Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Artigos publicados em periódicos
2021
- Mariana F. B. Francisquini, Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort
Queda livre de duas massas acopladas por uma mola em um campo
gravitacional uniforme
Revista Brasileira de Ensino de Física, aceito para publicação, 2021
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani
1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes
Public Understanding of Science, v. 30, p. 229-234, 2021
2020
- Márcio Velloso Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos
F.
Santos
Colorblind cybernetic eye: an inclusive analogy for
color vision
Physics Education, v. 55, n. 1, art. 015016, 2020
- Carlos Farina, Reinaldo de Melo e Souza, Aroaldo S. Santos
Comment on "A note on Purcell's basic explanation of magnetic forces"
European Journal of Physics, v. 41, art. 068001, 2020
- Márcio Velloso Silveira, Vitor Acioly, Antonio Carlos F.
Santos
Introduzindo o conceito de força do oscilador nas
disciplinas iniciais de mecânica quântica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200209, 2020
- Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort, Carlos A. D. Zarro
Squashing and spaghettification in Newtonian
gravitation
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200278, 2020
- Antonio Carlos F. Santos
A origem clássica da força do oscilador
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art.
e20190176, 2020
- Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
Validação da nova versão do Test of Understanding Graphs in Kinematics
(TUG-K) com estudantes de ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20190149, 2020
- Rafael Guedes Soares, Helio S. Amorim
Um marégrafo ultrassônico baseado na placa Arduino
para
investigação do fenômeno das marés
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 925-943, 2020
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, R. Picoreti, T.C.R.
Rocha, G. de M. Azevedo
A luz síncrotron iluminando a formação de professores
A Física na Escola, v. 18, n. 2, 2020
- Germano M. Penello, Charlie V. Sarmiento, Lucas M. Sigaud
Análise
quantitativa do desempenho dos alunos em avaliações na disciplina de
ICF1 do CEDERJ
Educação a Distância, v. 10, n. 1 p. 71-87, 2020
- Deise Miranda Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima
Mudança de rumo: de aula presencial para ensino remoto
Ciências em Foco, v. 13, art. e020004, 2020
- Deise M. Vianna, Eduardo O. R. Souza
O uso dos quadrinhos nos livros didáticos de Física
aprovados pelo PNLD/2015
Imagens da Educação, v. 10, n. 1, p. 136-149, 2020
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Dificuldades
estruturantes na implementação do sistema UAB para a
formação de professores de física
Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 1, p. 153-175, 2020
- Deise M. Vianna, Vitor Cossich H. Sales, Matheus S. Soares, Laryssa P. N. Gama, Ana Caroline C. Almeida, Hozana A. Silva
Brincando
com circuitos elétricos: um conjunto de práticas
desenvolvidas no âmbito do Pibid/UFRJ-Física
Revista Cadernos de Educação Básica, v.4, n. 2, p.10-19, 2020
- Deise M. Vianna, Sidnei P. Penha, Roberto B. Moraes
Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma sala de aula
Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 1, art. e020019, 2020
- Ildeu C. Moreira, Luisa M. Massarani, Anderson P. Antunes
A narrativa de viagem de Henry Walter Bates: Edições, Traduções e Adaptações de The Naturalist on the River Amazon
Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v. 181, n. 483, p. 103-134, 2020
2019
- Penha Maria C. Dias, Mariana F B. Francisquini, Carlos E.
Aguiar,
Marta F. Barroso
What the middle-aged Galileo told the elderly Galileo:
Galileo’s search for the laws of fall
Physics in Perspective, v. 21, p. 194-221, 2019
- Anderson José da Fonseca, Carlos Farina, Yuri M. Souza
Electrostatic
and magnetostatic fields of point dipoles revisited
Revista Mexicana de Física E, v. 65, p. 71-76, 2019
- Ildeu C. Moreira
Quantum of light
Physics World, v. 32. n. 11, p. 25, 2019
- Márcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos F.
Santos
Proposta didático experimental para o ensino
inclusivo de ondas no ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 1,
art. e20180084, 2019
- Vinicius Rafael P. Rocha, Alexandre C. Tort .
Redescobrindo a lei empírica de Hubble em sala
de aula
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, art.
e20180281, 2019
- Deise M. Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima,
Marco Adriano Dias
... Se inclina, gira, mas não vira
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 841-853
- Marcos P. Martinho, Vitorvani Soares
O estudo da refração e a lei angular.
A Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 53-55, 2019
- Antonio Carlos F. Santos
Capital cultural e o ensino de física: Exemplos em
ótica
A Física na Escola, v. 17, n. 2, p. 30-34, 2019
- Marta F. Barroso,
Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva
Visualização
e uma avaliação das concepções
prévias dealunos do ensino superior sobre as
estações do ano
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 28, p.
47-66, 2019
- Diego F. Rodrigues, Almir G. Santos, Vitorvani Soares
Experimentos com lentes esféricas: uma proposta
de ensino para a Física de nível médio
Revista Formação e Prática Docente, n. 2, p.
86-100, 2019
- Vinícius A. Coelho, Felipe S. S. Rosa, Reinaldo de Melo e
Souza, Carlos Farina, Marcus Venícius Cougo Pinto
An integrodifferential equation for electromagnetic
fields in linear dispersive media
Brazilian Journal of Physics, v. 49, n. 5, p.734-737, 2019
- Rodrigo F. Moraes, Antônio Carlos F. Santos
A
importância de um currículo com elementos afrocentrados
para a constituição de uma visão
epistemológica menos eurocentrada
Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 66-94, 2019
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Gabriela Reznik
How does the image of the scientist appear in short
animation films?
História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 26, n. 3, p. 753-777, 2019
- Ildeu C. Moreira
O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira
Ciência e Cultura, v. 71, n. 3, p. 32-38, 2019
- Ildeu C. Moreira, Alfredo Tomalsquim
Cem anos do eclipse de Sobral: Apresentação
Ciência e Cultura, v. 71, n. 3, p. 14-15, 2019
- Ildeu C. Moreira
O Eclipse Solar de 1919 e as atividades comemorativas
no Brasil
Gazeta de Física, v. 42, n. 2, p. 32-35, 2019
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Anderson P. Antunes
Practical Botanists and Zoologists: Contributions of
Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)
Historia Crítica, v. 73, p. 137-160, 2019
- Rodrigo Teixeira Rossini
Uma abordagem alternativa para o ensino da transmissão
e recepção de ondas eletromagnéticas
Physicae Organum, v. 5, n. 2, p. 79-88, 2019
- Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
Um relato sobre uma aula de cinemática para alunos de
ensino
médio usando a metodologia de aprendizagem ativa POE
Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 68-77, 2019
- José
Bernardo Menescal Conde, Antonio Carlos F. Santos
Facilitando o ensino de física para surdos através da
imagética: Um exemplo com oscilações
Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 2, p. 69-78, 2019
2018
- Pedro Terra, Carlos Farina, Carlos A. D. Zarro, Francisco
G.M.
Orlando,
Kepler’s
equation and some of
its
pearls
American Journal of Physics, v. 86, p. 849-858, 2018
- Marco Adriano Dias, Marcos B. Gaspar, Paulo Simeão
Carvalho, Daniel R. Ventura, Marcelo J. Rodrigues, Gabriela G. Fernandes
The
behaviour of the centre of mass in a ballerina while performing a Grand Jeté
Physics Education, v. 53, n. 2, art. 025009, 2018
- Marcos B. Gaspar, Talitha T. Vaz
O
Método de Pfund na determinação de índices
de refração em lâminas transparentes: Uma
aplicação em sala de aula
Gazeta de Física, v. 41, n. 3/4. p. 33-35, 2018
- Alexandre C. Tort, F. Barroso, S. A. Carvalho, J. A.
Oliveira-Hugenin
Formação de imagens na óptica
geométrica por meio do método gráfico de Pierre
Lucie
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2501,
2018
- Hercílio Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. Amorim,
Karla
Silene Sathler, Antônio Carlos F. Santos
Audiotermômetro: um termômetro para a
inclusão de estudantes com
deficiência visual
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2505,
2018
- Fabiano P. Oliveira, Helio S. Amorim, Claudine P. Dereczynski
Investigando a atmosfera com dados obtidos por
radiossondas
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 3, art. e3503,
2018
- Marta F. Barroso, Gustavo Rubini, Tatiana da Silva
Dificuldades na aprendizagem de Física sob a
ótica dos resultados do Enem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 4, art. e4402,
2018
- Ildeu C. Moreira
Feynman e suas conferências sobre o ensino de
física no Brasil
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4203,
2018
- Alexandre C. Tort
A luz e algumas de suas tecnologias: um estudo da
física
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4801,
2018
- Antonio A. P. Videira,
Mariana F. B. Francisquini
A
instituição da 'Física de Partículas
Elementares' como disciplina científica e sua
relação com a formação de professores
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 81-96,
2018
- Marco Adriano Dias, Deise
M. Vianna, Paulo Simeão Carvalho
A queda dos corpos para além do que se
vê: Contribuições das
imagens estroboscópicas e da videoanálise para a
alfabetização científica
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20,
art. e2947, 2018
- Deise M. Vianna, Renato Araujo,
Os números da licenciatura em
matemática: políticas públicas em foco
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n.
1, p. 1-20, 2018
- Ildeu C. Moreira, Simone S. R. Elias, Décio R. Martins
As
Expedições Naturalistas e Cartográficas e as
Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science,
v. 7, n. 1, p. 15-36, 2018
- Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos, Dione A. F.
Silva, Viviane
M. Almeida, Abudo A. Ossofo, Thais G. Oliveira,
Identidades de gênero e de raça nas trajetórias
acadêmicas em Ciências Exatas
Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 2018
- Ildeu C. Moreira
Feynman in Brazil
PhysicsToday, a ser publicado..
2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
Plausibility
arguments and universal gravitation
Physics Education, v. 52, art. 035001, 2017
- Antonio Carlos F. Santos
You don’t
look
like a physicist
The Physics Teacher v. 55, p. 524-527, 2017
- Eduardo Gama, Marta F. Barroso
Student’s
Video
Production as Formative Assessment
Scientia in Educatione, v. 8, p. 165-171, 2017
- Antonio Carlos F. Santos
Revisiting the physics of turning water into
wine, a pedagogical approach
Physics Education (IAPT), v. 33, n. 1, art. 3, 2017
- Suelen Pestana Cardoso , Deise Miranda Vianna, Simone
Coutinho Cardoso
Aplicações Industriais
da Física das Radiações: um enfoque CTS
Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4319,
2016 (publicado em 2017)
- Marco Antonio Moreira, Nelson Studart, Deise Miranda Vianna
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino
de Física (MNPEF) uma experiência em larga escala
no Brasil
Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4327,
2016 (publicado em 2017)
- Alipson A. M. Santos, Helio S. Amorim, Claudine P.
Dereczynski
Investigação
do fenômeno ilha de calor urbana através da
utilização da placa Arduíno e de um
sítio
oficial de meteorologia
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, art.
e1505, 2017
- Alexandre C. Tort, Filadelfo C. Santos
The shape of
the surface of a rotating mass of water as a variational problem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, art.
e2301, 2017
- Marcos Paulo Martinho, Vitorvani Soares
Determinação do
índice de refração dos materiais pelo
método de Ptolomeu
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, art.
e3603, 2017.
- Penha Maria C. Dias
Leonhard Euler's “principle of mechanics” (an essay on
the foundations of the equations of motion)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, art. e4601,
2017.
- Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta F. Barroso
Concepções
prévias de alunos iniciantes de um curso de
graduação na área de ciências exatas e
tecnologia sobre a visualização da mesma face lunar do
referencial terrestre
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e
Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 223-237, 2017
- Leonardo R. de Jesus, Almir G.
Santos, Vitorvani Soares, David Henrique S. Araujo
Ilusões de óptica nas aulas de
física do nível médio: Aplicação e
resultados
A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 35-40, 2017
- Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
Em que supermercado comprar?
A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 60-63, 2017
- Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos
Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada
A Física na Escola, v. 15, n. 2, p. 19-23, 2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
O
estudo de precessão da órbita de Mercúrio no
ensino médio
Revista do Professor de Física, v. 1, n. 2, p. 13-24, 2017
- Ildeu Moreira, Luisa Massarani, Bruce Lewenstein
A historical kaleidoscope of public communication of
science and technology
Journal of Science Communication, v. 16, n. 3, p. E1-4, 2017
- Ildeu Moreira, Anderson Pereira Antunes, Luisa Massarani
Uma análise da rede de auxiliares na
expedição de Louis Agassiz ao Brasil (1865-1866)
Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 1, p.
113-125, 2016
- Ildeu Moreira, Marcelo Lima Loreto, Luisa Massarani
A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar
histórico
Revista de Ensino de Biologia, v. 10, n. 1, p. 106-124, 2017
- Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
José Reis e a ciência brasileira:
escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)
Comunicação & Sociedade, v. 39, n. 2, p.185-208, 2017
- Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
A ciência e a era atômica nos textos de
José Reis
Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v.
35, p. 91-108, 2017.
- Eduardo F. Capossoli, Eduardo Gama, Marta
F. Barroso
Experimentos e simulações numa feira de
ciências: o relato
do processo de implementação e execução de
uma proposta de inclusão de alunos
com deficiência visual
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro
II, v. 1, n. 1, 7pp, 2017
- Vitor Cossich H. Sales, Deise M. Vianna
Uma proposta para o ensino de hidrostática
através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro
II, v. 1, n. 1, 15pp, 2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre Tort
Primeira lei de Kepler: um texto para professores de
Física do Ensino Médio
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro
II, v. 1, n. 1, 8pp, 2017
- Sandro S. Fernandes
Física
de partículas no Ensino Médio? Propostas de atividades
que estão ao alcance dos nossos alunos!
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro
II, v. 1, n. 1, 15pp, 2017
- Otoniel do Amaral
O Grupo de Estudos Avançados em Física
(Geaf) - Progressos e Desafios
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro
II, v. 1, n. 1, 10pp, 2017
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Os números da
licenciatura em matemática: políticas públicas em
foco
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, a ser
publicado, 2017
- Mariana F. B. Francisquini
As concepções semântica e
pragmática dos
modelos científicos: revisitando o debate
Em Construção - Arquivos de Epistemologia
Histórica e Estudos de Ciência, v. 1, n.2, p. 329-332, 2017
2016
- Pedro Terra, Reinaldo de Melo e Souza, Carlos Farina
Is
the
tautochrone curve unique?
American Journal of Physics, v. 84. n. 12, p 917, 2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Deise
M. Vianna
Using
image
modelling to teach Newtons's Laws with the Ollie trick
Physics Education, v. 51, art. 045008, 2016
- Hercílio Cordova, Alexandre C. Tort
Medida
de g com a
placa Arduino em um experimento simples de queda-livre
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n.
2, art. e2308, 2016
- Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort
Michell, Laplace e as estrelas negras: uma
abordagem para professores
do Ensino Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n.
2, art. e2314, 2016.
- Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
Ensino da visão
cromática atraés de aparato com LEDs coloridos
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, art.
e3502,
2016
- Alexandre Marcelo Pereira, Antonio Carlos F. Santos, Helio
S.
Amorim
Estatística
de contagem com a plataforma Arduino
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art.
e4501,
2016
- Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
Disco de Newton com LEDs
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art.
e4502,
2016
- Alexandre C. Tort
A simple model for the normal stress
distribution of
the
Great Pyramid
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art.
e4701,
2016
- Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar
Mecânica com o
acelerômetro de smartphones
e tablets
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 8, 2016
- Marcio Lacerda, Antonio Carlos F. Santos
Simples demonstração
da lei do inverso
do quadrado da distância em sala de aula
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 15, 2016
- Ildeu de Castro Moreira, Matheus C. Paiva
O Rei está nu - A palestra de
Feynman no Brasil
sobre o ensino de ciências na descrição
de Oswaldo
Frota-Pessoa
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 62, 2016
- Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani1
Science communication in Brazil: A
historical review
and considerations about the current situation
Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p.
1577-1595, 2016
- Ildeu de Castro Moreira, Carla da Silva Almeida, Luisa
Massarani
Representações da
ciência e da
tecnologia na literatura de cordel
Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n. 3, p. 5-25,
2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho,
Daniel Rodrigues Ventura
How
to study the Doppler effect
with Audacity software
Physics Education, v. 51, art. 035002, 2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho,
Marcelo Rodrigues
How
to determine the centre of mass of bodies from image modelling
Physics Education, v. 51, art. 025001, 2016
- Paulo Victor S. Souza, Paulo Murilo C. Oliveira
Túneis
de vento numéricos
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art.
e2303, 2016
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr, Milton Alves Jr,
Victhória H. Barbosa
Aquecimento e resfriamento da
água, aproximados à
forma real
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p.
306-319, 2016
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
A geometria dinâmica do
círculo de
Apolônio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art
e4702,
2016
- Eduardo O. R. Sousa, Deise M. Vianna
O caso Mulher Hulk: corpo e identidade em quadrinhos
Demetra: Alimentação, Nutrição &
Saúde, v. 11, n. 3, p.
763-771, 2016
2015
- Alexandre Cesar Azevedo, Leonardo P. Vieira, Carlos E.
Aguiar,
Antonio Carlos F. Santos
Teaching
light reflection and refraction to the blind
Physics Education, v. 50, n. 1, p. 15-18, 2015
- Alexandre C. Tort
Work,
gravitational energy and the Great Pyramid
Physics Education, v. 50, n. 5, p. 516-519, 2015
- Vitorvani Soares, Vagner Cruz
Determinação
experimental da constante de Boltzmann a partir da curva
característica corrente-voltagem de um diodo
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art.
1311, 2015
- Vitorvani Soares, Bruno Morgado
Construção
geométrica da órbita de Marte pelo
método de Kepler
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art.
1305, 2015
- Helio Salim de Amorim, Marco Adriano Dias, Vitorvani Soares
Sensores digitais de temperatura com
tecnologia one-wire:
Um exemplo de
aplicação didática na área
de
condução térmica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art.
4310,
2015
- Penha Maria C. Dias, Vitor Hugo Alves Dias
Escrevendo
o "Livro da Natureza" na
linguagem da Matemática (A Lei de
Ampère)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art.
4601,
2015
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
Introduzindo problemas e curvas de
perseguição no ensino médio e
universitário
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art.
4502,
2015
- Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta
Feijó
Barroso
Aprendizagem
mediada por uma hipermídia educacional
Revista Latino-Americana de Educação em
Astronomia,
n. 20,
p. 91-114, 2015
- Sidnei Percia da Penha, Anna Maria Pessoa de Carvalho,
Deise Miranda Vianna
Laboratório
didático investigativo e os objetivos da
enculturação científica:
análise do processo
Revista de Educação, Ciências e
Matemática, v. 5, n. 2, p. 6-23, 2015
- Alexandre Cesar Azevedo,
Antonio Carlos F. Santos
Ensino de
gráficos para que alunos cegos possam fazer
interpretação de fenômenos
físicos
Direcional Educador, v. 11, n. 123, p. 44-46, 2015
- Alexandre Cesar Azevedo,
Antonio Carlos F. Santos
Ensino de gráficos para que
alunos cegos possam
fazer
interpretação de fenômenos
físicos
Caderno Espaço Inclusão, v. 3 n. 1, p. 56-64,
2015
- Olival Freire Junior, Diego Hurtado, Ildeu C. Moreira,
Fernando de Souza Barros
Nuclear
Weapons in Regional Contexts: The Cases of Argentina and Brazil
Contemporánea, v. 6, p. 57-66, 2015 (Montevideo);
arXiv:1506.05859.
- Ildeu C. Moreira,
Ibn al Haytham -
Você sabia que há mil anos foi escrito um livro
sobre a visão e a luz?
Ciência Hoje das Crianças, v. 28, p. 17, 2015.
- Ildeu C. Moreira, A. A. Antunes, L. Massarani
O descanso dos naturalistas: uma
análise de cenas na iconografia oitocentista
História, Ciências, Saúde - Manguinhos,
v. 22, n. 3, p. 1051-1066, 2015
- Carla Almeida, Luisa Massarani, Ildeu C. Moreira
Perceptions of Brazilian small-scale farmers
about genetically modified crops
Ambiente & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 193-210, 2015
2014
- Bruno Morgado, Vitorvani Soares
Kepler's
ellipse, Cassini's oval and the trajectory of planets
European Journal of Physics, v. 35, n. 2, art. 025009, 2014
- Marcus Bezerra, Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J. M.
Kort-Kamp,
Carlos Farina
Subtleties
in obtaining the electrostatic energy of continuous
distributions
European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065021, 2014
- Carlos E. Aguiar, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Galileo's
kinematical paradox and the role of
resistive forces
European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065024, 2014
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Teaching
optics to blind pupils
Physics Education, v. 49, n. 4, p. 383-387, 2014
- Alexandre C. Tort
An
exercise on Gauss' law for gravitation: The flat Earth model
Physics Education, v.49, n. 6, p. 629-631, 2014
- Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Amaral, Dayanne F.
Amaral,
Daiara Faria
Demonstrations
of magnetic phenomena: Measuring the air permeability using tablets
Physics Education, v.49, n. 6, p. 658, 2014
- Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
O
paradoxo cinemático de Galileu
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art.
1304, 2014
- Wanderley P. Gonçalves Jr, Marta F. Barroso
As
questões de física e o desempenho dos estudantes
no ENEM
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art.
1402, 2014 (arXiv:
1311.3905)
- Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F.
Santos,
Alexandre C. Tort
O
átomo de Bohr no ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art.
1502, 2014
- Leonardo P. Vieira, Dayanne F. Amaral, Vitor O. M. Lara
Ondas sonoras estacionárias em um
tubo: análise de problemas e sugestões
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art.
1504, 2014
- Leonardo Abeid, Alexandre C. Tort
As forças
de atrito e os freios ABS
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36,
n. 2,
art. 2306, 2014
- Alexandre C. Tort
On
the electrostatic energy of two point charges
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art.
3301,
2014
- Luiz Raimundo Moreira de Carvalho, Helio Salim de Amorim
Observando
as marés atmosféricas: Uma
aplicação da
placa Arduino com sensores de pressão barométrica
e
temperatura
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art.
3501,
2014
- Alexandre C. Tort, Reynaldo Lopes Jr
O
porta-aviões, o torpedo e o círculo de
Apolônio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art.
3502,
2014
- Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Dayanne F. Amaral
Demonstração
da lei do inverso do quadrado com o auxílio de um
tablet/smartphone
Revista Brasileira de
Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3505, 2014
- Penha Maria C. Dias, Rodrigo Fernandes Morais
Os fundamentos mecânicos do
Eletromagnetismo
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art.
3601,
2014
- Luiz Raimundo Moreira de Carvalho
Gulliver,
os
liliputianos e a física
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art.
4304,
2014
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Ciclos de aprendizagem no ensino de
física para
deficientes visuais
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art.
4402,
2014
- Eduardo de Souza,
Deise M. Vianna
Usando a física em
quadrinhos para estudar a diferença entre
inversão e
reversão da imagem num espelho plano
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p.
601-613,
2014
- Alexandre C. Tort
Pauli
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p.
739-741,
2014
- Ildeu de Castro Moreira
A ciência, a ditadura e os
físicos
Ciência e Cultura, v. 66, n. 4, p. 48-53, 2014
- Deise Miranda Vianna, Weverton S. Jesus, Renato Santos
Araujo
Formação
de Professores de Química: a realidade dos cursos de
Licenciatura segundo os dados estatísticos
Scientia Plena, v. 10, n. 8, art. 087215, 2014
2013
- Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Galileo's
kinematical paradox and the expanding circle of
simultaneity
Physics Education, v. 48, n. 6, p. 702-704, 2013.
- Carlos E. Aguiar, Eric B. Lopes, Antonio Carlos F. Santos,
Walter
S.
Santos
The
goldfish over the rainbow
The Physics Teacher, v. 51, p. 522-523, 2013.
- Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J.M. Kort-Kamp,
Cassio Sigaud, Carlos Farina
Image
method in the calculation of the van der Waals force between an atom
and a conducting surface
American Journal of Physics, v. 81, n. 5, p. 366-376, 2013
- Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar, Walter S.
Santos
Electromagnetic
wave velocities: an experimental approach
European Journal of Physics, v. 34, n. 3, p. 591-597, 2013
- Penha Maria C. Dias, Terezinha J. Stuchi
What
can numerical computation
do for the history of science? (study of an orbit drawn by Newton on a
letter to Hooke)
European Journal of Physics, v. 34, n. 6, p. 1465-1485, 2013
- Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo, Alexandre C. Tort
Constructing the
concept of
acceleration
Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, n. 2, p. 171-174,
2013
- Penha Maria C. Dias
A dinâmica
na geometria (o cálculo da força
centrífuga feito por Huygens)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35,
n. 1, art. 1602, 2013
- Alexandre C. Tort, Felipe Nogarol
Revendo
o debate sobre a idade da Terra
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, art.
1603, 2013
- Antônio Carlos F. Santos, Leandro Nery
Utilizando analogias
para a
visualização de equipotenciais com uma planilha
de dados
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art.
2401,
2013
- Paulo Victor S. Souza, Penha Maria C.
Dias, Filipe P. M. Santos
Ensinando a natureza estatística
da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art.
2502,
2013
- Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort, André G.
de Oliveira Gonçalves
Uma nota sobre o movimento
parabólico: uma elipse e um círculo inesperados
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art.
2701,
2013
- Vitor O. M. Lara, Leonardo P. Vieira
Macrofotografia com
um tablet: aplicações ao ensino de
ciências
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, art.
3503,
2013
- Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F.
Santos,
Alexandre C. Tort
Os
100 anos do átomo
de Bohr
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art.
4301, 2013
- Fernando de Souza Barros
As
passagens de Cesar Lattes e de Leite
Lopes pela Ilha do Fundão
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art.
4701, 2013
- Antônio Carlos F. Santos
Um
raio no
céu azul
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 15, p. 64-65, 2013
- Marta Maximo Pereira
Interações
discursivas em pequeno grupo durante uma atividade investigativa sobre
determinação da aceleração
da gravidade
Ensaio: Pesquisa em Educação em
Ciências, v. 15, n.
2, p. 65-85, 2013
2012
- Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A.
C.
Rezende Filho, Leduc H. A. Fauth
Audiovisual
physics reports: students' video production as a strategy for the
didactic laboratory
Physics Education, v. 47, n. 1, p. 44-51, 2012.
- Marcus Bezerra, Wilton J. M. Kort-Kamp, Marcus V. Cougo
Pinto, Carlos Farina
How
to introduce the magnetic dipole
moment
European Journal of Physics, v. 33, n. 5, p. 1313–1320, 2012.
- Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
O
computador como
cronômetro
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3,
art. 3303, 2012.
- Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo
Velocidades
média e instantânea no ensino
médio: uma possível
abordagem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v.34, n.3, art 3503,
2012.
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em
Física a Distância sobre as políticas
públicas educacionais
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 448-468,
2012.
- Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
Ondas
e Terremotos
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 12, p. 56-57, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
De
príncipes, quarks, misses e físicos
Ciência Hoje n. 291, p.81, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
O
choro da energia abandonada
Ciência Hoje n. 294, p. 69, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
Batman,
tecnologia e fusão nuclear
Ciência Hoje n. 297, p. 43, 2012.
2011
- Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
Using
the soundcard as a timer
The Physics Teacher, v. 49, p. 33-35, 2011.
- Wilton J. M. Kort-Kamp, Carlos Farina
On
the exact electric and magnetic fields of an electric dipole
American Journal of Physics, v. 79, n. 1, p.
111-114, 2011.
- Alexandre C. Tort e Felipe Nogarol
Another
look at Helmholtz’ model for the gravitational contraction of the Sun
European Journal of Physics, v. 32, n. 6, p. 1679-1685, 2011.
- Luiz Cezar M. Silva, Wilma M. S. Santos e Penha M. C.
Dias
A
carga específica do elétron. Um enfoque
histórico e experimental
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art.
1601, 2011.
- Anderson R. Souza, Alexsander C. Paixão,
Diego
D. Uzêda, Marco A. Dias, Sergio Duarte e Helio S. Amorim
A
placa Arduino: uma opção de baixo custo para
experiências de física assistidas pelo PC
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art.
1702, 2011.
- Alexandre C. Tort
Algumas observações
sobre o círculo de Apolônio e o seu emprego no
método das imagens
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n.
1, art. 1704, 2011.
- Alexandre C. Tort
Gauss’s
law, infinite homogenous charge distributions and Helmholtz theorem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v.
33,
n.2, art. 2701, 2011.
- Darlan O. S. Gomes, Walter S. Santos, Antonio Carlos F.
Santos, Carlos E. Aguiar
Medida da velocidade da luz em linhas de
transmissão
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3, art.
3307, 2011.
- Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A.
C.
Rezende Filho, Leduc H. A. Fauth
Demonstrações
experimentais de Física em formato audiovisual produzidas
por alunos do ensino médio
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p.
676-692, 2011
- Sonia Krapas, Glória R. P. C. Queiroz, Diego
Uzeda
O
tratado sobre a luz de Huygens: comentários
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n.
1, p. 123-151, 2011
- Deise M. Vianna e Renato S. Araujo
A
carência de professores de ciências na
educação básica e a
ampliação das vagas no ensino superior
Ciência &
Educação, v. 17, n. 4, p. 807-822, 2011
- Carlos Schroeder, Eliane A. Veit, Marta F. Barroso
Formação continuada de
professores das séries iniciais na modalidade
semi-presencial: aprendendo ciências com atividades
mãos-na-massa
Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p.
19-30, 2011.
- Marta M. Pereira, Vitorvani Soares, Viviane
A.
Andrade
Escrita como ferramenta indicativa das
possíveis contribuições de uma
atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem
Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 3, p.
118-132, 2011.
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C.
Tort
Uma tradução da
demonstração original do teorema de Bertrand
Revista Brasileira de História da Ciência, v. 4,
n. 1, p. 92-97, 2011.
- Leonardo R. F. Abeid e Alexandre C. Tort
Discutindo os freios ABS no ensino
médio
A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
- Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
“Da Arca de Noé à
Enterprise”: uma atividade investigativa envolvendo sistema
métrico
A Física na Escola, v.12, n. 2, 2011
- Marta M. Pereira
LHC: o que é, para que serve e
como funciona
A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
- Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos, Carlos E.
Aguiar
Ótica
com índice de
refração negativo
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 9, p. 58-59, 2011
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares,
Alexandre C. Tort
An
English Translation of Bertrand’s Theorem
Latin-American Journal of Physics Education, v. 5, n. 4, p. 694-696,
2011
- Marta Maximo Pereira
“Ufa!! Que calor é esse?! Rio 40
ºC” – Uma proposta para o ensino dos conceitos de calor e
temperatura no Ensino Médio
Ciência em Tela, v. 4, n. 2, 2011
2010
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C.
Tort
A
note on the conservation of mechanical energy and the Galilean
principle of relativity
European Journal of Physics, v. 31 p. 827-834, 2010.
- Márcio M. Taddei, Tarciro N. C. Mendes,
Carlos
Farina
An
introduction to dispersive interactions
European Journal of Physics, v. 31, p. 89-99, 2010.
- Alexandre C. Tort
Another
example of classical renormalization in electrostatics
European Journal of Physics, v. 31, p. L49-L50, 2010.
- Antonio C. F. Santos
The first steps in vision in the classroom
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art.
2303, 2010.
- Paulo Fonseca,
Aliane S. Zamorano, Hugo Luna, Antonio C. F.
Santos
Estudo do poder de frenamento de
partículas alfa na matéria
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art.
2305, 2010.
- Marta F. Barroso, Igor Borgo
Jornada no Sistema Solar
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art.
2502, 2010.
- Bruno Feldens, Penha M. C. Dias, Wilma M. S. Santos
E assim se fez o quantum...
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art.
2602, 2010.
- Marcus Vinicius
Pereira e
Susana de Souza Barros
Análise
da
produção de vídeos por estudantes como
uma estratégia alternativa de laboratório de
física no Ensino Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, art.
4401, 2010.
- Renato Santos Araujo e
Deise Miranda Vianna
A história da
legislação dos cursos de Licenciatura em
Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a
distância
Revista Brasileira de Ensino de Física,
v.
32, n. 4, art. 4403, 2010.
- Magali F. C. Lima, Vitorvani Soares
Brincar para construir o conhecimento: jogo
e cinemática
A Física na Escola, v.11, n. 1, p. 24-26, 2010.
- Alexandre César Azevedo
Construção
gráfica para alunos cegos
A Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 48, 2010.
- Eros S. Ramos, Deise M. Vianna, S. P. Pinto
Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente
e o ensino de Física: uma experiência em sala de
aula
Ciência em Tela, v.2, n. 2, 2009 (publicado em 2010).
2009
- Carlos E. Aguiar, Anderson R. Souza
Google
Earth Physics
Physics Education, v. 44, p. 624-626, 2009.
Versão em chinês:
http://www.qiji.cn/
- Wilma M. S. Santos, A. M. Luiz, C. R. Carvalho
A
proposal to introduce a topic of contemporary physics into high-school
teaching
Physics Education, v. 44, p. 511-616, 2009.
- A. E. G. Falcão Jr., R. A. Gomes, J. M.
Pereira,
L. F. S. Coelho, Antonio C. F. Santos
Cellular
phones helping to get a clearer picture of kinematics
The Physics Teacher, v. 47, p. 167-168, 2009.
Versão em farsi:
Roshd v. 25, n. 91, p.
56-57, 2010
- Carlos E. Aguiar, F. Barone
Rutherford
scattering with radiation damping
American Journal of Physics, v. 77, p. 293-384, 2009.
- R. de Melo e Souza, Marcus V. Cougo Pinto, Carlos
Farina,
M. Moriconi
Multipole
radiation fields from the Jefimenko equation for the magnetic field and
the Panofsky-Phillips equation for the electric field
American Journal of Physics, v. 77, p. 67-72, 2009.
- M. M. Taddei, T. N. C. Mendes, Carlos Farina
Subtleties
in energy calculations in the image method
European Journal of Physics, v. 30, p. 965-972, 2009.
- R. S. Araujo, Deise M. Vianna
Formação de
professores de Ciências e Física na Internet:
porque um site de recomendação de
conteúdos
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,
v. 8, p. 171-192, 2009.
- Alexandre C. Tort
Dois problemas práticos de
eletricidade vitoriana e sua discussão no ensino
secundário e universitário
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, art.
2304, 2009.
- Carlos E. Aguiar
Ótica e geometria
dinâmica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, art.
3302, 2009.
- Carlos E. Aguiar, D. Baroni, Carlos Farina
A órbita da Lua vista do Sol
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, art.
4301, 2009.
- Marco A. Dias, Helio S. Amorim e Susana L. S. Barros
Produção de
fotografias estroboscópicas sem lâmpada
estroboscópica
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 492-513,
2009.
- E. Gama, Marta F. Barroso
Física na Escola na Europa
A Física na Escola, v. 10, n. 2, p. 32-35, 2009.
- Magali F. C. Lima, T. Rappoport
A sala de aula, o ensino de
física e as novas tecnologias
Ciência em Tela, v. 2, n. 1, 2009.
- A. R. C. Romaguera, C. M. Smith, Mauro M.
Doria
Supercondutividade
de alta temperatura crítica: passado, presente e futuro de
um fenômeno ainda misterioso
Ciência Hoje, v. 44, n. 263, p. 42-48, 2009.
2008
- F. Rezende, Susana L. S. Barros
Students’ navigation patterns in the
interaction with a mechanics hypermedia program
Computers & Education, v. 50, p. 1370-1382, 2008.
- V. Ovalle, D. R. Otomar, J. M. Pereira, N. Ferreira, R.
R.
Pinho, Antonio C. F. Santos
Studying
charged particle optics: an undergraduate course
European Journal of Physics, v. 29, p. 251-256, 2008.
- R. C. Ferreira, Wilma M. S. Santos, Penha M. C. Dias
Construção do conceito
de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos
relacionados ao cotidiano
A Física na Escola, v. 9, n.
1, p. 37-39, 2008.
- Almir G. Santos, Fernando S. Barros
Ondas de água: uma
revisão ao nível médio
A Física na Escola, v. 9, n. 2, p. 14-16, 2008.
- Fernando S. Barros
Tendências Atuais dos Projetos de
Armas Nucleares
Ciência em Tela, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2008.
- R. S. Araujo, Deise M. Vianna
Discussões sobre a
remuneração dos professores de Física
na Educação Básica
Ciência
em Tela, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2008.
- Mauro M. Doria, A. R. C. Romaguera
Supercondutividade:
que vibrações são essas?
Ciência Hoje, v. 42, n. 249, p. 14-15, 2008.
- Fernando S. Barros
A
banalização das armas nucleares
Ciência Hoje, v. 42, n. 250, p. 69-71, 2008.
2007-2003
- Santos, F. C. ; Santos, W. M. S. ; Berbat, S. C.
Uma análise da
flutuação dos corpos e o princípio de
Arquimedes
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p.
295-298, 2007.
- Fonseca, P. ; Santos, A. C. F. ; Montenegro, E. C.
A
very simple way of measuring the coaxial cable impedance
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p.
373-375, 2007.
- Oliveira, F. F. ; Vianna, D. M. ; Gerbassi, R. S.
Física moderna no ensino
médio: o que dizem os professores
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 3, p.
447-454, 2007.
- Pilling, D. P. A. ; Dias, P. M. C.
A hipótese
heliocêntrica na Antigüidade
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p.
613-623, 2007.
- Dias, P. M. C.
À
procura do trabalho perdido
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p.
493-498, 2007.
- Pinto, S. P. ; Fonseca, O. M. ; Vianna, D. M.
Formação continuada de
professores: Estratégia para o ensino de Astronomia nas
séries iniciais
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p.
71-86, 2007.
- Paula, A. G. ; Vianna, D. M.
Levitação
Eletrodinâmica: ensino de Física, baseado no
enfoque CTS, na discussão para a melhoria da qualidade do ar
A Física na Escola, v. 8, n. 1, p. 35-39, 2007.
- Bernardo, J. R. R., Vianna, D. M., Fontoura, H.
A.
Produção e consumo da
energia elétrica: a construção de uma
proposta baseada no enfoque
ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA)
Ciência & Ensino, v. 1, número especial,
2007.
- Santos, A. C. F. ; Magalhaes, S. ; Faria, N. V. C.
An
undergraduate course in experimental atomic and molecular physics using
an accelerator
Nuclear Instruments & Methods in Physics Research B, v. 261, p.
264, 2007.
- Fernando S. Barros
Nuclear
Fuel Banks: A View From the South
Forum of Physics & Society, v. 36, n. 4, p. 10-13, 2007.
- Barbosa, V. C. ; Breitschaft, A. M. S.
Um aparato experimental para o estudo do
príncipio de Arquimedes
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 115-122,
2006.
- Sinflorio, D. A. ; Fonseca, P. ; Coelho, L. F. S. ;
Santos,
A. C. F.
Teaching
electromagnetism to high-school students using particle accelerators
Physics Education, v. 41, p. 539-541, 2006.
- Santos, F. C. ; Coutinho, Y. A. ; Ribeiro-Pinto, L. ;
Tort,
A. C.
The
motion of two masses coupled to a finite mass spring
European Journal of Physics, v. 27, p. 1037-1051, 2006.
- Pinto, S. P. ; Vianna, D. M.
Atuando na sala de aula após a
reflexão sobre uma oficina de astronomia
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em
Ciências, v. 6, n. 1, 2006.
- Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
Do termoscópio ao
termômetro digital: quatro séculos de termometria
Química Nova, v. 29, p. 1393-1400, 2006.
- Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
A termometria nos séculos XIX e XX
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 101-114,
2006.
- Dias, P. M. C.
F=ma?!!! (O Nascimento da Lei
Dinâmica)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 205-234,
2006.
- Filipeki, A. T. ; Barros, S. L. S. ; Elia, M. F.
A visão dos pesquisadores-orientadores
de um programa de vocação científica
sobre a iniciação científica de
estudantes do ensino médio.
Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p.
199-216, 2006.
- Berbat, S. C. ; Santos, W. M. S. ; Gaspar, M.
B.
Formalizando a hidrostática no cotidiano.
Panorâmica Multidisciplinar, v. 6, p. 99-113, 2006.
- Carlos Farina ; M. Burrowes
Sobre o pêndulo
isócrono de Christiaan Huygens
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 2,
p.175-179, 2005.
- Pinto, S, P. ; Vianna, D. M.
A ação-reflexão na
formação continuada de professores.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
- Vianna, D. M. ; Bernardo, J. R. R.
O Eletromagnetismo no contexto de um sistema elétrico: uma
abordagem apoiada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
- Barros, F. S.
O Manifesto Russel - Einstein e as
Conferências Pugwash
A Física na Escola, v. 6, n.1, p. 15-22, 2005.
- Fernandes, B. C. ; Santos, W. M. S. ; Dias, P. M. C.
Onde está o atrito?
Discussão de dois experimentos que exemplificam a Lei da
Inércia
A Física na Escola, v. 6, n. 2, p. 17-19,
2005.
- Rezende, F. ; Barros, S. L. S.
A Hipermídia e a Aprendizagem de
Ciências: Exemplos na Área de Física
Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 63-68, 2005.
- Santos, F. C. ; Tort, A. C.
The
electrostatic field of a point charge and an electrical dipole in the
presence of a conducting sphere
European Journal of Physics, v. 25, p. 859-868, 2004.
- Tort, A. C. ; Cunha, A. M. ; Assis,
A. K.
T.
Uma tradução comentada
de um texto de Maxwell sobre ação a
distância
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 273-282,
2004.
- Carlos E. Aguiar ; G. Rubini
A Aerodinâmica da Bola de Futebol
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p.
297-306, 2004.
- Dias, P. M. C. ; Santos, W. M. S. ; Souza, M. T. M.
A Gravitação Universal
(Um Texto para o Ensino Médio)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 3, p.
257-271, 2004.
- Dias, P. M. C.
Tradução Comentada de
um Clássico de Copérnico
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 195-196,
2004.
- Santos, A. C. F. ; Frohlich, A.
Collision
Cross Sections and the Size of a Coin
Physics Education, v. 38, p. 336-339, 2003.
- Carlos E. Aguiar ; F. Laudares
Listening
to the coefficient of restitution and the gravitational acceleration of
a bouncing ball
American Journal of Physics, v. 71, n. 5, p. 499-501, 2003.
- Carlos Farina ; Alexandre C. Tort ; F. C.
Santos
Note
on the Lorentz force, magnetic charges and the Casimir effect
European Journal of Physics, v. 24, p. N5-N9, 2003.
- Carlos Farina ; F. Barone ; H. Boschi-Filho.
Three
methods for calculating the Feynman propagator
American Journal of Physics, v. 71, p. 483-491, 2003.
- Barros, S. L. S. ; Rezende, F.
Diseño instrucional de un sistema hypermedia utilizando
elementos del cambio y del desarrollo conceptual para la conceptual
para la aprendizaje de la fisica.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 103-109,
2003.
- Rezende, F. ; Barros, S. L. S. ; Lopes, A. M. A. ;
Araújo, R. S.
InterAge: um ambiente virtual construtivista
para formação continuada de professores de
Física
Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 20, n. 3, p.
372-390, 2003.