Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Livros (textos integrais, capítulos,
edições)
2020
Capítulos
- Deise M. Vianna, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Lúcia
Helena Sasseron
Studies of the Production of
Innovative Educational Materials through Teacher Education in Brazil
In: Charbel N. El-Hani, Maurício Pietrocola, Eduardo F Mortimer,
Maria Rita Otero (orgs.), Science
Education Research in Latin America, p. 159-184 (Boston: Brill /
Sense, 2020, ISBN: 978-90-04-40854-8, 572 p.)
- Ildeu C. Moreira
Fritz Müller e a Divulgação Científica da Seleção Natural
In: Mario Steindel, Maria da Glória Weissheimer. Marcondes Marchetti (orgs.).
Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras,
p. 11-17 (Florianópolis: Mario Steindel, 2020, ISBN 978-65-00-11088-3, 166 p.)
2019
Capítulos
- Ildeu C. Moreira
O eclipse de Sobral e outras
omissões históricas: de Einstein a Hawking
In: A. L. T. Boziand, M. Pessoa (orgs.), O Eclipse de 1919, p. 6-35
(Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2019, ISBN: 978-85-99926-10-9)
2018
Capítulos
- Marta F. Barroso,
Marcelo S. O. Massunaga, Gustavo Rubini
Itens de Ciências no PISA:
Interpretações
In: Maria Isabel Ramalho Ortigão (org.), Políticas de
Avaliação, Currículo e Qualidade: Diálogos
sobre o PISA, p. 195-207
(Curitiba: Editora CRV, 2018, ISBN: 978-85-444-2369-1, 266 p.)
- Marta F. Barroso
Contribuições para
um diagnóstico do Ensino Médio no país
In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação
Técnico-Científica no Ensino Médio, p. 44-65
(Rio de Janeiro: Academia
Brasileira de Ciências, 2018,
ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
- Ildeu C. Moreira
Há muita gente lá
fora!: A divulgação científica e o envolvimento
dos brasileiros com a C&T
In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação
Técnico-Científica no Ensino Médio, p. 112-125
(Rio de Janeiro: Academia
Brasileira de Ciências, 2018,
ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
- Ildeu C. Moreira, Kátia L. Mansur, Maria de Fátima B. Pereira
A
importância da popularização da ciência para
a geoconservação: uma abordagem pela história da
ciência
In: V. M. N. Santos, P. R. Jacobi (orgs,), Educação,
Ambiente e Aprendizagem Social: reflexões e possibilidades
à geoconservação e sustentabilidade, p. 193-216 (Curitiba: Editora CRV, 2018, ISBN 978-85-444-2561-9, 248 p.)
- Ildeu C. Moreira, Anderson P. Antunes, Luisa M. Massarani
Local collaborators in Henry Walter Bates’s Amazonian Expedition (1848-1859)
In: Fabio D'Angelo (org.), The scientific dialogue linking America, Asia and Europe between the 12th and the 20thCentury:
Theories and techniques travelling in space and time,
p. 382-400 (Nápoles: Viaggiatori, 2018, ISBN 978-88-94361209, 457 p.)
2017
Textos integrais
- Ildeu de C. Moreira, Y. Castelfranchi, D. F. Silva, L.
Massarani
A ciência e a tecnologia no olhar dos
brasileiros (Brasília: Centro de Gestão e
Estudos Estratégicos, 2017, ISBN 978-85-5569-127-0, 152 p.)
- José Murilo de Carvalho, Ildeu C. Moreira
Ciência no Brasil: 100 anos da Academia Brasileira de Ciências
(Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2017, ISBN 978-85-85761-42-4, 208 p.)
2016
Textos integrais
- Y. Castelfranchi, E. M. Vilela, A. C. Corrieri, E. V. Lacerda
Costa,
F. Lacerda, Ildeu de C. Moreira, L. Massarani, S. Simões, V.
Fagundes
Os Mineiros e a Ciência
(Belo Horizonte: Kma, 2016,
ISBN 978-85-92728-00-7, 166 p.)
- Antonio Carlos F. Santos, Apoena Lanatte de Oliveira Calil
Fisica I
(Fundação FAEL, 2016, ISBN 978-85-60531-37-0, 168 p.)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira
Ciência dá Samba!
In: Diego Golombek, Juan Nepote. (orgs.), Instrucciones para contagiar la ciencia,
p. 87-90, (Guadalajara: Editorial Universitaria, 2016).
- Deise M. Vianna
Contribuições dos
Mestrados Profissionais
In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi
(orgs.), Enfrentamentos do Ensino de
Física na Sociedade Contemporânea, p. 215-217
(Editora Livraria da Física, 2016, ISBN: 9788578613983)
- Deise M. Vianna
Políticas públicas
educacionais: o que querem dos professores
In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi
(orgs.), Enfrentamentos do Ensino de
Física na Sociedade Contemporânea, p. 495-503
(Editora Livraria da Física, 2016, ISBN: 9788578613983)
2015
Textos Integrais
- Antonio Carlos F. Santos
Mecânica dos Sólidos
(Laureate, 2015)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira, L. Massarani,
Miguel Ozorio de Almeida e a
divulgação científica no Brasil
In: Gilberto Hochman; Nísia Trindade Lima. (orgs.), Médicos Intérpretes do Brasil,
p. 380-410 (Hucitec Editora, 2015, ISBN 978-85-84040-28-5)
- Ildeu C. Moreira,
A ciência e o carnaval
brasileiro
In: Luisa Massarani (org.), RedPOP: 25 años de popularización de la
ciencia en
América Latina, p. 73-94 (RedPoP-UNESCO, 2015, ISBN
978-85-85239-97-8)
2014
Textos integrais
- Antonio Carlos F. Santos
Física - Mecânica
(EAD UNIFACS, 2014, 108 p.)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira, L. Massarani, R. Neves
De olho na biodiversidade:
iniciativas do Museu da Vida no ano internacional sobre o tema
In: M. Chagas, D. Studart, C. Storino (orgs.); Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade
Ambiental,
p. 177-188 (Espirógrafo Editorial e Associação
Brasileira de Museologia, Rio de Janeiro, 2014, ISBN 978-85-68002-00-1)
2013
Capítulos
- Almir Guedes dos Santos
Proposta de
integração das visitações
escolares a museus de ciência às aulas de Física
In: Pedro Membiela, Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros (eds.); Retos y perspectivas en la
enseñanza de
las ciencias, p. 525-529 (Educación Editora,
Ourense-Espanha, 2013, ISBN 97884 15524120)
2012
Textos integrais
- Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.)
Temas para o Ensino de
Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
(Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2, 260
p.)
- Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.)
Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e
Perspectivas (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-61815-02-8, 264 p.)
Capítulos
- Deise M. Vianna, Oneida Enne
Acompanhando a trajetória do Cecierj
In: Regina M. R. Borges, Ana L. Imhoff, G. B. Barcellos (orgs.); Educação e
Cultura Científica e
Tecnológica, p. 185-198. (EdiPUCRS, Porto Alegre, 2012,
ISBN
978-85-397-0244-2)
- Deise M. Vianna
O que aprendi nas escolas
In: Anna Maria P. Carvalho, António F. Cachapuz, Daniel
Gil-Pérez (orgs.); O
ensino das ciências como compromisso
científico e social, p. 179-195
(Cortez Editora, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-249-1980-0)
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Ampliação do acesso ao ensino superior
brasileiro: a opinião dos coordenadores dos cursos a
distância de licenciatura em Física
In: Carlinda Leite,
Miguel Zabalza (orgs.); Ensino
Superior -
Inovação e Qualidade na Docência,
p. 6451-6466 (CIIE - Centro de Investigação e
Intervenção Educativas, Porto, 2012, ISBN 978-989-8471-05-5)
- Deise M. Vianna
Formação de
professores de Física: rumos e desafios
In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann, Cibelle C.
Silva e André F. P. Martins (orgs.); A pesquisa em ensino de
física e a sala de aula: articulações
necessárias (2a Edição, Livraria da
Física, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-7861-182-8)
- Sandro Soares Fernandes
O dia a dia das unidades de medida
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com
Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 17-34
(Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
- Vitor Cossich de Holanda Sales
Água de lastro: um problema de hidrostática
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com
Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 71-91
(Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
- Carlos Frederico Marçal Rodrigues
Irreversibilidade
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com
Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p.
112-134 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Leandro Nascimento Rubino
Efeito estufa
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com
Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p.
135-154 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Marta M. Pereira, Vitorvani Soares
Ver TV para aprender Física: análise e
exploração didática de
uma reportagem de telejornal
In: Fábio Marques de Souza, Angela Patricia Felipe Gama.
(orgs.); Mídia,
Linguagem e Ensino: Diálogos Transdisciplinares,
p. 179-200 (Pedro & João Editores, São Carlos, 2012,
ISBN
978-85-7993-109-3)
- A. G. Borba, B. P. Rangê, R. C. Ribas, Marcos da Fonseca
Elia, M. R. Campos, A. P. Lopes
Protocolo cognitivo-comportamental
In: Eliane Mary de Oliveira Falcone, Angela Donato de Oliva, Cristiane
Figueiredo (orgs.); Produções
em Terapia Cognitivo-comportamental, p. 167-175 (Casapsi
Livraria e Editora, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-8040-137-0)
- Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia
Projeto UCA na CUCA: robótica educacional na
sala de aula
In: Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.); Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas
e Perspectivas, p. 195-205 (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012,
ISBN 978-85-61815-02-8)
2011
Capítulos
- Penha M. C. Dias, Teresinha J. Stuchi
Isaac Newton, Robert Hooke and the Mystery of the Orbit
In: D. Krause, A. A. P. Videira (eds.); Brazilian Studies in History and
Phylosophy of Science, p. 77-94 (Boston Studies in the
Philosophy of Science, Springer, 2011, ISBN 978-90-481-9421-6)
- Anna Maria P. Carvalho, Roberto Nardi, Deise M. Vianna,
Maria José P. M. Almeida, Laercio Ferraciolli
Pesquisa em Ensino de Física.
In: S. Nogueira, T. Romero (orgs.); Física
2011 - Estado
da Arte, desafios e perspectivas para os próximos cinco anos,
p. 115-126 (Chris McHilliard Editora, 2011)
- José R. R. Bernardo, V. H. D. Silva, Deise M.
Vianna
A Construção de propostas de ensino em
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas
sociocientíficos
In: W. L. P. Santos, D. Auler (orgs.) CTS
e
educação científica: desafios,
tendências e resultados de pesquisas, p. 373-393
(Editora Universidade de Brasilia, Brasília, 2011, ISBN
978-85-230-1306-6)
2010
Textos integrais
- Susana de Souza Barros e Marcos Elia (orgs.)
Pierre Lucie,
professor e educador de cientistas (Editora UFRJ, 2010,
ISBN 978-85-7108-350-9, 294 p.)
Capítulos
- Susana de Souza Barros e Ana Tereza Filipecki
Curriculo e cultura cientifica na sociedade de risco - somos todos
atores?
In: Susana. S. Barros e Marcos Elia (orgs.); Pierre Lucie, professor e
educador de cientistas (Editora UFRJ, 2010, ISBN
978-85-7108-350-9)
- Deise M. Vianna
A relação entre a pesquisa, a sala de aula e a
formação de professores
In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann, Cibelle C.
Silva e André F. P. Martins (orgs. ); A pesquisa em ensino de
física e a sala de aula: articulações
necessárias, p. 85-93 (Sociedade Brasileira de
Física, São Paulo, 2010, ISBN 978-85-89064-17-0)
2009
Capítulos
- Deise M. Vianna
Formação cidadã para nossos alunos -
um contexto cultural para o ensino de Física.
In: André F. P. Martins (org.); Física ainda
é cultura?, p. 131-149 (Livraria da
Física Editora, 2009, ISBN 9788578610449)
- Deise M. Vianna
A
Formação do Professor de Ciências para
o Aluno de Hoje.
In: T. Goldbach, M. P. Friedrich, S. Q. M. Leite (orgs.); Ensino de
Ciências:Saberes Escolares & Saberes
Científicos, p.25-31 (Editora CEFETEQ,
2009, ISBN 9788561754044).
- Susana L. de Souza Barros
O Ensino de Física na UFRJ: A Volta do Parafuso
In: T. Kodama (org.); Instituto
de Física - UFRJ: 45 anos, p.139-154 (Oficina
de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).
- Fernando de Souza Barros
A Histórioa do Instituto de Física: Uma
Visão Pessoal
In: T. Kodama (org.); Instituto
de Física - UFRJ: 45 anos, p.109-116 (Oficina
de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).
- Simone C. Cardoso, Carlos E. Aguiar
Novos Desafios: A Graduação em Física
Médica e o Mestrado em Ensino de Física
In: T. Kodama (org.); Instituto
de Física - UFRJ: 45 anos, p.175-182 (Oficina
de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).
2008
Textos integrais
- Marta F. Barroso, Lucia H. Pralon
Água e
ar: elementos fundamentais para a vida em nosso planeta
(E-LIMC, 2008, 64 p.)
- Marta F. Barroso, Adila Trubat
Seres Vivos no
Planeta Terra (E-LIMC, 2008, 60 p.)
2007-2003
Textos integrais
- Mauro M. Doria, Franciole C. Marinho
Ondas e Bits (Livraria
da Física, 2006, 135 p.)
- Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
Física 3A
- Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2005,
190 p.)
- Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
Física 3B
- Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2005,
190 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida
Introdução
às Ciências Físicas - Volume 1
(Fundação CECIERJ, 2003)
- Daniela Lazzaro, Marta F. Barroso.
Introdução
às Ciências Físicas - Volume
2: A Evolução das Idéias sobre o
Sistema Solar (Fundação CECIERJ,
2003, 80 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida
Introdução
às Ciências
Fìsicas - Volume 4 (Fundação
CECIERJ, 2003, 177 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida, Susana L. Souza Barros
Introdução
às Ciencias Físicas - Volume 5
(Fundação CECIERJ, 2003, 147 p. )
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius
Cougo-Pinto
Física 1
- Volume 1 (Fundação
Cecierj, 2003, 206 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius
Cougo-Pinto
Física
1 - Volume 2
(Fundação Cecierj, 2003, 279 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física 1
- Volume 3 (Fundação
Cecierj, 2003, 228 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física
1 - Volume 4
(Fundação Cecierj, 2003, 208 p.)
Capítulos
- G. Gouvêa, C. I. Oliveira, G. Grumbach, M.
Mandarino, E. Belfort, M. F. Barroso
O cenário
das práticas educativas
In: G. Gouvêa, C. I. Oliveira (orgs.); Educação a
distância na formação de professores:
viabilidades, potencialidades e limites, p. 71-78 (Vieira
& Lent, 2006).
- C. E. Aguiar, G. Rubini
Física do
Futebol
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas no Brasil, p. 76-77 (Livraria
da Física, 2006)
- A. Villani, D. M. Vianna
Desafios para uma
educação em ciências eficiente
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas no Brasil, p. 78-79 (Livraria da
Física, 2006).
- A. Villani, D. M. Vianna
Tendências
da Pesquisa em Ensino de Física
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas no Brasil, p. 80-81 (Livraria
da Física, 2006).
- Susana L. de Souza Barros, Maria Laura M. Leite Lopes
A
educação na era da
informação: o desafio da
alfabetização científica e
matemática para este milênio.
In: M. Pietrocola (org.); Ciência,
filosofia e história: uma homenagem aos 40 anos de
colaboração de Michel Paty com Brasil
(S.Paulo, 2005).
- C. E. Aguiar, F. Laudares
Aquisição
de Dados Usando Logo e a Porta de Jogos
In: N. Studart, A. Zylberstajn (orgs.); Coleção
Explorando o Ensino - Volume 7: Física - Ensino
Médio, p. 140-153
(Ministério da Educação, 2005).
- D. M. Vianna, R. S. Araujo
Buscando elementos
na Internet para uma nova proposta pedagógica
In: A. M. Pessoa de Carvalho (org.); Ensino
de Ciências -
Unindo a pesquisa e a prática, p.
135-151 (Pioneira Thomson Learning, 2004).
- D. M. Vianna
Refletindo sobre a
Formação de Professores de Ciências:
Desafios da Contemporaneidade
In: S. E. Selles, M. S. Ferreira (orgs.); Formação
Docente em Ciências - memórias e
práticas, p. 163-171 (EdUFF, 2003).
Livros organizados ou editados
- M. F. Barroso, E. Belfort, M. Mandarino, G. Alves,
C. Rigoni (orgs.)
Reorientação
Curricular para o Ensino Médio (SEE-RJ, 2006, 3
v., 580 p.)
- M. F. Barroso, A. M. Breitschaft, A. C. F. Santos, M. S. O.
Massunaga, T. Silva (orgs.)
Materiais
Didáticos: Física (SEE-RJ, 2006, 127
p.)