IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE NO SERVIÇO DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFRJ

       A Física Médica pode vir a desempenhar um papel de vital importância no procedimento hospitalar radiológico assim como já ocorre na Radioterapia onde a participação do Físico é regulamentada e indispensavel. Um exemplo gritante é o setor de radiologia de grandes hospitais onde profissionais com formação em Física poderiam acessorar médicos e técnicos na melhoria do setor através da implantação de normas de proteção radilógica, estudos sobre materiais e métodos, estabelecendo uma interface com os serviços de manutenção, etc. Com essa visão, estabelecemos uma cooperação com a Dra. Ana Cecília de Azevedo e Sousa, física do Instituto de Química da UFRJ, que já vinha desenvolvendo um trabalho de implantação de gestão de qualidade no serviço de Radiologia do HU.

 

Nossa participação no projeto compreende:

 

Levantamento dos procedimentos em vigor na Radiologia do HU

será feito através do acompanhamento do cotidiano do setor de radiologia do HU, quando serão registradas as ocorrências do procedimento radiológico, tais como se houve necessidade de nova radiografia, desempenho do aparelho, do técnico, etc.,

 

Formulação de um programa em "Access" para registro, acompanhamento e estudo estatístico dos procedimentos.

 

Levantamento da dose de fundo dos ambientes.

 

Simulação em computador da interação da radiação gama com a matéria

será feita analisando a história de um fóton na passagem por tecido humano usando técnica de Monte Carlo e valores tabelados de seção de choque total e diferencial para os diversos tipos de interação fóton-elétron.