Unidade | Temas discutidos | Materiais |
Aprendizagem 2 - Materiais adicionais |
Aula 1 02/03 |
Informações gerais Discussão: o desencontro entre ensino e aprendizagem |
Apresentação (em formato .pdf) Artigo 1 (L.C. McDermott) Resumos - Questionário sobre Artigo 1 |
Artigo AF2-1- Driver et al, Making Sense of Secondary Science - Introduction |
Aula 2 09/03 |
Movimentos: conservações e variações Raciocícinio indutivo versus dedutivo |
Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte III - Cap. 1 (leitura obrigatória: III-1.6) Artigo 2 (Villani & Pacca) Tarefas |
Alonso & Finn, vol.1- cap. 9 Tarefas AFII |
Aula 3 16/03 |
Construtivismo Ótica Geométrica |
Apresentação (em formato .pdf) Artigo 3 (Mc Dermott & Goldberg, TPT) Arons - Parte I - Cap. 9 - Seções 9.16 a 9.19 |
Artigo AF2-2 - McDermott & Goldberg, AJP |
Aula 4 23/03 |
Os alicerces da aprendizagem em Física | Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 1 PSSC - Vol. I - Cap. 4 Tarefas |
Tarefas |
Aula 5 30/03 |
Ensino e aprendizagem de Dinâmica | Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 3 Artigo 4 (M. A. Moreira, Mapas conceituais) Tarefas |
Artigo AF2-3 ICPE Book . McDermott Artigo AF2-4 ICPE Book, Viennot Tarefas |
Aula 6 07/04 |
Construtivismo | Apresentação (em formato .pdf) Apresentação - parte 2 (em formato .pdf) Vídeo: Piaget on Piaget (Yale University, 1997) Artigo 5 (McKinnon & Renner, Are Colleges Concerned with Intelectual Development?, AJP) |
Artigo AF2-5 (J. Solomon, The Rise and Fall of Constructivism) |
Aula 7 14/04 |
Currículo e a física no ensino médio | Apresentação (em formato .pdf) Reorientação Curricular para o Ensino Médio - SEE - 2006 - Física (arquivo .pdf) Reorientação Curricular - Materiais Didáticos - Física (www.ccmn.ufrj.br > extensão > Sucesso Escolar > Materiais Did.) |
|
Aula 8 29/04 |
Oscilações e ondas | Apresentação (em formato .pdf) Roteiro - perguntas para discussão, vídeo e aplicativos computacionais |
|
Aula 9 05/05 |
Movimentos em mais de uma dimensão | Apresentação (em formato .pdf) | |
Aula 10 12/05 |
Calor e temperatura: conceitos científicos e conceitos alternativos | Apresentação (em formato .pdf) Artigo 6 (Yeo & Zadnik) STsCE - Students' and Teachers' Conceptions and Science Education - Bibliografia de Renders Duit- a página de abertura, a página para download, a introdução de R. Duit e o arquivo da atualização da bibliografia e o arquivo completo da bibliografia. |
|
Aula 11 19/05 |
Energia, entropia | Apresentação (em formato .pdf) Leitura para próxima aula: Artigo 7 (Duit & Rhöneck, traduzido por M.F.B. & S.S.B) |
|
Aula 12 26/05 |
Eletricidade | Apresentação (em formato .pdf) Discussão do artigo "Aprendizagem e compreensão de conceitos chave em eletricidade", de R. Duit e C. von Rhöneck,1998 |
|
Aula 13 02/06 |
Ondas e som | Apresentação (em formato .pdf) vídeos (Phys.Demonst. in Waves & Sound) |
|
Aula 14 09/06 |
Alfabetização científica, letramento | Apresentação (em formato .pdf) | |
Aula 15 16/06 |
Letramento científico e avaliações de larga escala | Apresentação (em formato .pdf) Documentos: Proposta aos reitores ENEM, Matriz ENEM 2009, Portaria ENEM 2009, Projeto Ensino Médio Inovador, Minuta de Parecer CNE sobre Ensino Médio Inovador, PISA - questões liberadas (arquivo zipado) |
|
Aula 16 23/06 |
Unidade | Temas discutidos | Materiais (os números correspondem à numeração na xerox) |
Aula 1 - 05/03 | Informações gerais Discussão: o desencontro entre ensino e aprendizagem |
Apresentação (em formato .pdf) Artigo 1 (L.C. McDermott) Artigo 2 (Villani & Pacca) Tarefas |
Aula 2 - 11/03 | Movimentos: conservações e variações Experimentos e aprendizagem, raciocínio indutivo versus raciocínio dedutivo |
Apresentação (em formato .pdf) (tarefas: na apresentação) Arons, Parte III - Cap. 1 (3) GREF - vol. 1 - Cap. 1 |
Aula 3 - 18/03 | Discussão: o artigo de Villani & Pacca | Apresentação - parte 1 (em formato .pdf) Arons, Parte I - Cap. 1 (4) PSSC, vol. 1, cap. 4 (5) |
Aula 4 - 25/03 | Discussão: os alicerces da aprendizagem em Física | Apresentação (em formato .pdf) Discussão McKinnon & Renners (em formato .pdf) Artigo Joan Solomon (6) Artigo Renners Duit (7) Artigo Moreira (mapas conceituais) (8) M.A.Moreira, Aprendizagem Significativa (9) |
Aula 5 - 01/04 | Energia e sua conservação Mapas conceituais |
Apresentação (em formato .pdf) Arons, Parte III - Cap. 4 (10) |
Aula 6 - 08/04 | Entropia Aprendizagem significativa |
Apresentação (em formato .pdf) texto exemplo de bioquímica |
Aula 7 - 08/04 | Calor e Temperatura Conceitos científicos e conceitos alternativos |
Apresentação (em formato .pdf) Arons, Parte III - Cap. 3 (11) Artigo Yeo & Zadnik (12) Projeto Harvard - Unid. 3 - Cap. 11 - Teoria Cinética dos Gases (13) |
Aula 8 - 29/04 | Construtivismo |
Apresentação (em formato .pdf) Artigo Joan Solomon - The rise and fall of constructivism |
Aula 9 - 06/05 | A discussão de um currículo para o ensino médio | Apresentação (em formato .pdf)
Reorientação Curricular para o Ensino Médio - SEE - 2006 - Física (arquivo .pdf) Reorientação Curricular - Materiais Didáticos - Física (www.ccmn.ufrj.br > extensão > Sucesso Escolar > Materiais Did.) |
Aula 10 - 13/05 | Oscilações Montagem de aulas e uso de recursos didáticos |
Apresentação (em formato .pdf) Oficina (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 9 (14) Roteiro de Perguntas para oficina |
Aula 11 - 20/05 | O uso de vídeos no ensino Apresentação dos alunos |
Apresentação (em formato .pdf) Artigo: Wolfram Laaser - Produção e projeto de vídeo e TV instru- cionais em Educação a Distância, Rev Ed a Dist, no 7-8, INEAD (15) Resenha: Survey of High-School Physics - The Physics Teacher - vol 37, May 1999, pg 286, Conceptual Physics (16) Artigo: Zacharia e Constantinou, AJP 76 (2008) 425 |
Aula 12 - 27/05 | Apresentação dos alunos | Tarefas (em formato .pdf) |
Aula 13 - 03/06 | Apresentação dos alunos | Arons - Parte I - Cap. 6 (18) |
Aula 14 - 10/06 | A descrição de movimentos O uso do computador no processo de ensino-aprendizagem |
Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 2 (19 ) Carlos Fiolhais e Jorge Trindade, RBEF 25 (2003) 259 - Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e aprendizagem das ciências (20) Carlos E. Aguiar - Informática no Ensino de Física - Aula 01 (www.if.ufrj.br/~carlos/infoenci/notasdeaula.html - Roteiro 1) (21) |
Aula 15 - 17/06 | Eletricidade Concepções alternativas, Mudança conceitual |
Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 6 (21) Artigo: Reinders Duit & Christoph von Rhöneck, Aprendizagem e compreensão de conceitos chave em eletricidade (tradução) (22) |
Aula 16 -24/ 06 | Dinâmica introdutória Resolução de problemas |
Apresentação (em formato .pdf) Arons - Parte I - Cap. 3 (23) Artigo: D. Gil et al, Questionando a didática de resolução de problemas (24) Sugestão de leitura: G. Pólya, A arte de resolver problemas |
Aula 17 - 01/07 | Avaliação (objetiva) final | Avaliação final |