Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Livros (textos integrais, capítulos, edições)
2021
Textos integrais
- Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Vanessa Fagundes,
Ildeu Moreira
O que os jovens brasileiros pensam da
ciência e da tecnologia? (Rio de Janeiro: Fiocruz/COC,
2021, ISBN 978-65-87465-18-0, 225 p.)
Capítulos
- Rodrigo F. Moraes, Antonio Carlos F. Santos
Decolonizando o Ensino de
Física: Rompendo com o Projeto Ocidentalcêntrico de Mundo
In: Armando Santos, Roberto Dalmo, Glória Queiroz (orgs.), Conteúdos Cordiais: Física humanizada para
uma escola sem mordaça, p. 169-186 (São Paulo: Editora
Livraria da Física, 2021, ISBN 978-6555631043, 326 p.)
2020
Capítulos
- Deise M. Vianna, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Lúcia Helena
Sasseron
Studies of the Production of
Innovative Educational Materials through Teacher Education
in Brazil
In: Charbel N. El-Hani, Maurício Pietrocola, Eduardo Mortimer,
Maria Rita Otero (orgs.), Science Education Research in Latin America,
p. 159-184 (Boston: Brill / Sense, 2020, ISBN:
978-90-04-40854-8, 572 p.)
- Deise M. Vianna, Felipe M. Correia, Sandro S. Fernandes,
Aline Guilherme Pimentel
Propostas de
atividades de cinemática para deficientes visuais aplicada
no Colégio Pedro II pelo Grupo do PIBID/UFRJ - Fisica
In: Série
Educar: Sociedade e Educação, Vol. 41, p. 85-93 (Belo
Horizonte: Ed. Poisson, 2020, ISBN:978-65-86127-72-0, 200 p.)
- Deise M. Vianna, Carlos Frederico M. Rodrigues
Um
dispositivo de movimento perpétuo: o que os estudantes dizem
In: Frederico C. Barbosa, Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma
abordagem pluralista, p. 417-438 (Piracanjuba: Editora
Conhecimento Livre, 2020, ISBN: 978-65-86072-43-3, 615 p.)
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Políticas
públicas do passado: aspectos metodológicos da UAB diante da
carência de professores de física In: Alexandre
Shigunov Neto, André Silva, Dulce Strieder, Ivan Fortunato
(orgs.), A Formação de Professores de Física em
discussão: passado, presente e perspectivas, p. 13-32
(Itapetininga: Edições Hipótese, 2020, ISBN:
978-65-80428-13-7, 262 p.)
- Vitorvani Soares, Deise M. Vianna, João José F. Sousa, Almir
G. Santos, Marco A. Dias, Mariana A. J. Barros, Sandro S.
Fernandes, Vitor Cossich H. Sales
O subprojeto
PIBID/UFRJ-Física: atuação do monitor bolsista na aula
regular do professor supervisor
In: Joaquim Silva, Blanche Bitner-Mathé, Danielle Menezes, Ana
Prado (orgs.), Narrativas
sobre
a formação docente: A experiência do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRJ, p.
108-120 (Rio de Janeiro: Joaquim Silva, 2020, ISBN
978-65-00-14820-6, 179 p.)
- Ildeu C. Moreira
Fritz Müller
e a Divulgação Científica da Seleção Natural
In: Mario Steindel, Maria da Glória Weissheimer. Marcondes
Marchetti (orgs.). Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa
fronteiras, p. 11-17 (Florianópolis: Mario Steindel,
2020, ISBN 978-65-00-11088-3, 166 p.)
2019
Capítulos
- Ildeu C. Moreira
O eclipse de
Sobral e outras omissões históricas: de Einstein a Hawking
In: A. L. T. Boziand, M. Pessoa (orgs.), O Eclipse de 1919, p.
6-35 (Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2019, ISBN:
978-85-99926-10-9)
- Hugo R. Detoni, Thiago C. Lacerda, Jorge H. C. Basílio
Ensino de
Física para EJA: Exposição de Experimentos de Física como
Forma de Avaliação
In: Sabrina P. Maravieski (org.), Pesquisa
em Ensino de Física 2, p. 89-97 (Ponta Grossa: Atena
Editora, 2019, ISBN: 978-85-7247-210-4, 224 p.)
2018
Capítulos
- Marta F. Barroso, Marcelo S. O. Massunaga, Gustavo Rubini
Itens de
Ciências no PISA: Interpretações
In: Maria Isabel Ramalho Ortigão (org.), Políticas
de Avaliação, Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA,
p. 195-207 (Curitiba: Editora CRV, 2018, ISBN:
978-85-444-2369-1, 266 p.)
- Marta F. Barroso
Contribuições para um
diagnóstico do Ensino Médio no país
In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação Técnico-Científica no
Ensino Médio, p. 44-65 (Rio de Janeiro: Academia
Brasileira de Ciências, 2018, ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
- Ildeu C. Moreira
Há muita gente lá fora!: A
divulgação científica e o envolvimento dos brasileiros com a
C&T
In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação Técnico-Científica no
Ensino Médio, p. 112-125 (Rio de Janeiro: Academia
Brasileira de Ciências, 2018, ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
- Ildeu C. Moreira, Kátia L. Mansur, Maria de Fátima B.
Pereira
A
importância da popularização da ciência para a
geoconservação: uma abordagem pela história da ciência
In: V. M. N. Santos, P. R. Jacobi (orgs,), Educação, Ambiente e Aprendizagem Social:
reflexões e possibilidades à geoconservação e
sustentabilidade, p. 193-216 (Curitiba: Editora CRV,
2018, ISBN 978-85-444-2561-9, 248 p.)
- Ildeu C. Moreira, Anderson P. Antunes, Luisa M. Massarani
Local
collaborators in Henry Walter Bates’s Amazonian Expedition
(1848-1859)
In: Fabio D'Angelo (org.), The scientific dialogue linking America,
Asia and Europe between the 12th and the 20thCentury:
Theories and techniques travelling in space and time, p.
382-400 (Nápoles: Viaggiatori, 2018, ISBN 978-88-94361209, 457
p.)
2017
Textos integrais
- Ildeu de C. Moreira, Y. Castelfranchi, D. F. Silva, L.
Massarani
A ciência e a tecnologia no olhar dos
brasileiros (Brasília: Centro de Gestão e Estudos
Estratégicos, 2017, ISBN 978-85-5569-127-0, 152 p.)
- José Murilo de Carvalho, Ildeu C. Moreira
Ciência no Brasil: 100 anos da Academia
Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro: Academia
Brasileira de Ciências, 2017, ISBN 978-85-85761-42-4, 208 p.)
2016
Textos integrais
- Y. Castelfranchi, E. M. Vilela, A. C. Corrieri, E. V.
Lacerda Costa, F. Lacerda, Ildeu de C. Moreira, L. Massarani,
S. Simões, V. Fagundes
Os Mineiros e a Ciência
(Belo Horizonte: Kma, 2016, ISBN 978-85-92728-00-7, 166 p.)
- Antonio Carlos F. Santos, Apoena Lanatte de Oliveira Calil
Fisica I (Fundação
FAEL, 2016, ISBN 978-85-60531-37-0, 168 p.)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira
Ciência dá Samba!
In: Diego Golombek, Juan Nepote. (orgs.), Instrucciones
para contagiar la ciencia, p. 87-90, (Guadalajara:
Editorial Universitaria, 2016).
- Deise M. Vianna
Contribuições dos Mestrados
Profissionais
In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi
(orgs.), Enfrentamentos do
Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, p.
215-217 (Editora Livraria da Física, 2016, ISBN:
9788578613983)
- Deise M. Vianna
Políticas públicas
educacionais: o que querem dos professores
In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi
(orgs.), Enfrentamentos do
Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, p.
495-503 (Editora Livraria da Física, 2016, ISBN:
9788578613983)
2015
Textos Integrais
- Antonio Carlos F. Santos
Mecânica dos Sólidos
(Laureate, 2015)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira, L. Massarani,
Miguel Ozorio de Almeida e a
divulgação científica no Brasil
In: Gilberto Hochman; Nísia Trindade Lima. (orgs.), Médicos
Intérpretes do Brasil, p. 380-410 (Hucitec Editora,
2015, ISBN 978-85-84040-28-5)
- Ildeu C. Moreira,
A ciência e o carnaval
brasileiro
In: Luisa Massarani (org.), RedPOP: 25 años de popularización de la
ciencia en América Latina, p. 73-94 (RedPoP-UNESCO,
2015, ISBN 978-85-85239-97-8)
2014
Textos integrais
- Antonio Carlos F. Santos
Física - Mecânica
(EAD UNIFACS, 2014, 108 p.)
Capítulos
- Ildeu C. Moreira, L. Massarani, R. Neves
De olho na biodiversidade:
iniciativas do Museu da Vida no ano internacional sobre o
tema
In: M. Chagas, D. Studart, C. Storino (orgs.); Museus,
Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental, p.
177-188 (Espirógrafo Editorial e Associação Brasileira de
Museologia, Rio de Janeiro, 2014, ISBN 978-85-68002-00-1)
2013
Capítulos
- Almir Guedes dos Santos
Proposta de
integração das visitações escolares a museus de ciência às
aulas de Física
In: Pedro Membiela, Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros
(eds.); Retos y
perspectivas en la enseñanza de las ciencias, p.
525-529 (Educación Editora, Ourense-Espanha, 2013, ISBN 97884
15524120)
2012
Textos integrais
- Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.)
Temas para o Ensino de
Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
(Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2, 260 p.)
- Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.)
Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e
Perspectivas (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-61815-02-8, 264 p.)
Capítulos
- Deise M. Vianna, Oneida Enne
Acompanhando a trajetória do Cecierj
In: Regina M. R. Borges, Ana L. Imhoff, G. B. Barcellos
(orgs.); Educação e Cultura
Científica e Tecnológica, p. 185-198. (EdiPUCRS,
Porto Alegre, 2012, ISBN 978-85-397-0244-2)
- Deise M. Vianna
O que aprendi nas escolas
In: Anna Maria P. Carvalho, António F. Cachapuz, Daniel
Gil-Pérez (orgs.); O ensino
das ciências como compromisso científico e social, p.
179-195 (Cortez Editora, São Paulo, 2012, ISBN
978-85-249-1980-0)
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Ampliação do acesso ao ensino superior brasileiro: a opinião
dos coordenadores dos cursos a distância de licenciatura em
Física
In: Carlinda Leite, Miguel Zabalza
(orgs.); Ensino
Superior
- Inovação e Qualidade na Docência, p. 6451-6466
(CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas,
Porto, 2012, ISBN 978-989-8471-05-5)
- Deise M. Vianna
Formação de professores de Física: rumos e desafios
In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann,
Cibelle C. Silva e André F. P. Martins (orgs.); A
pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações
necessárias (2a Edição, Livraria da Física, São
Paulo, 2012, ISBN 978-85-7861-182-8)
- Sandro Soares Fernandes
O dia a dia das unidades de medida
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física
com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade),
p. 17-34 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Vitor Cossich de Holanda Sales
Água de lastro: um problema de hidrostática
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física
com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade),
p. 71-91 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Carlos Frederico Marçal Rodrigues
Irreversibilidade
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física
com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade),
p. 112-134 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Leandro Nascimento Rubino
Efeito estufa
In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física
com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade),
p. 135-154 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-65242-33-2)
- Marta M. Pereira, Vitorvani Soares
Ver TV para aprender Física: análise e exploração didática de
uma reportagem de telejornal
In: Fábio Marques de Souza, Angela Patricia Felipe Gama.
(orgs.); Mídia, Linguagem e
Ensino: Diálogos Transdisciplinares, p. 179-200
(Pedro & João Editores, São Carlos, 2012, ISBN
978-85-7993-109-3)
- A. G. Borba, B. P. Rangê, R. C. Ribas, Marcos da Fonseca
Elia, M. R. Campos, A. P. Lopes
Protocolo cognitivo-comportamental
In: Eliane Mary de Oliveira Falcone, Angela Donato de Oliva,
Cristiane Figueiredo (orgs.); Produções
em
Terapia Cognitivo-comportamental, p. 167-175 (Casapsi
Livraria e Editora, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-8040-137-0)
- Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia
Projeto UCA na CUCA: robótica educacional na
sala de aula
In: Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.); Projeto
Um Computador por Aluno: Pesquisas e Perspectivas, p.
195-205 (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012, ISBN
978-85-61815-02-8)
2011
Capítulos
- Penha M. C. Dias, Teresinha J. Stuchi
Isaac Newton, Robert Hooke and the Mystery of the Orbit
In: D. Krause, A. A. P. Videira (eds.); Brazilian
Studies in History and Phylosophy of Science, p.
77-94 (Boston Studies in the Philosophy of Science, Springer,
2011, ISBN 978-90-481-9421-6)
- Anna Maria P. Carvalho, Roberto Nardi, Deise M. Vianna,
Maria José P. M. Almeida, Laercio Ferraciolli
Pesquisa em Ensino de Física.
In: S. Nogueira, T. Romero (orgs.); Física
2011
- Estado da Arte, desafios e perspectivas para os próximos
cinco anos, p. 115-126 (Chris McHilliard Editora,
2011)
- José R. R. Bernardo, V. H. D. Silva, Deise M. Vianna
A Construção de propostas de ensino em
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas
sociocientíficos
In: W. L. P. Santos, D. Auler (orgs.) CTS
e
educação
científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas,
p. 373-393 (Editora Universidade de Brasilia, Brasília, 2011,
ISBN 978-85-230-1306-6)
2010
Textos integrais
- Susana de Souza Barros e Marcos Elia (orgs.)
Pierre Lucie, professor e
educador de cientistas (Editora UFRJ, 2010, ISBN
978-85-7108-350-9, 294 p.)
Capítulos
- Susana de Souza Barros e Ana Tereza Filipecki
Curriculo e cultura cientifica na sociedade de risco - somos
todos atores?
In: Susana. S. Barros e Marcos Elia (orgs.);
Pierre Lucie, professor e educador de cientistas
(Editora UFRJ, 2010, ISBN 978-85-7108-350-9)
- Deise M. Vianna
A relação entre a pesquisa, a sala de aula e a formação de
professores
In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann,
Cibelle C. Silva e André F. P. Martins (orgs. ); A
pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações
necessárias, p. 85-93 (Sociedade Brasileira de
Física, São Paulo, 2010, ISBN 978-85-89064-17-0)
2009
Capítulos
- Deise M. Vianna
Formação cidadã para nossos alunos - um contexto cultural para
o ensino de Física.
In: André F. P. Martins (org.); Física
ainda
é
cultura?, p. 131-149 (Livraria da Física Editora,
2009, ISBN 9788578610449)
- Deise M. Vianna
A Formação do Professor de
Ciências para o Aluno de Hoje.
In: T. Goldbach, M. P. Friedrich, S. Q. M. Leite (orgs.); Ensino de Ciências:Saberes
Escolares & Saberes Científicos, p.25-31 (Editora
CEFETEQ, 2009, ISBN
9788561754044).
- Susana L. de Souza Barros
O Ensino de Física na UFRJ: A Volta do Parafuso
In: T. Kodama (org.); Instituto
de
Física - UFRJ: 45 anos, p.139-154 (Oficina de Livros,
2009, ISBN 9788563243003).
- Fernando de Souza Barros
A Histórioa do Instituto de Física: Uma Visão Pessoal
In: T. Kodama (org.); Instituto
de
Física - UFRJ: 45 anos, p.109-116 (Oficina de Livros,
2009, ISBN 9788563243003).
- Simone C. Cardoso, Carlos E. Aguiar
Novos Desafios: A Graduação em Física Médica e o Mestrado em
Ensino de Física
In: T. Kodama (org.); Instituto
de
Física - UFRJ: 45 anos, p.175-182 (Oficina de Livros,
2009, ISBN 9788563243003).
2008
Textos integrais
- Marta F. Barroso, Lucia H. Pralon
Água e ar: elementos
fundamentais para a vida em nosso planeta (E-LIMC,
2008, 64 p.)
- Marta F. Barroso, Adila Trubat
Seres Vivos no Planeta Terra
(E-LIMC, 2008, 60 p.)
2007-2003
Textos integrais
- Mauro M. Doria, Franciole C. Marinho
Ondas e Bits (Livraria
da
Física, 2006, 135 p.)
- Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
Física 3A - Volume 1
(Fundação CECIERJ, 2005, 190 p.)
- Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
Física 3B - Volume 1
(Fundação CECIERJ, 2005, 190 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida
Introdução às Ciências
Físicas - Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2003)
- Daniela Lazzaro, Marta F. Barroso.
Introdução às Ciências
Físicas - Volume 2: A Evolução das Idéias sobre o Sistema
Solar (Fundação CECIERJ, 2003, 80 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida
Introdução às Ciências
Fìsicas - Volume 4 (Fundação CECIERJ, 2003, 177 p.)
- Maria Antonieta T. Almeida, Susana L. Souza Barros
Introdução às Ciencias
Físicas - Volume 5 (Fundação CECIERJ, 2003, 147 p. )
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física 1 - Volume 1
(Fundação Cecierj, 2003, 206 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física 1 - Volume 2
(Fundação Cecierj, 2003, 279 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física 1 - Volume 3
(Fundação Cecierj, 2003, 228 p.)
- Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
Física 1 - Volume 4
(Fundação Cecierj, 2003, 208 p.)
Capítulos
- G. Gouvêa, C. I. Oliveira, G. Grumbach, M. Mandarino, E.
Belfort, M. F. Barroso
O cenário das práticas
educativas
In: G. Gouvêa, C. I. Oliveira (orgs.); Educação
a distância na formação de professores: viabilidades,
potencialidades e limites, p. 71-78 (Vieira &
Lent, 2006).
- C. E. Aguiar, G. Rubini
Física do Futebol
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas
no Brasil, p. 76-77 (Livraria da Física, 2006)
- A. Villani, D. M. Vianna
Desafios para uma educação
em ciências eficiente
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas
no Brasil, p. 78-79 (Livraria da Física, 2006).
- A. Villani, D. M. Vianna
Tendências da Pesquisa em
Ensino de Física
In: E. W. Hamburger (org.); Ciências
Físicas
no Brasil, p. 80-81 (Livraria da Física, 2006).
- Susana L. de Souza Barros, Maria Laura M. Leite Lopes
A educação na era da
informação: o desafio da alfabetização científica e
matemática para este milênio.
In: M. Pietrocola (org.); Ciência,
filosofia
e história: uma homenagem aos 40 anos de colaboração de
Michel Paty com Brasil (S.Paulo, 2005).
- C. E. Aguiar, F. Laudares
Aquisição de Dados Usando
Logo e a Porta de Jogos
In: N. Studart, A. Zylberstajn (orgs.); Coleção
Explorando
o Ensino - Volume 7: Física - Ensino Médio, p.
140-153 (Ministério da Educação, 2005).
- D. M. Vianna, R. S. Araujo
Buscando elementos na
Internet para uma nova proposta pedagógica
In: A. M. Pessoa de Carvalho (org.); Ensino
de
Ciências - Unindo a pesquisa e a prática, p. 135-151
(Pioneira Thomson Learning, 2004).
- D. M. Vianna
Refletindo sobre a Formação
de Professores de Ciências: Desafios da Contemporaneidade
In: S. E. Selles, M. S. Ferreira (orgs.); Formação
Docente
em Ciências - memórias e práticas, p. 163-171 (EdUFF,
2003).
Livros organizados ou editados
- M. F. Barroso, E. Belfort, M. Mandarino, G. Alves, C. Rigoni
(orgs.)
Reorientação Curricular para
o Ensino Médio (SEE-RJ, 2006, 3 v., 580 p.)
- M. F. Barroso, A. M. Breitschaft, A. C. F. Santos, M. S. O.
Massunaga, T. Silva (orgs.)
Materiais Didáticos: Física
(SEE-RJ, 2006, 127 p.)