COAA?
Siga as instruções e preencha os formulários adequados disponíveis aqui.
Introdução à Pesquisa
Os alunos que fizeram trabalho previsto para as disciplina Introdução à Pesquisa em 2020.1 poderão ter seus créditos se o professor submeter o pedido à Coordenação do seu Curso. A disciplina de Introdução à Pesquisa também poderá ser realizada no PLE. O aluno deve conversar com o seu orientador de IC.