Evento em Comemoração do Dia Internacional da Luz
(Org. Student Chapter OPTICA UFRJ)
(Org. Student Chapter OPTICA UFRJ)
![](https://www.if.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/05/diaintluz.png)
Student Chapter OPTICA UFRJ, uma iniciativa dos estudantes do IF, é um grupo cujo objetivo é integrar aqueles que trabalham com ótica no IF e promover atividades relacionadas ao tema. O primeiro evento organizado pelo grupo ocorrerá no dia 16 de maio de 2023 no auditório do LADIF (4º andar) e contará com a seguinte programação:
13h00 – Luiz Davidovich
O intrigante mundo da Luz
Inicialmente desenvolvida por jovens curiosos e apaixonados pela nova física que descobriam, mas sem nenhuma ideia sobre possíveis aplicações, a teoria dos quanta deu origem a tecnologias que revolucionaram nosso cotidiano. O laser, demonstrado pela primeira vez em 16 de maio de 1960, permitiu novas descobertas científicas e um grande número de aplicações: leitores de códigos de barras, cirurgias para catarata, produção de microprocessadores, jogos eletrônicos, DVDs, medição de grandes distâncias, análise da atmosfera, corte e solda de metais na indústria. Por isso mesmo, o dia 16 de maio foi definido pela UNESCO como Dia Internacional da Luz. Nesta palestra, serão discutidas algumas das propriedades mais intrigantes da luz, como a dualidade onda-corpúsculo, bem como o conceito de fóton e o funcionamento de um laser. Serão apresentados exemplos da rápida evolução desse dispositivo e efeitos que têm sido observados em laboratórios ópticos, envolvendo fortes correlações entre pares de fótons — fenômeno chamado de “emaranhamento”.
14h00 – Malena Osório Hor-Meyll
Do clássico ao quântico: uma perspectiva ótica
Neste seminário pretende-se explicar como a partir de uma propriedade bastante simples da luz, comum ao regime clássico e quântico, é possível entender vários conceitos fundamentais da mecânica quântica, incluindo o famoso emaranhamento. A partir deste entendimento, serão discutidos brevemente alguns experimentos de ótica simples que envolvem aspectos dos dois regimes.
15h00 – COFFEE-BREAK
15h30 – Paulo Américo Maia Neto
Pinças ópticas: usando lasers para manipular nano e micro partículas
Irei apresentar os ingredientes físicos básicos das pinças óticas, assim como vídeos curtos apresentando como elas operam. A apresentação é preparada para uma audiência não especialista no campo. A segunda parte apresenta um panorama dos experimentos recentes conduzidos pelo grupo de pinças óticas da UFRJ, incluindo a demonstração de um torque ótico negativo, detecção da posição axial, e a medida de um sinal da força de Casimir na ordem de femtonewton, no intervalo de distância de 200 à 500 nm. Também irei discutir propostas de manipulação ótica enantioseletiva e caracterização de materiais quirais, baseados em um modelo teórico para a força e o torque ótico na presença de quiralidade.